Censo Escolar 2024 mostra leve aumento nas matrículas do ensino médio, mas educação técnica permanece crítica, com apenas 13% de alunos nessa modalidade. O Brasil ainda não cumpriu metas do PNE.
O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 9 de abril, revela que o Brasil ainda não cumpriu totalmente as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, que deveriam ser alcançadas em 2023. No ensino médio, houve um leve aumento nas matrículas na rede pública, passando de 6,69 milhões em 2023 para 6,76 milhões em 2024. A taxa de alunos com idade certa (até 17 anos) também melhorou, subindo de 82% para 87% no mesmo período.
A distorção série-idade, que contribui para a evasão escolar, é um desafio persistente, especialmente a partir do primeiro ano do ensino médio. O modelo de ensino em tempo integral, que oferece mais horas de aula e um currículo adaptável, tem mostrado resultados positivos na aprendizagem e na redução da evasão. Em 2024, 22,9% dos alunos da educação básica na rede pública estavam matriculados nesse modelo, uma alta de 2,3 pontos em relação ao ano anterior, quase atingindo a meta do PNE de 25%.
No entanto, a educação técnica no nível médio continua precária. O PNE estabeleceu que as matrículas na educação profissional deveriam triplicar em dez anos, passando de 1,6 milhão para 4,8 milhões. Em 2024, o total foi de apenas 2,38 milhões, resultando em apenas 13% dos alunos do ensino médio cursando essa modalidade, enquanto a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 44%.
A situação da educação infantil também é preocupante. O PNE previa que 50% das crianças de 0 a 3 anos estivessem em creches, mas em 2024 esse número foi de apenas 38,7%. Na pré-escola, que atende crianças de 4 e 5 anos, houve uma queda de 0,7% nas matrículas em relação a 2023, com uma cobertura de 92,9%, enquanto a meta era a universalização.
Um novo PNE está prestes a ser discutido no Congresso Nacional. Contudo, o censo destaca que estabelecer objetivos sem a implementação adequada e monitoramento contínuo não é suficiente. A educação brasileira ainda enfrenta muitos desafios e não pode se dar ao luxo de desperdiçar mais tempo.
Em um cenário onde a educação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico, iniciativas que promovam melhorias na educação podem fazer a diferença. A união da sociedade civil é essencial para apoiar projetos que visem transformar a realidade educacional do país.
A Saint Paul Escola de Negócios, fundada por José Cláudio Securato, se uniu à EXAME Educação, ampliando seu impacto na educação executiva na América Latina. A integração fortalece a oferta de cursos e a qualidade do ensino.
Senai-PE oferece 1.260 vagas em 23 cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional em Paulista, com inscrições até 25 de junho. A iniciativa visa apoiar pessoas em vulnerabilidade social.
A Câmara dos Deputados votará o projeto de lei 6.461, que cria o Estatuto do Aprendiz, visando aumentar o número de jovens aprendizes de 600 mil para 1,1 milhão. O projeto propõe cotas de contratação, multas por descumprimento e regulamenta o uso de EAD na formação.
A Fundação Cecierj está com inscrições abertas para 5.700 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional a distância, com sorteio em agosto de 2025. As aulas ocorrerão de agosto a dezembro de 2025, oferecendo formação em áreas como marketing digital e ciência de dados.
Censo Escolar 2024 mostra leve aumento nas matrículas do ensino médio, mas educação técnica permanece crítica, com apenas 13% de alunos nessa modalidade. O Brasil ainda não cumpriu metas do PNE.
Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.