Estão abertas as inscrições para a pós-graduação gratuita em Educação Matemática da Faculdade Sesi, voltada a professores da rede estadual de São Paulo e do Sesi-SP, com início em setembro de 2025. O curso, que oferece 360 horas de formação presencial, visa aprimorar metodologias colaborativas e resolver problemas matemáticos, beneficiando a qualidade do ensino. As inscrições vão até 2 de julho e a iniciativa busca formar 26 mil educadores até 2034, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A Faculdade Sesi de Educação anunciou a abertura das inscrições para um curso de pós-graduação gratuito em Educação Matemática, voltado a professores da rede estadual de São Paulo e do Sesi-SP. As aulas terão início em setembro de 2025 e serão oferecidas em cinco cidades: Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de julho, acessando o site da instituição. O curso, denominado Matemática², possui uma carga horária de 360 horas, distribuídas ao longo de aproximadamente 20 meses, e será realizado de forma presencial. O foco é preparar educadores para utilizar metodologias colaborativas e voltadas para a resolução de problemas, aproximando o ensino da matemática da realidade dos alunos.
Além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a especialização oferece vantagens como pontuação na atribuição de aulas e oportunidades de avanço na carreira docente. Professores que se destacarem ao final do curso poderão ser premiados com uma viagem, incentivando ainda mais a participação e o engajamento.
A iniciativa é uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Sedu-SP) e faz parte do programa Sesi Para Todos, que visa a formação de 26 mil professores até 2034. As turmas serão abertas de forma escalonada, ampliando a oferta em todo o estado a cada semestre.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados em 2023, revelam que sete em cada dez jovens brasileiros de 15 anos enfrentam dificuldades para resolver problemas matemáticos simples. Essa realidade reforça a importância de investir na formação continuada dos professores, que desempenham um papel crucial na superação dessa defasagem no aprendizado.
Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união em torno da educação pode transformar a realidade de muitos estudantes. A formação de professores capacitados é um passo essencial para garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

A Academia da Cerveja, em parceria com a Abrasel e a Catho, oferece cinco mil bolsas para o curso gratuito "Bora Formar: Garçons", com inscrições até 15 de agosto. A capacitação é online e visa aprimorar profissionais do setor.

Celina Leão inaugura pavimentação em Ceilândia, melhorando acesso ao CED Incra 9. A governadora em exercício Celina Leão investiu R$ 2,3 milhões na pavimentação que facilita o transporte escolar e assinou ordens para mais obras em áreas rurais.

A Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia homenageou mais de dois mil estudantes aprovados no ensino superior. A cerimônia, realizada em 10 de agosto, destacou a importância do apoio educacional e a determinação dos alunos, especialmente em cursos como medicina e odontologia. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e a diretora do CED Incra 8, Solange da Cunha, ressaltaram o papel fundamental dos educadores e a superação dos desafios enfrentados pelos jovens da região.

A Fiocruz abriu inscrições para a segunda turma do Programa VigiFronteiras-Brasil, com 75 vagas para mestrado e doutorado, priorizando ações afirmativas e novos locais de aulas. O programa visa fortalecer a vigilância em saúde nas fronteiras do Brasil e países vizinhos, com início das aulas previsto para janeiro de 2026.

A Prefeitura de São Paulo convocou 25 diretores de escolas para um curso de formação devido a resultados insatisfatórios no Ideb, gerando polêmica sobre a responsabilidade dos gestores. A medida, vista como punição, levanta questões sobre a falta de apoio e transparência na gestão educacional.

O novo marco regulatório do MEC exige 50% do currículo de formação de professores presencial, gerando debates sobre a qualidade do ensino EAD, que já representa 87% das vagas em licenciaturas. Especialistas alertam para a necessidade de experiências práticas.