Educação

Genética mendeliana: como o ensino inadequado pode alimentar crenças de determinismo e racismo

Pesquisas recentes indicam que um ensino mais abrangente da genética pode combater crenças em determinismo genético, racismo e eugenia. A abordagem tradicional, focada em genes isolados, é insuficiente.

Atualizado em
July 21, 2025
Clock Icon
3
min
A cor dos olhos sofre influência de mais de um gene — Foto: Freepik

A genética mendeliana, que simplifica a herança de características a um único gene, é frequentemente ensinada nas escolas, levando a equívocos sobre a hereditariedade. Um exemplo comum é a crença de que uma criança com olhos castanhos não pode ser filha de pais com olhos claros. Essa ideia deriva da visão simplificada de que a cor dos olhos é determinada por um único gene, o que não corresponde à realidade, já que a maioria das características humanas é influenciada por múltiplos genes.

Pesquisas recentes indicam que um ensino mais abrangente da genética, que inclui a diversidade genética entre populações, pode ajudar a combater crenças em determinismo genético. Esse determinismo sugere que características como inteligência e comportamento são fixas e inatas, o que é uma visão enganosa. Estudos mostram que essa perspectiva pode levar a ideias prejudiciais, como racismo e eugenia, que desconsideram a complexidade da herança genética.

Uma pesquisa avaliou o conhecimento básico de genética e a crença em determinismo genético entre os participantes. Os resultados revelaram que quanto maior o entendimento sobre genética, menor a aceitação de ideias relacionadas ao essencialismo genético e à dominação social. Exemplos de afirmações utilizadas na pesquisa incluíam crenças sobre a origem genética de comportamentos e a necessidade de controle reprodutivo sobre indivíduos considerados indesejáveis.

Experimentos controlados com crianças e adolescentes mostraram que a forma como a genética é ensinada impacta diretamente as crenças dos alunos. Nos grupos onde a genética era abordada de maneira tradicional, as crenças deterministas eram mais prevalentes. Em contrapartida, grupos que estudaram a diversidade genética entre populações apresentaram uma redução significativa nessas crenças.

Os pesquisadores concluíram que uma intervenção simples, com apenas cinco aulas sobre a diversidade genética, pode ser eficaz. Essa abordagem destaca que a variação genética é maior entre indivíduos do mesmo continente do que entre continentes diferentes, desafiando a noção de que características são fixas e determinadas por um único gene.

Embora a genética mendeliana deva ser ensinada nas escolas, é crucial que seja apresentada dentro de um contexto mais amplo. A compreensão correta da hereditariedade pode ajudar a combater ideias nocivas e promover uma visão mais inclusiva da diversidade humana. Nessa situação, nossa união pode ajudar a disseminar informações corretas e promover a educação sobre genética, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Leia mais

Mais de 19 milhões de trabalhadores informais no Brasil não contribuem para a Previdência e ficam sem aposentadoria
Educação
Clock Icon
3
min
Mais de 19 milhões de trabalhadores informais no Brasil não contribuem para a Previdência e ficam sem aposentadoria
News Card

Estudo revela que 19,5 milhões de autônomos e informais no Brasil não contribuem para a Previdência, perdendo acesso à aposentadoria e benefícios do INSS. Especialistas alertam sobre a importância da contribuição e da documentação da união estável.

Instituto Serrapilheira lança edital para financiar podcasts de ciência com foco em vozes negras e indígenas
Educação
Clock Icon
3
min
Instituto Serrapilheira lança edital para financiar podcasts de ciência com foco em vozes negras e indígenas
News Card

Instituto Serrapilheira lança edital para financiar podcasts de ciência liderados por pessoas negras e indígenas, com inscrições até 30 de maio e até R$ 55 mil em apoio.

Ministério da Educação enfrenta crise na aquisição de livros didáticos para escolas públicas em 2025
Educação
Clock Icon
3
min
Ministério da Educação enfrenta crise na aquisição de livros didáticos para escolas públicas em 2025
News Card

O Ministério da Educação enfrenta sérios atrasos na aquisição de livros didáticos, com apenas 23 milhões de 59 milhões encomendados para o ensino fundamental e um orçamento insuficiente de R$ 2,04 bilhões.

Câmara aprova projeto que proíbe ciclos nas escolas, mas evidências mostram avanços na aprendizagem
Educação
Clock Icon
4
min
Câmara aprova projeto que proíbe ciclos nas escolas, mas evidências mostram avanços na aprendizagem
News Card

A comissão de Educação da Câmara aprovou um projeto que proíbe a organização em ciclos nas escolas, gerando polêmica sobre a qualidade do ensino, apesar de evidências que mostram sua eficácia.

MEC lança programa 'Na Ponta do Lápis' para promover educação financeira em escolas públicas
Educação
Clock Icon
3
min
MEC lança programa 'Na Ponta do Lápis' para promover educação financeira em escolas públicas
News Card

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa "Na Ponta do Lápis", que visa promover educação financeira e fiscal para alunos do ensino fundamental e médio, especialmente os do programa Pé-de-Meia. A iniciativa inclui capacitação contínua para educadores e busca fortalecer a autonomia e cidadania crítica dos estudantes.

Cenário da educação matemática no Brasil é alarmante e exige soluções urgentes para o futuro dos estudantes
Educação
Clock Icon
3
min
Cenário da educação matemática no Brasil é alarmante e exige soluções urgentes para o futuro dos estudantes
News Card

O podcast "Pra Falar de Educação" aborda a alarmante situação da aprendizagem de matemática no Brasil, destacando a incapacidade de muitos estudantes em resolver problemas simples. A série, produzida pelo Estúdio Folha e Sesi-São Paulo, busca discutir soluções para reverter esse quadro crítico, que compromete o futuro profissional e cotidiano dos jovens.