O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 11 cidades brasileiras, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. As prefeituras podem solicitar ajuda para fornecer alimentos e kits de higiene.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, declarou, no dia 28 de abril, situação de emergência em 11 cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. As portarias que reconhecem essa situação foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Os municípios de Moreilândia (Pernambuco), Pedro Avelino (Rio Grande do Norte) e várias cidades do Rio Grande do Sul enfrentam períodos de estiagem, enquanto Uruará (Pará) e São Vicente do Sul (Rio Grande do Sul) foram impactados por chuvas intensas e vendavais, respectivamente.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas cidades podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Esses recursos são destinados a fornecer cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. A situação é crítica e a necessidade de apoio é urgente para garantir a segurança e o bem-estar das populações afetadas.
Os municípios que se encontram em situação de emergência devem fazer a solicitação de recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as propostas enviadas e, após a aprovação, publicará uma portaria no DOU com o valor a ser liberado. Essa agilidade é fundamental para que as cidades possam atender às demandas emergenciais de forma eficaz.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo que as cidades estejam preparadas para enfrentar desastres e minimizar os impactos sobre a população.
É importante ressaltar que a solidariedade da sociedade civil é essencial neste momento. As comunidades afetadas precisam de apoio para se reerguerem e reconstruírem suas vidas. A mobilização de recursos e a criação de iniciativas que promovam a ajuda a essas cidades são fundamentais para a recuperação das vítimas e para a restauração da normalidade.
Nossa união pode fazer a diferença na vida das pessoas que enfrentam essas adversidades. Projetos que visam apoiar as vítimas e promover a solidariedade devem ser incentivados, pois podem trazer alívio e esperança para aqueles que mais precisam neste momento difícil.

- O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) teve 14 atendimentos graves em 2025. - Não houve vítimas por arma de fogo durante o Carnaval de 2025, um avanço. - Em 2024, o HBDF registrou 17 pacientes graves e 12 com lesões por armas. - Medidas de segurança e campanhas educativas impactaram positivamente os foliões. - Quatro cirurgias de emergência foram realizadas, incluindo um caso grave de atropelamento.

Fortes chuvas em Ubatuba, SP, causaram alagamentos e deixaram 19 pessoas ilhadas. Abrigo foi montado e mais chuvas são esperadas, com atenção redobrada nas áreas de risco.

Ministro Waldez Góes se reuniu com o governador da Bahia e prefeitos para discutir ações contra a seca que afeta 63 municípios, incluindo intensificação de carro-pipa e construção de barragens.
Angra dos Reis enfrenta severo temporal com 270 mm de chuva, resultando em alagamentos e deslizamentos. Defesa Civil emite 24 alertas e evacua 112 pessoas. Estado de emergência decretado.

- Incêndio na fábrica Maximus em Ramos deixou várias vítimas e danos severos. - Nove pessoas estão em estado grave devido a queimaduras e inalação de fumaça. - Perícia investiga possível furto de energia elétrica no local do incêndio. - Liga RJ decidiu que algumas escolas de samba afetadas desfilarão fora de competição. - Funcionários presos no incêndio geraram cenas dramáticas de socorro nas janelas.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para assistência. A cidade se junta a outras 54 em situação semelhante, com a prefeitura agora apta a solicitar ajuda para ações de defesa civil, como distribuição de alimentos e kits de higiene.