Ministério da Integração reconhece emergência em três cidades da Bahia devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, no dia 11 de abril, a situação de emergência nas cidades baianas de América Dourada, Caetanos e Lajedinho, devido à estiagem. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que as prefeituras dessas localidades solicitem recursos federais para assistência.
Com a declaração de emergência, as prefeituras podem agora requisitar apoio do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. A Bahia já conta com 83 reconhecimentos vigentes, sendo 63 relacionados à estiagem e 18 a chuvas intensas.
Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR. Para isso, a solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica uma portaria no DOU com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam qualificar os profissionais de proteção e defesa civil nas três esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficiente em situações de emergência.
As recentes declarações de emergência refletem a gravidade da situação enfrentada na Bahia, onde a combinação de estiagens e chuvas intensas tem causado sérios impactos nas comunidades. A mobilização de recursos é essencial para mitigar os efeitos desses desastres e apoiar as populações afetadas.
Nesta conjuntura, a solidariedade da sociedade civil é fundamental. A união em torno de iniciativas que visem ajudar as vítimas pode fazer uma diferença significativa na recuperação e no fortalecimento das comunidades atingidas. O apoio a projetos sociais e culturais pode ser uma forma eficaz de contribuir para a superação desses desafios.

Modelo autônomo de VANTs da Escola Politécnica da USP melhora busca de vítimas em desastres, reduzindo riscos em 66% e minimizando a necessidade de controle humano.

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em 17 cidades por desastres naturais. Prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Ministério reconhece emergência em Manicoré por inundações, liberando recursos federais. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em Manicoré, Amazonas, devido a inundações, permitindo à prefeitura solicitar apoio financeiro para ações de defesa civil. O estado já possui quatro reconhecimentos vigentes, incluindo dois por inundações.

Frente fria traz chuvas intensas ao Sul e Sudeste do Brasil, com alerta vermelho para o Vale do Paraíba e Costa Verde, acumulando até 350 mm. Defesa Civil ativa gabinete de crise.
Fortes chuvas em São Paulo causaram desabamento em Mauá e alagamentos em Santo André e São Bernardo. Defesa Civil emitiu alerta severo e trens da CPTM estão paralisados.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em 21 cidades devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para apoio humanitário.