Ministério da Integração reconhece emergência em Agrolândia e Planalto Alegre, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil após desastres naturais.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência nas cidades de Agrolândia e Planalto Alegre, em Santa Catarina. Agrolândia foi afetada por enxurradas, enquanto Planalto Alegre enfrenta problemas devido à estiagem. A portaria que formaliza esses reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União.
Com o reconhecimento, as prefeituras dessas cidades podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Esses recursos são destinados a diversas necessidades, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
Atualmente, Santa Catarina possui trinta reconhecimentos de emergência vigentes. Desses, vinte e um são relacionados a chuvas intensas, três a quedas de granizo, três a enxurradas, dois a estiagem e um a vendaval. Essa situação evidencia a gravidade dos desastres naturais que têm afetado a região.
As cidades que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública devem encaminhar suas solicitações ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as propostas e, após aprovação, publica uma portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo, promovendo uma resposta mais eficaz a desastres.
Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades. Projetos que visam apoiar as vítimas e promover a recuperação das comunidades afetadas são essenciais e devem ser incentivados por todos nós.

Após fortes chuvas em Petrópolis, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitou a cidade para articular ajuda humanitária e restabelecimento. A Defesa Civil Nacional mobilizou recursos para atender as comunidades afetadas, com foco em ações imediatas e apoio técnico.

Ministério da Integração reconhece emergência em Santa Helena de Minas devido a chuvas intensas, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil.

- O incêndio na fábrica Maximus deixou oito das dez vítimas em estado grave. - Vítimas foram hospitalizadas em várias unidades, com queimaduras e inalação. - Funcionários estavam dormindo no local, resultando em cenas dramáticas de socorro. - Fábrica produzia fantasias para escolas de samba, impactando o carnaval carioca. - Liga RJ decidiu que algumas escolas desfilarão hors-concours devido ao incidente.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em 15 cidades da Bahia devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos para defesa civil. As prefeituras podem solicitar apoio para ações emergenciais.

Alagamentos e desabamentos marcam a Grande São Paulo, com Defesa Civil e CPTM em ação. Chuva intensa causa interrupções e riscos em diversas áreas da região.

- O Distrito Federal enfrenta calor intenso, com temperaturas entre 33°C e 34°C. - Previsão indica chuvas isoladas, mas sem alerta para temporais nesta data. - Recentes temporais causaram danos em Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas. - Defesa Civil recomenda cuidados durante chuvas, como evitar equipamentos elétricos. - Ciclone extratropical aumenta chances de chuvas fortes nos próximos dias.