O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Casserengue e Igaracy, permitindo acesso a recursos federais para combater a estiagem. A Paraíba já possui 119 reconhecimentos vigentes.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (29), a situação de emergência nas cidades de Casserengue e Igaracy, na Paraíba, devido à estiagem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e permite que as prefeituras dessas localidades solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Com a nova portaria, as prefeituras poderão requisitar apoio do Governo Federal para a compra de itens essenciais, como cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene. A Paraíba já conta com 119 reconhecimentos vigentes, sendo 116 relacionados à estiagem, dois por enxurradas e um por inundações.
Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR. O processo deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde as prefeituras enviam planos de trabalho que serão avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.
Após a análise, se as metas e valores solicitados forem aprovados, uma nova portaria será publicada no DOU, especificando o montante a ser liberado. Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, visando melhorar a gestão de recursos em situações de emergência.
É importante ressaltar que a estiagem tem impactado severamente a população da Paraíba, e a mobilização para a obtenção de recursos é fundamental para mitigar os efeitos dessa crise. A união da sociedade civil pode ser decisiva para apoiar as iniciativas que visam ajudar as comunidades afetadas.
Nessa situação, a solidariedade e o engajamento da população são essenciais para garantir que as necessidades básicas dos afetados sejam atendidas. Projetos que visem arrecadar fundos para ajudar as vítimas da estiagem podem fazer uma diferença significativa na vida dessas pessoas.

- O incêndio na fábrica Maximus deixou oito das dez vítimas em estado grave. - Vítimas foram hospitalizadas em várias unidades, com queimaduras e inalação. - Funcionários estavam dormindo no local, resultando em cenas dramáticas de socorro. - Fábrica produzia fantasias para escolas de samba, impactando o carnaval carioca. - Liga RJ decidiu que algumas escolas desfilarão hors-concours devido ao incidente.

Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu ações individuais contra Porto Alegre por enchentes, aceitando ação coletiva do MPRS que pede R$ 50 milhões em indenizações.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em seis cidades devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para defesa civil. As cidades afetadas são Caetité e Guajeru (BA), Casserengue e Igaracy (PB), Novo Campo (RS) e Irauçuba (CE). As prefeituras podem agora solicitar apoio para ações emergenciais.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 21 cidades brasileiras devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais. Municípios da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Amazonas e Minas Gerais foram afetados por estiagens e chuvas intensas. As prefeituras podem agora solicitar apoio para ações de defesa civil, como distribuição de alimentos e kits de higiene.

Ministério da Integração reconhece emergência em Itaueira, Piauí, devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O estado já tem 82 reconhecimentos vigentes.

Ministério reconhece emergência em Barreirinha e Carauari, Amazonas, por chuvas e erosão. Prefeituras podem solicitar recursos federais para assistência.