Ministério reconhece emergência em Barreirinha e Carauari, Amazonas, por chuvas e erosão. Prefeituras podem solicitar recursos federais para assistência.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, no dia 22 de abril, a situação de emergência nas cidades de Barreirinha e Carauari, no Amazonas. Barreirinha foi severamente afetada por chuvas intensas, enquanto Carauari enfrenta problemas de erosão de margem fluvial. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com esse reconhecimento, as prefeituras de Barreirinha e Carauari podem agora solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Esses recursos são destinados a iniciativas como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
Atualmente, o Amazonas possui seis reconhecimentos de emergência vigentes, sendo três relacionados a inundações, dois a chuvas intensas e um a erosão de margem fluvial. Essa situação evidencia a necessidade contínua de apoio e recursos para enfrentar desastres naturais na região.
Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública devem fazer a solicitação de recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as propostas e, após aprovação, publica uma portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, fortalecendo a resposta a desastres.
Neste contexto, a solidariedade da sociedade civil é fundamental. Vítimas das chuvas e da erosão podem precisar de apoio para a recuperação e reconstrução de suas vidas. Projetos que visam ajudar essas comunidades devem ser incentivados, promovendo a união em prol dos menos favorecidos e contribuindo para a resiliência da região.

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em 17 cidades por desastres naturais. Prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Uma forte massa de ar polar deve provocar queda acentuada nas temperaturas em São Paulo, com mínimas de 7°C na sexta-feira (30). O Inmet emitiu alerta de "perigo" e a Defesa Civil ativará o Abrigo Solidário.

- Incêndio em fábrica de fantasias no Rio deixou 21 resgatados, 10 graves. - Corpo de Bombeiros mobilizou 90 homens e 30 viaturas para combate. - Liga RJ convocará Assembleia para discutir impactos no carnaval. - Maximus Confecções, afetada, fornece fantasias para escolas de samba. - Perícia da Polícia Civil investigará causas do incêndio devastador.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em cinco cidades do Amazonas devido a inundações, permitindo acesso a recursos federais para ajuda humanitária. As prefeituras podem solicitar apoio para ações de defesa civil, como distribuição de alimentos e kits de limpeza. O estado já possui 27 reconhecimentos vigentes, a maioria por inundações.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Casserengue e Igaracy, permitindo acesso a recursos federais para combater a estiagem. A Paraíba já possui 119 reconhecimentos vigentes.

- Incêndio em fábrica de fantasias em Ramos, RJ, deixou várias vítimas e feridos. - Wesley da Cruz, 27 anos, foi resgatado após momentos de desespero e fumaça. - 21 pessoas foram salvas; 10 vítimas estão em estado grave em hospitais. - Bombeiros mobilizaram 90 homens e 30 viaturas para o resgate e controle do fogo. - Wesley, aderecista dedicado, estava em contato constante com sua mãe antes do incêndio.