Uma forte massa de ar polar deve provocar queda acentuada nas temperaturas em São Paulo, com mínimas de 7°C na sexta-feira (30). O Inmet emitiu alerta de "perigo" e a Defesa Civil ativará o Abrigo Solidário.

Uma forte massa de ar polar está prevista para chegar a São Paulo a partir da madrugada desta quinta-feira, 29 de maio. As temperaturas devem cair significativamente, com mínimas esperadas de até 7°C na sexta-feira, 30 de maio, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Inmet emitiu um alerta de "perigo" devido à possibilidade de queda de até 5°C, válido entre quinta e sexta-feira.
Com a chegada dessa massa de ar polar, a capital paulista enfrentará um dia de temperaturas baixas, não ultrapassando os 19°C na quinta-feira. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo prevê que a madrugada de sexta-feira pode registrar a menor temperatura do ano, com a possibilidade de chuviscos e céu encoberto.
Na manhã de sexta-feira, as nuvens devem diminuir, permitindo a aparição do sol, mas os ventos constantes poderão manter a sensação térmica baixa ao longo do dia. A Defesa Civil de São Paulo, em resposta a essa situação, ativará o Abrigo Solidário, em colaboração com diversas secretarias, para oferecer suporte à população vulnerável.
O abrigo funcionará na estação Pedro II da Linha 3-Vermelha do Metrô, a partir das 19h de quinta-feira, e estará disponível diariamente até domingo, 1º de junho, das 19h às 8h. Essa iniciativa visa garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que podem ser afetadas pelas baixas temperaturas.
Além disso, a mobilização da sociedade civil é essencial nesse momento. A união de esforços pode fazer a diferença para aqueles que enfrentam dificuldades em situações de frio intenso. A colaboração entre cidadãos e organizações pode proporcionar recursos e apoio para os mais necessitados.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a enfrentar os desafios impostos pelo frio. Projetos que visam oferecer abrigo e assistência a quem precisa devem ser estimulados pela comunidade, garantindo que todos tenham um lugar seguro para se aquecer e se proteger.

O delegado Mario Jorge Ribeiro de Andrade intimará o suposto proprietário do prédio que desabou em março, resultando na morte de um homem. A investigação busca esclarecer a responsabilidade pelo incidente.

Ministério da Integração libera R$ 4,1 milhões para Angra dos Reis após chuvas intensas no Rio de Janeiro, com apoio da Defesa Civil Nacional para ações emergenciais.

Petrópolis enfrenta situação de emergência após chuvas intensas que superaram 300 mm em 24 horas, resultando em mais de 90 chamados de emergência e danos significativos.

Defesa Civil Alerta é finalista em prêmio de inovação digital e será expandido para o Nordeste, aumentando a proteção contra desastres naturais no Brasil.

Um motociclista de 25 anos foi hospitalizado em estado grave após um acidente com um carro em Ceilândia, apresentando traumatismo cranioencefálico e fraturas. O motorista do carro saiu ileso.

- Incêndio na fábrica Maximus em Ramos deixou várias vítimas e danos severos. - Nove pessoas estão em estado grave devido a queimaduras e inalação de fumaça. - Perícia investiga possível furto de energia elétrica no local do incêndio. - Liga RJ decidiu que algumas escolas de samba afetadas desfilarão fora de competição. - Funcionários presos no incêndio geraram cenas dramáticas de socorro nas janelas.