Cavalo é arrastado por enchente em Angra dos Reis, que enfrenta situação de emergência com 346 desalojados. Prefeitura arrecada donativos para as vítimas das fortes chuvas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um cavalo sendo arrastado pela enchente em Angra dos Reis (RJ) na manhã deste sábado (5). O animal, coberto pela água até o pescoço, tenta atravessar uma rua alagada, mas a correnteza o puxa para o sentido contrário. A gravação foi feita no bairro Parque Mambucaba, uma das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada deste sábado.
Segundo informações da prefeitura, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não foram acionados para o resgate do cavalo, e não há informações sobre seu paradeiro. Além do cavalo, uma vaca também foi vista caminhando na enchente na mesma localidade, sem que qualquer órgão fosse chamado para salvá-la.
Em um boletim divulgado pela prefeitura, foi informado que 346 pessoas estão desalojadas devido aos alagamentos. O volume de chuva acumulado nas últimas 48 horas chegou a 357 milímetros, o que representa o dobro do que normalmente chove em abril. Todos os desalojados foram encaminhados para um dos quatro abrigos disponibilizados pela prefeitura.
Equipes da Defesa Civil estão nas ruas desde o início da manhã, auxiliando nas ocorrências e vistoriando áreas de risco. Alertas extremos sobre deslizamentos foram enviados por SMS para diversos bairros, e sirenes de alerta foram acionadas em 42 localidades da cidade. A população em situação de risco deve se dirigir imediatamente aos pontos de apoio disponibilizados.
A prefeitura de Angra dos Reis decretou situação de emergência na tarde deste sábado, o que permite o acesso a recursos estaduais e federais, além de facilitar a realização de compras emergenciais e a convocação de voluntários. A cidade enfrenta uma grave crise devido às chuvas intensas, e a solidariedade da população é fundamental neste momento.
Atualmente, a prefeitura está arrecadando donativos para as famílias afetadas, incluindo alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e ração para animais. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na recuperação das vítimas e na reconstrução das áreas afetadas. Cada contribuição é um passo importante para ajudar aqueles que mais precisam neste momento difícil.
Previsão de chuvas intensas no Rio de Janeiro a partir de sexta-feira pode causar enchentes e ventos fortes, com acumulados de até 350 mm na Serra Fluminense. A população deve se preparar.
Centro de Operações Rio (COR) implementa a Inteligência Artificial Cora para otimizar análise de dados de trânsito e emergências, visando eficiência e agilidade nas respostas.
- Incêndio na fábrica Maximus deixou 21 feridos, 13 internados em estado grave. - Local não possuía licença do Corpo de Bombeiros e tinha segurança inadequada. - Funcionários, muitos dormindo no trabalho, enfrentaram condições precárias. - MPT investiga a situação dos trabalhadores e possíveis irregularidades. - Maximus está com situação cadastral irregular na Receita Federal desde outubro.
Um ônibus que transportava crianças e jovens para uma cerimônia de Crisma caiu de uma ponte em Nossa Senhora das Dores (SE), resultando na morte de duas pessoas, uma delas uma criança. As equipes de resgate estão no local.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Cachoeiras de Macacu, permitindo à prefeitura solicitar recursos federais para ações de defesa civil. A cidade, afetada por chuvas intensas, agora pode adquirir itens essenciais como alimentos e kits de limpeza.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em Nazarezinho, Ouro Velho e Santana dos Garrotes, permitindo acesso a recursos federais para combate à estiagem.