Ministro Waldez Góes se reuniu com o governador da Bahia e prefeitos para discutir ações contra a seca que afeta 63 municípios, incluindo intensificação de carro-pipa e construção de barragens.

Com a seca severa que atinge a Bahia, 63 municípios estão em situação de emergência. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues e prefeitos de diversas cidades para discutir estratégias de enfrentamento à crise hídrica. O encontro, realizado em Brasília no dia 9 de abril, focou em ações emergenciais e estruturantes para garantir a segurança hídrica da população.
A reunião contou com a participação de representantes de vários ministérios, incluindo Casa Civil, Cidades e Agricultura. Foram abordadas medidas imediatas, como a intensificação da operação carro-pipa, distribuição de cestas básicas e milho para alimentação animal. Também foram discutidas ações de médio e longo prazo, como a construção de barragens e adutoras.
Waldez Góes reafirmou o compromisso do governo federal com a Bahia, destacando a importância de não apenas oferecer assistência humanitária, mas também implementar projetos estruturantes. O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a gravidade da situação, mencionando os prejuízos no abastecimento de água e na agropecuária, e agradeceu ao governo federal pela disposição em ajudar.
Com a situação crítica, alguns municípios já são considerados áridos. Estima-se que, em breve, mais de 150 cidades possam estar em emergência. Prefeitos relataram a urgência de medidas combinadas, como a necessidade de milho e máquinas para limpeza de aguadas, além de projetos de adutoras.
O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou a importância de avançar em obras permanentes para garantir a segurança hídrica no futuro. A operação carro-pipa continua sendo um dos principais mecanismos de apoio do governo federal, e os gestores locais devem solicitar o serviço por meio do sistema apropriado.
A reunião foi marcada por um clima de cooperação e urgência, com a certeza de que a união entre os entes federativos pode fazer a diferença. Em momentos como este, a solidariedade da sociedade civil é fundamental para apoiar as comunidades afetadas e promover soluções que garantam a dignidade e a resiliência das pessoas impactadas pela seca.

Minas Gerais e Belo Horizonte enfrentam uma crise de saúde pública com o aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave, superando 27 mil casos em 2025. A situação é alarmante.

Ministério reconhece emergência em Barreirinha e Carauari, Amazonas, por chuvas e erosão. Prefeituras podem solicitar recursos federais para assistência.

Um acidente em Taguatinga deixou um idoso de 68 anos ferido e uma criança de oito anos necessitando de atendimento médico. O VW Voyage do idoso tombou após colidir com uma Fiat Strada. O resgate foi realizado pelos bombeiros.

Aumento de afogamentos no Lago Paranoá preocupa autoridades. O Corpo de Bombeiros intensificou a vigilância após seis incidentes e três mortes em abril, mas um novo afogamento ocorreu em maio.

- Um avião King Air F90 caiu em São Paulo, atingindo um ônibus e causando explosão. - O acidente feriu dez pessoas; duas vítimas fatais foram identificadas. - Antônio Eduardo, passageiro do ônibus, perdeu dentes e enfrenta dores severas. - Investigação policial apura homicídio e lesão corporal por possível negligência. - O advogado Márcio Carpena e o piloto Gustavo Medeiros eram as vítimas fatais.

Angra dos Reis enfrenta uma grave crise após tempestade, com 346 desabrigados e emergência decretada. A prefeitura solicita doações para atender os afetados.