Ministério da Integração reconhece emergência em Itaueira, Piauí, devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O estado já tem 82 reconhecimentos vigentes.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, em 2 de abril de 2025, a situação de emergência na cidade de Itaueira, no Piauí, devido à estiagem. A portaria que formaliza essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com esse reconhecimento, a prefeitura pode agora solicitar recursos federais para implementar ações de defesa civil.
Os recursos poderão ser utilizados para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. Este reconhecimento é parte de um contexto mais amplo, onde o Piauí já conta com 82 reconhecimentos de emergência, sendo 67 relacionados à seca, 12 à estiagem e três a chuvas intensas.
Os municípios que recebem esse reconhecimento têm a possibilidade de solicitar apoio financeiro ao MIDR para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as propostas e libera os valores necessários por meio de uma nova portaria no DOU.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficiente em situações de emergência.
A situação em Itaueira é um reflexo da crise hídrica que afeta diversas regiões do Piauí, exigindo uma mobilização conjunta da sociedade civil e do governo para mitigar os impactos da estiagem. A necessidade de apoio é urgente, e a colaboração da população pode fazer a diferença na vida de muitos que enfrentam dificuldades nesse momento.
Nossa união pode ser fundamental para ajudar aqueles que estão sofrendo com os efeitos da seca. Projetos que visam apoiar as vítimas dessa situação devem ser incentivados, promovendo a solidariedade e a esperança em tempos difíceis.

Duas pessoas, Alessandra de Souza e Moisés, perderam a vida em um atropelamento na Avenida Brasil, após saírem de uma festa. O motorista perdeu o controle e colidiu com outro veículo. Justiça é exigida pela família.

Um grave acidente na BR-280, em Santa Catarina, resultou em pelo menos dois mortos e doze feridos, envolvendo uma carreta, um micro-ônibus e um carro. O micro-ônibus, da Prefeitura de Balneário Rincão, transportava um grupo de dança. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Após fortes chuvas em Petrópolis, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitou a cidade para articular ajuda humanitária e restabelecimento. A Defesa Civil Nacional mobilizou recursos para atender as comunidades afetadas, com foco em ações imediatas e apoio técnico.
Angra dos Reis enfrenta severo temporal com 270 mm de chuva, resultando em alagamentos e deslizamentos. Defesa Civil emite 24 alertas e evacua 112 pessoas. Estado de emergência decretado.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em quatro cidades, permitindo acesso a recursos para defesa civil após desastres naturais.

Um acidente na DF-001 deixou uma mulher presa às ferragens de um carro tombado. Ela foi resgatada com dores, mas estável. Outros motoristas não se feriram e a via foi parcialmente interditada.