Ministério da Integração reconhece emergência em Itaueira, Piauí, devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O estado já tem 82 reconhecimentos vigentes.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, em 2 de abril de 2025, a situação de emergência na cidade de Itaueira, no Piauí, devido à estiagem. A portaria que formaliza essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com esse reconhecimento, a prefeitura pode agora solicitar recursos federais para implementar ações de defesa civil.
Os recursos poderão ser utilizados para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. Este reconhecimento é parte de um contexto mais amplo, onde o Piauí já conta com 82 reconhecimentos de emergência, sendo 67 relacionados à seca, 12 à estiagem e três a chuvas intensas.
Os municípios que recebem esse reconhecimento têm a possibilidade de solicitar apoio financeiro ao MIDR para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as propostas e libera os valores necessários por meio de uma nova portaria no DOU.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficiente em situações de emergência.
A situação em Itaueira é um reflexo da crise hídrica que afeta diversas regiões do Piauí, exigindo uma mobilização conjunta da sociedade civil e do governo para mitigar os impactos da estiagem. A necessidade de apoio é urgente, e a colaboração da população pode fazer a diferença na vida de muitos que enfrentam dificuldades nesse momento.
Nossa união pode ser fundamental para ajudar aqueles que estão sofrendo com os efeitos da seca. Projetos que visam apoiar as vítimas dessa situação devem ser incentivados, promovendo a solidariedade e a esperança em tempos difíceis.

Uma forte massa de ar polar deve provocar queda acentuada nas temperaturas em São Paulo, com mínimas de 7°C na sexta-feira (30). O Inmet emitiu alerta de "perigo" e a Defesa Civil ativará o Abrigo Solidário.

Fortes chuvas inundaram uma casa na Fercal, a 30 km de Brasília, em 26 de março. A administração regional prestou apoio à família afetada e um vídeo do incidente circula nas redes sociais.

Ministério da Integração reconhece emergência em Humaitá, Amazonas, por inundações, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. Sete reconhecimentos vigentes no estado.

- Incêndio em fábrica de fantasias no Rio deixou 21 resgatados, 10 graves. - Corpo de Bombeiros mobilizou 90 homens e 30 viaturas para combate. - Liga RJ convocará Assembleia para discutir impactos no carnaval. - Maximus Confecções, afetada, fornece fantasias para escolas de samba. - Perícia da Polícia Civil investigará causas do incêndio devastador.

Angra dos Reis enfrenta situação de emergência após chuvas intensas, com 346 desalojados e resgates realizados por moradores. Prefeitura suspendeu atendimentos em saúde.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Irauçuba, Ceará, devido a fortes chuvas, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O estado já possui 37 reconhecimentos vigentes.