O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Irauçuba, Ceará, devido a fortes chuvas, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. O estado já possui 37 reconhecimentos vigentes.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (29), a situação de emergência na cidade de Irauçuba, no Ceará, em decorrência de fortes chuvas. A portaria que formaliza essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com esse reconhecimento, a prefeitura pode agora solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
Os recursos podem ser utilizados para diversas necessidades emergenciais, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. O Ceará já conta com 37 reconhecimentos de emergência, sendo 24 por estiagem, sete por seca, quatro por chuvas intensas, um por enxurradas e um por vendaval.
Para solicitar os recursos, as cidades que possuem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as solicitações com base nos planos de trabalho apresentados pelos municípios.
Após a avaliação, a aprovação dos recursos é formalizada por meio de uma nova portaria publicada no DOU, que especifica o valor a ser liberado. Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, visando melhorar a gestão de desastres nas três esferas de governo.
As capacitações são direcionadas aos agentes de proteção e defesa civil, promovendo uma melhor preparação para enfrentar situações de emergência. A lista completa dos cursos está disponível para consulta, permitindo que os interessados se inscrevam e se qualifiquem para atuar em suas comunidades.
Nessa situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença na recuperação das vítimas e na reconstrução da cidade. Projetos que visem apoiar as ações de defesa civil e ajudar os mais afetados são essenciais para a superação desse momento difícil.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em quatro cidades, permitindo acesso a recursos para defesa civil após desastres naturais.

Chuvas intensas no Rio de Janeiro causaram mais de 600 atendimentos, com 523 pessoas desalojadas e situação de emergência em Angra dos Reis e Petrópolis. Força-tarefa do governo atua na região.
Angra dos Reis enfrenta severo temporal com 270 mm de chuva, resultando em alagamentos e deslizamentos. Defesa Civil emite 24 alertas e evacua 112 pessoas. Estado de emergência decretado.

Ministério da Integração reconhece emergência em 13 cidades do Rio Grande do Sul, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. Situação crítica com 167 emergências vigentes.
Chuvas intensas no Rio de Janeiro causam alagamentos e deixam 193 desalojados em Angra dos Reis. Defesa Civil emite alertas e prefeito pede que cariocas permaneçam em casa.

Mulher desaparece após cair no rio Botas em Belford Roxo durante chuvas intensas. Bombeiros iniciaram buscas, mas ainda não a identificaram. A situação é crítica na região.