Estão abertas as inscrições para o Prêmio Protagonismo Universitário, que premiará cinco estudantes com uma viagem à China e formação em liderança, reconhecendo jovens que impactam suas comunidades. O prêmio, promovido pelo Na Prática, busca valorizar a diversidade de histórias e realidades de universitários de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e visam destacar aqueles que já promovem mudanças significativas, mesmo sem cargos formais.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Protagonismo Universitário, uma iniciativa do Na Prática que premiará cinco estudantes universitários com uma viagem à China e formação em liderança. O prêmio busca reconhecer jovens que estão fazendo a diferença em suas comunidades, tanto dentro quanto fora da faculdade.
Os ganhadores do prêmio terão a oportunidade de participar de atividades culturais, educacionais e de networking na China, ampliando sua visão de mundo e trazendo novas ideias para suas comunidades no Brasil. A viagem inclui todos os custos pagos e os selecionados também receberão um certificado de excelência da EXAME + Na Prática, além de visibilidade na imprensa.
Podem se inscrever estudantes de dezoito a trinta e quatro anos, matriculados em instituições de ensino superior no Brasil. O prêmio é voltado para aqueles que já demonstraram iniciativa e responsabilidade em criar mudanças reais, mesmo sem cargos formais. A inscrição é gratuita e pode ser um divisor de águas na vida dos indicados.
O Prêmio Protagonismo Universitário é o primeiro reconhecimento nacional com foco regional, contemplando um jovem de cada região do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essa diversidade é fundamental para valorizar diferentes histórias e realidades de jovens que impactam positivamente o país.
Grandes empresas como BTG Pactual, Grupo Boticário e Suzano apoiam a iniciativa, que visa incentivar a educação e o empreendedorismo entre os jovens. “Queremos que os jovens se tornem mais empreendedores e inovadores”, afirma o executivo Spaggiari, destacando a importância de valorizar as futuras lideranças que transformarão o Brasil.
Essa é uma oportunidade única para que jovens de alto impacto sejam reconhecidos e valorizados. A união da sociedade civil pode ser crucial para apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento e a transformação social. Juntos, podemos fazer a diferença e ajudar a iluminar o caminho de quem já está fazendo a mudança acontecer.
Escolas do DF celebram o Dia do Campo com eventos que valorizam a educação rural. A iniciativa, que ocorreu em 16 de abril de 2025, envolveu 22 escolas e destacou a importância da comunidade rural na formação dos alunos.
Jovem do projeto Meninas em Ação vive dia como governadora com Celina Leão. A iniciativa visa empoderar alunas da rede pública do Distrito Federal, destacando talentos em idiomas.
A Comissão de Educação e Cultura do Senado votará a criação da Carteira Nacional Docente. O projeto, de Camilo Santana, visa identificar professores e facilitar o acesso a benefícios.
Instituto Coca-Cola oferece 15 mil vagas em curso online gratuito para jovens de 16 a 29 anos, conectando-os a mais de 400 empresas. O programa visa inclusão e oportunidades de emprego.
Estudantes de mais de 350 cursinhos populares receberão auxílio mensal de R$ 200, por seis meses, para garantir a continuidade na preparação para o Enem. A iniciativa do MEC visa aumentar o acesso à educação.
O 3º Encontro Internacional de Educação Midiática, realizado em Brasília, destacou a urgência de políticas públicas para proteger crianças e idosos da desinformação e crimes virtuais. Autoridades como a senadora Teresa Leitão e a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pilar Lacerda, enfatizaram a importância da educação midiática como ferramenta de segurança. O evento também premiou criadores de conteúdo educacional no Prêmio YouTube Educação Digital, reconhecendo iniciativas que promovem a educação acessível e de qualidade.