A Fundação Estudar estendeu as inscrições para o Programa de Bolsas Líderes Estudar até 18 de abril, oferecendo 15 bolsas na área de tecnologia. A iniciativa visa formar profissionais qualificados em um setor em alta demanda.
A Fundação Estudar prorrogou as inscrições para o Programa de Bolsas Líderes Estudar até 18 de abril, atendendo a pedidos de candidatos, especialmente na área de tecnologia. O programa oferece bolsas que cobrem até 90% dos custos acadêmicos e despesas pessoais, como moradia, transporte, alimentação e livros, para estudantes brasileiros aceitos em instituições de excelência no Brasil e no exterior. O Caltech é um dos principais centros de pesquisa nas áreas de ciências naturais e engenharia dos Estados Unidos.
Com uma longa tradição em oferecer bolsas na área de tecnologia, a Fundação unificou os programas Líderes Estudar e Tech Fellow, ampliando seu impacto na formação de talentos e fortalecendo conexões na comunidade. O objetivo é atender à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de tecnologia, que, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), faturou R$ 707,7 bilhões em 2023, representando 6,5% do PIB nacional.
O programa busca brasileiros de até 34 anos com excelência acadêmica, perfil realizador e ambição de causar impacto. A integração do Tech Fellow ao Programa de Bolsas Líderes Estudar reforça o compromisso da Fundação em desenvolver talentos que transformarão o Brasil. Desde sua criação, há 33 anos, o programa já beneficiou mais de novecentos talentos, com 76% dos bolsistas assumindo cargos de liderança em até três anos após a formação.
Os fellows recebem suporte contínuo, impulsionando suas carreiras e fomentando conexões estratégicas. Além disso, 81% dos bolsistas iniciaram seus próprios negócios após ingressarem no programa, e mais da metade desses empreendedores afirma que as conexões proporcionadas pela rede foram decisivas para o crescimento de suas iniciativas.
O programa oferece quinze bolsas exclusivas para a área de tecnologia, refletindo a urgência na formação de profissionais qualificados. A Fundação Estudar, ao ampliar suas iniciativas, busca não apenas atender a demanda do mercado, mas também contribuir para o desenvolvimento de um Brasil mais inovador e competitivo.
Nessa situação, nossa união pode ajudar a fortalecer a formação de novos talentos e a criação de oportunidades para aqueles que desejam fazer a diferença no setor tecnológico. Projetos que visam apoiar a educação e a capacitação de jovens merecem ser estimulados pela sociedade civil.
A plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação, lançou 22 novos cursos gratuitos online, totalizando 255 opções de capacitação. Os cursos abrangem áreas como Gestão, Saúde e Educação, permitindo que os usuários estudem no seu próprio ritmo e recebam certificado de conclusão.
Fabiana Karla, atriz, descobre superdotação após diagnóstico de TDAH e planeja criar conteúdo para educadores sobre altas habilidades, visando melhorar a formação e inclusão nas escolas.
O MEC reafirma que 50% das aulas de formação de professores devem ser presenciais, apesar do novo decreto do presidente Lula que permite até 30% de aulas presenciais em cursos semipresenciais. A revisão das diretrizes é esperada em dois anos.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados avança na aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), focando em metas realistas e governança colaborativa para combater desigualdades. O novo plano busca erradicar a aprendizagem abaixo do básico e promover uma educação adaptada às necessidades atuais.
O governo federal lançou um novo marco regulatório para o ensino a distância (EAD), criando a modalidade semipresencial e estabelecendo novas exigências para cursos e polos EAD. As mudanças visam aumentar a qualidade do ensino superior, após um crescimento de 700% nas graduações EAD desde 2017.
A FAPESP e a Academia Brasileira de Ciências lançam nova chamada do Programa Aristides Pacheco Leão, oferecendo 120 bolsas para estágios de curta duração a alunos de graduação, visando fomentar carreiras científicas.