António Nóvoa, presidente da Comissão Internacional da Unesco, critica a superficialidade do debate sobre IA na educação e defende mudanças estruturais nas escolas para enfrentar desafios contemporâneos.
Em 2019, a Unesco estabeleceu uma Comissão Internacional para explorar futuros possíveis para a educação, liderada pelo professor António Nóvoa. O trabalho culminou no relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação”, publicado em 2021. Em recente entrevista, Nóvoa expressou sua preocupação com a superficialidade do debate atual sobre inteligência artificial (IA) na educação, destacando que a tecnologia não deve substituir a escola, mas sim ser integrada de forma a enriquecer o ambiente escolar.
Nóvoa argumenta que, sem mudanças estruturais na organização das escolas, a educação terá dificuldade em enfrentar os desafios contemporâneos, como direitos humanos e diversidade. Ele enfatiza que a escola deve ser um espaço distinto da sociedade, onde o convívio humano e o diálogo são essenciais. A tecnologia, segundo ele, deve ser utilizada para apoiar o aprendizado, especialmente para alunos com dificuldades, mas não como uma forma de individualizar o ensino em detrimento da interação social.
O professor também aborda a necessidade de equilibrar diferentes objetivos educacionais, como formação para o trabalho e desenvolvimento da cidadania. Ele acredita que é possível ter uma base comum de conhecimento, mas que as escolas devem ser mais diversas e atender a diferentes trajetórias. A estrutura atual das instituições, que remete ao século XIX, precisa ser transformada para permitir uma educação mais colaborativa e integrada.
Entre as mudanças sugeridas, Nóvoa destaca três conceitos fundamentais: cooperação, convergência e convivialidade. A cooperação envolve o trabalho em grupo, onde os alunos podem desenvolver projetos juntos. A convergência refere-se à necessidade de integrar disciplinas, refletindo a complexidade do conhecimento atual. Por fim, a convivialidade implica em criar espaços de diálogo e participação, onde a voz dos alunos é valorizada.
Os desafios que a educação enfrenta hoje incluem questões climáticas, a necessidade de um digital público, mobilidade cultural, diversidade, tempo livre e intergeracionalidade. Nóvoa observa que a escola pode desempenhar um papel crucial em todos esses aspectos, mas que a transformação da educação é essencial para que isso ocorra. Ele alerta que a educação atual, se mantida como está, não será capaz de promover mudanças significativas no mundo.
Essa visão de transformação educacional é um chamado à ação. Projetos que buscam inovar e melhorar a educação podem se beneficiar do apoio da sociedade civil. A união em torno de iniciativas que promovam uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades contemporâneas pode fazer a diferença na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do futuro.
Ministério Público de Goiás solicita à Procuradoria-Geral da República a inconstitucionalidade da Resolução Normativa 424/2017 da ANS, que reduz terapias para crianças com Transtorno do Espectro Autista.
O Festival LED — Luz na Educação retorna ao Rio de Janeiro nos dias 13 e 14, reunindo grandes nomes da educação e cultura, como Chimamanda Adichie e Marcelo Gleiser, com foco em inovação educacional. O evento, que ocorrerá na Praça Mauá, contará com oficinas, prêmios e discussões sobre temas relevantes, promovendo transformações no setor. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
A Unicamp propõe quatro novos cursos de graduação: língua inglesa, fisioterapia, direito e história, visando expandir sua oferta educacional. A universidade, com 69 cursos, é a que menos graduações oferece entre as estaduais de São Paulo.
A Unimed Sorocaba inaugurou o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEPE) e uma nova unidade da Faculdade Unimed, ampliando a formação e pesquisa na saúde na região. A iniciativa visa aprimorar profissionais e impulsionar a pesquisa clínica.
A pesquisa da Cátedra Oscar Sala da USP revela que apenas sete universidades brasileiras têm diretrizes para o uso de inteligência artificial, evidenciando a urgência de regulamentação na educação superior.
Governo de São Paulo oferece 140 bolsas integrais para jovens músicos no Festival de Inverno. Inscrições vão de 12 a 19 de maio, com auxílio de até R$ 6,5 mil.