MEC e Ministério da Saúde anunciam mudanças na avaliação dos cursos de Medicina, com a criação do Enamed e novas Diretrizes Curriculares, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil. A partir de 2025, o Enamed será aplicado anualmente, com foco na prática na atenção primária e supervisão rigorosa das instituições.

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde anunciaram mudanças significativas na avaliação dos cursos de Medicina no Brasil. Essas medidas visam melhorar a qualidade da formação dos futuros médicos, em resposta à crescente preocupação da sociedade e das instituições de ensino. O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) será implementado anualmente a partir de 2025, com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes e das instituições, além de servir como etapa de acesso ao Exame Nacional de Residência (Enare).
O Enamed introduzirá uma escala interpretativa de padrões de desempenho específicos para Medicina, permitindo um acompanhamento mais eficaz da evolução dos cursos ao longo do tempo. Essa mudança é um avanço em relação ao atual Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que oferecia dados limitados para orientar políticas públicas. A aplicação do Enamed no quarto ano do curso, a partir de 2026, permitirá identificar lacunas na formação antes do internato, promovendo maior segurança à população.
A nota obtida nessa etapa contará com 20% para o ingresso na residência médica, incentivando o engajamento dos estudantes. Além disso, a supervisão estratégica, que começará em 2026, utilizará os resultados do Enamed para monitorar cursos com desempenho insatisfatório. Instituições mal avaliadas poderão enfrentar sanções, como a suspensão de novas vagas e restrições a programas federais, podendo até ser desativadas se não apresentarem melhorias.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará visitas in loco em todos os cursos de Medicina do país em 2026. Essas visitas têm como objetivo obter um diagnóstico abrangente da formação médica, cruzando dados de provas com a observação direta das condições de infraestrutura e qualidade docente. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Medicina, aprovadas em agosto, também alinham a formação às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As DCNs destacam a importância da prática na atenção primária e em cenários de maior complexidade, além de enfatizar políticas de inclusão e diversidade. As instituições deverão atender a exigências como laboratórios de habilidades, cenários reais de prática e um corpo docente qualificado. Essas medidas visam garantir que a formação médica no Brasil não apenas aumente em quantidade, mas também em qualidade.
Essas mudanças representam uma oportunidade para a sociedade civil se mobilizar em prol de uma educação médica de qualidade. Projetos que promovam a inclusão e a melhoria das condições de formação podem fazer a diferença na vida de muitos estudantes e na saúde da população. A união em torno dessas causas é fundamental para garantir um futuro melhor para a Medicina no Brasil.

O Ministério do Turismo e a UFMA oferecem curso online gratuito de Gestor de Turismo. Inscrições abertas até 30 de setembro de 2025. O curso, com 50 horas de duração, é totalmente online e visa qualificar profissionais do setor turístico. Com quatro módulos, aborda planejamento, legislação, gestão de projetos e habilidades sociocomportamentais. Os participantes recebem certificado ao atingir nota mínima de setenta pontos. É voltado a profissionais e estudantes interessados em desenvolver suas competências na área.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu inscrições para 470 cursos online gratuitos, com cargas horárias de 20 a 200 horas, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Os interessados podem se inscrever diretamente nas plataformas Moodle IFRS e Aprenda Mais, com a conclusão prevista até janeiro de 2026.

A ABNT e o SENAI firmaram um acordo para oferecer cursos técnicos no portal Futuro.Digital, visando atender à indústria 4.0 e ampliar o acesso à educação técnica no Brasil. A parceria promete fortalecer a capacitação e a inovação no setor produtivo.

Levantamento do MEC revela que apenas 59,2% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estão alfabetizadas, com metas de 80% até 2030. Enchentes no Rio Grande do Sul impactaram os resultados.

Especialistas em psicologia da aprendizagem, Mark McDaniel, Henry L. Roediger e Peter C. Brown, oferecem dicas valiosas para otimizar o aprendizado, especialmente para vestibulandos. A prática ativa, a alternância de matérias e a escrita à mão são fundamentais para consolidar o conhecimento. Além disso, o sono adequado é crucial para a memória de longo prazo.

O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa ensinar educação financeira a mais de 30 milhões de estudantes do ensino básico, com adesão voluntária de estados e municípios. O programa busca integrar temas financeiros ao currículo escolar, promovendo habilidades essenciais para o futuro dos alunos, especialmente aqueles beneficiados pelo programa Pé-de-Meia.