Levantamento do MEC revela que apenas 59,2% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estão alfabetizadas, com metas de 80% até 2030. Enchentes no Rio Grande do Sul impactaram os resultados.

Um levantamento recente do Ministério da Educação (MEC) revelou que apenas 59,2% das crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental sabiam ler e escrever no ano passado. Essa taxa ficou abaixo da meta de 60%, em parte devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o índice de alfabetização nesse estado caiu 19 pontos percentuais, passando de 63,4% em 2023 para 44,7% no ano passado.
O MEC considera alfabetizada a criança que consegue ler e escrever, aceitando pequenos erros ortográficos como desvios comuns. A alfabetização é uma prioridade na gestão do presidente Lula, conforme ressaltou o ministro, que enfatizou a importância de uma base sólida para reduzir a evasão escolar e incentivar a busca por cursos técnicos e ensino superior.
Embora Roraima não tenha participado do levantamento, os dados do MEC ainda são significativos. O ministério estabeleceu metas crescentes para a alfabetização infantil, com o objetivo de alcançar 64% das crianças do 2º ano do ensino fundamental até 2025. Essa primeira fase visa recuperar os índices anteriores à pandemia, com um cronograma que se estende até 2030, quando a meta é que 80% dos alunos estejam alfabetizados.
Para atingir esses objetivos, o MEC intensificará os esforços nos estados com os piores resultados. Municípios e escolas com dificuldades já foram identificados e receberão acompanhamento específico. A estrutura educacional brasileira atribui às prefeituras a responsabilidade pela educação básica das crianças, o que torna essencial o apoio local para o sucesso das iniciativas.
Além da alfabetização, o ministro Camilo Santana planeja iniciar um trabalho focado em matemática, uma área que apresenta um grande déficit de aprendizado. Um estudo da ONG Todos Pela Educação e do Instituto de Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) revelou que apenas 5% dos alunos do 3º ano do ensino médio dominavam a matemática, indicando a necessidade urgente de uma força-tarefa nessa disciplina.
Nessa situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença. Projetos que visam apoiar a alfabetização e o ensino de matemática são fundamentais para garantir um futuro melhor para as crianças brasileiras. O envolvimento da comunidade pode ajudar a transformar esses desafios em oportunidades, promovendo um ambiente educacional mais forte e inclusivo.

MIT oferece novos cursos online gratuitos em diversas áreas, acessíveis a todos na plataforma edX. Oportunidade para aprendizado sem custo e com opção de certificado mediante taxa.

Elma Reis, mediadora de leitura, transforma a autoestima de crianças com "Meu Crespo é de Rainha". A ONG Vaga Lume planeja cinco novas bibliotecas até 2025, impactando comunidades na Amazônia.

Inep revelou que 57,5% das universidades públicas brasileiras têm conceitos 4 e 5 em 2023. O ministro Camilo Santana formou um comitê para aumentar a transparência dos dados educacionais.

Ministro dos Transportes, Renan Filho, sugere eliminar aulas em autoescolas para obter a CNH, visando reduzir custos e facilitar o acesso, especialmente para a população de baixa renda. A proposta pode ser implementada sem passar pelo Congresso Nacional.

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás autorizou a contratação temporária de servidores pela Secretaria de Educação, garantindo a continuidade dos serviços educacionais. A decisão reverteu uma proibição anterior, atendendo a demandas emergenciais e assegurando que a ausência de professores não comprometa o direito à educação dos alunos.

Inscrições abertas para o Curso de Gestão Cultural: Cultura e Território, que inicia em 26 de abril. A iniciativa, idealizada por Neri Silvestre, visa capacitar profissionais da cultura, promovendo autonomia e fortalecimento das comunidades. Com carga horária de 60 horas, o curso abordará leis de incentivo e controle social, entre outros temas.