Estão abertas as inscrições para a II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal, que ocorrerá em outubro, com novos eixos temáticos e premiação separada para técnicos e graduandos. O evento visa integrar ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde, promovendo a troca de experiências entre estudantes e profissionais. As inscrições vão até 24 de setembro.

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), ligada à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), está com inscrições abertas para a II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde. O evento ocorrerá em outubro e visa promover a integração entre ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS) no DF. A mostra, que chega à sua segunda edição, busca valorizar experiências formativas e facilitar a troca de saberes entre estudantes, docentes e profissionais da saúde.
Podem participar alunos de cursos técnicos e de graduação na área da saúde, além de docentes de instituições de ensino públicas e privadas conveniadas, conforme a Portaria Conjunta nº 02/2023. Supervisores e preceptores vinculados aos serviços da Secretaria de Saúde (SES-DF) também estão convidados a se inscrever. A coordenadora de Ensino-Serviço e Educação na Saúde da ESP/DF, Verônica Lobo, enfatiza que a Mostra de Estágios é um marco para fortalecer a integração entre ensino e serviço no Distrito Federal.
As inscrições para os trabalhos devem ser feitas até 29 de agosto, e cada proposta pode incluir até seis estudantes, um docente e um supervisor de campo. O período geral de inscrição para participação no evento se estende até 24 de setembro. Os trabalhos devem se enquadrar em um dos sete eixos temáticos: Educação na Saúde, Segurança do Paciente, Processo Ensino-Aprendizagem, Atenção Primária em Saúde, Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, e Planejamento, Gestão e Avaliação na Saúde.
A seleção dos trabalhos ocorrerá em duas etapas. A primeira consiste na avaliação prévia das propostas inscritas, enquanto a segunda avaliará os projetos apresentados durante a mostra. Serão premiados os três melhores trabalhos de nível técnico e os três melhores de nível superior. Essa iniciativa visa não apenas reconhecer o esforço dos estudantes, mas também incentivar a qualidade na formação em saúde.
O evento representa uma oportunidade valiosa para a comunidade acadêmica e profissional, promovendo a socialização de experiências e a construção de conhecimentos que podem impactar diretamente a saúde pública. A ampliação dos eixos temáticos para este ano reflete a necessidade de abordar questões contemporâneas e relevantes no campo da saúde.
Iniciativas como a II Mostra de Estágios e Práticas em Saúde são fundamentais para o fortalecimento do SUS e a valorização dos profissionais da saúde. A união da sociedade civil pode ser um grande impulso para apoiar projetos que visem à melhoria da saúde pública e à formação de novos profissionais comprometidos com a qualidade do atendimento.

A rede estadual do Rio de Janeiro perdeu 3,7 mil vagas no ensino médio em tempo integral entre 2022 e 2024, resultando em apenas 14,9% das matrículas, a menor taxa do Sudeste. Apesar de iniciativas federais, a situação é alarmante.

Novacap expande Caic Juscelino Kubitschek, aumentando capacidade para 420 alunos. A obra, iniciada em fevereiro, já está na fase de alvenaria e custará R$ 1,4 milhão. A ampliação, que inclui 12 novas salas, visa fortalecer a educação integral no Núcleo Bandeirante.

Estão abertas as inscrições para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas 2025/2026, com 120 bolsas de até R$ 29 mil para estágios de 35 a 50 dias. Oportunidade para alunos de graduação!

Com a chegada de julho, a plataforma Eu Capacito disponibiliza cursos gratuitos em tecnologia, promovendo o aprimoramento profissional com conteúdos de empresas como Microsoft e IBM. A iniciativa visa capacitar usuários para a economia digital, permitindo que aprendam de qualquer lugar e sem custo.

Estudo revela que mudar o turno escolar não melhora o desempenho de alunos com TDAH. Pesquisa com 2.240 estudantes mostra que dificuldades permanecem, independentemente do horário das aulas.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) propõe a inclusão de inteligência artificial (IA) nos currículos de pedagogia e licenciatura, visando modernizar o ensino e melhorar a aprendizagem. A iniciativa, liderada por Celso Niskier, busca integrar a tecnologia nas escolas, com experiências bem-sucedidas em São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto se alerta para a necessidade de avaliações dos resultados pedagógicos.