A Unicamp propõe quatro novos cursos de graduação: língua inglesa, fisioterapia, direito e história, visando expandir sua oferta educacional. A universidade, com 69 cursos, é a que menos graduações oferece entre as estaduais de São Paulo.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) deu início ao processo de criação de quatro novos cursos de graduação: língua inglesa, fisioterapia, direito e história. O conselho universitário aprovou os projetos na última terça-feira, dia 8 de novembro. Agora, a reitoria irá avaliar as propostas, que passarão por quatro comissões antes de retornar ao conselho para a sanção final.
A universidade destaca que, entre as três instituições públicas estaduais de São Paulo, é a que oferece o menor número de graduações, totalizando sessenta e nove cursos. Em comparação, a USP (Universidade de São Paulo) possui cento e oitenta e três e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) conta com cento e trinta e seis. A criação dos novos cursos visa não apenas atender a demanda de alunos, mas também gerar novas oportunidades para professores.
O curso de fisioterapia terá quarenta vagas para alunos e treze para professores. Já o curso de direito contará com cinquenta vagas e quarenta novos docentes. Para a licenciatura em língua inglesa, estão previstas trinta vagas e onze professores, enquanto o curso de história, também na modalidade de licenciatura, terá cinquenta e duas vagas e dez novos professores.
A pró-reitoria de graduação da Unicamp tinha treze propostas de novos cursos, mas, devido a limitações de infraestrutura, apenas quatro foram adiante. As nove propostas restantes devem ser apresentadas em breve, enquanto a universidade busca espaços adequados para a expansão. O reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, enfatizou a necessidade de um processo de expansão cauteloso, considerando a incerteza sobre o financiamento devido à reforma tributária.
Meirelles afirmou que é importante ter cuidado para não criar muitos cursos simultaneamente, ressaltando a prudência necessária nesse processo. A criação dos novos cursos é vista como uma resposta à demanda crescente por formação superior em áreas específicas, refletindo a necessidade de diversificação acadêmica na Unicamp.
Essa expansão pode ser um passo significativo para a universidade e para a comunidade acadêmica. Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois podem trazer benefícios diretos para a formação de novos profissionais e para o desenvolvimento educacional da região.

Exame de proficiência para novos médicos é aprovado, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil, onde a má educação impacta o sistema de saúde.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) lançou cursos gratuitos e online na plataforma Coursera, ampliando o acesso à educação de qualidade em engenharia. Os cursos, que incluem desenvolvimento de software e controle de sistemas, são ministrados por professores da instituição e oferecem a opção de auxílio financeiro para certificação.

A Prefeitura de São Paulo concederá a gestão de três escolas municipais a organizações sociais na Zona Sul e Noroeste, seguindo o modelo das creches conveniadas. A iniciativa visa melhorar a qualidade do ensino, após resultados positivos no Liceu Coração de Jesus.

Estão abertas as inscrições para o 26º Encontro USP Escola, que ocorrerá de 14 a 16 de julho, oferecendo mais de 50 cursos gratuitos para professores da educação básica. O evento visa promover o diálogo entre docentes e compartilhar experiências sobre os desafios contemporâneos da educação. As inscrições vão até 29 de maio e as atividades acontecerão em diversas unidades da USP.

Mônica Pinto, do Unicef Brasil, enfatizou a necessidade de participação popular e condições adequadas para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, que será atualizado em 2026. A desvalorização do professor e o uso da tecnologia foram criticados, destacando a falta de prioridades nas políticas públicas.

A formação médica no Brasil está em transformação com novas Diretrizes Curriculares Nacionais, avaliação do Inep e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, visando qualidade e equidade na saúde. Esses instrumentos buscam garantir médicos mais preparados, focando em competências essenciais e práticas sociais, respondendo à demanda por atendimento qualificado em todas as regiões.