A Prefeitura de São Paulo concederá a gestão de três escolas municipais a organizações sociais na Zona Sul e Noroeste, seguindo o modelo das creches conveniadas. A iniciativa visa melhorar a qualidade do ensino, após resultados positivos no Liceu Coração de Jesus.
A Prefeitura de São Paulo anunciou a concessão da gestão de três escolas municipais para organizações sociais (OSs) sem fins lucrativos, com início previsto para este ano. As unidades selecionadas estão localizadas nas regiões do Campo Limpo, Santo Amaro (Zona Sul) e Jaraguá (Zona Noroeste). Essas escolas, ainda em construção, servirão como modelo para o novo formato de gestão, semelhante ao que já ocorre com as creches conveniadas na cidade.
O processo de concessão incluirá um chamamento público para a escolha das entidades que administrarão as escolas. A prefeitura destinará recursos para as OSs, que serão responsáveis pela contratação de professores e funcionários, além da manutenção dos prédios. As matrículas seguirão critérios geográficos, priorizando alunos que residem nas proximidades das escolas, e não haverá cobrança de taxas.
A primeira escola a ser concedida está situada na Rua Travessa Passareira, 200, no Capão Redondo, parte da Diretoria Regional de Educação (DRE) do Campo Limpo. A segunda unidade ficará na Avenida Miguel Franchini Neto, no Jaraguá, vinculada à DRE Pirituba/Jaraguá, e a terceira na Rua David Perez, na Pedreira, que pertence à DRE Santo Amaro.
Em entrevista ao GLOBO, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, destacou que a iniciativa não representa uma privatização do ensino, mas sim uma busca por alternativas para melhorar a qualidade da educação pública, que apresenta resultados insatisfatórios. Ele enfatizou que essa experiência será testada inicialmente em três escolas, com a possibilidade de expansão caso os resultados sejam positivos.
O modelo de concessão já foi testado com o Liceu Coração de Jesus, uma escola privada que, desde 2023, passou a receber alunos da rede pública. Os resultados dessa experiência foram considerados positivos, com o colégio obtendo 152 pontos na Prova São Paulo, em comparação aos 142 pontos das escolas municipais. Essa performance, segundo Padula, é atribuída ao menor número de faltas de professores na instituição.
Essa nova abordagem na gestão escolar pode abrir portas para melhorias significativas na educação pública. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a transformação e o fortalecimento da educação nas comunidades. Projetos que promovam a inclusão e a qualidade do ensino merecem ser incentivados e apoiados por todos nós.
Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul (Senac-RS) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos, com 4.742 vagas disponíveis em 39 municípios. As aulas começam em 13 de maio, com opções presenciais e a distância. Para se inscrever, é necessário comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os cursos abrangem áreas de alta demanda, como gestão, saúde e tecnologia, e os resultados dos selecionados serão divulgados em 29 de abril.
Hospital Regional de Santa Maria promove II Encontro de Conscientização sobre atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista, abordando humanização e inclusão social.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a primeira chamada do ProUni 2025.2, com 211.202 bolsas disponíveis. Candidatos selecionados têm até 18 de julho para comprovar informações e a segunda chamada será em 28 de julho.
Santander Open Academy e DIO oferecem dez mil bolsas para curso gratuito de Linux, com trinta horas de conteúdo e certificação, visando inclusão e formação em tecnologia. Inscrições até 16 de fevereiro.
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Na quarta edição do Desafio LED, 3.348 projetos foram inscritos, destacando a vitória de Ana Paula Silva com a Plataforma Te Guio, que apoia famílias de crianças autistas. O evento, que cresceu 40% em relação ao ano anterior, premiou iniciativas inovadoras que buscam melhorar o acesso à educação no Brasil. Além de Ana Paula, Milena Nogueira e Ethan Alcântara também foram reconhecidos por suas propostas impactantes.