Mônica Pinto, do Unicef Brasil, enfatizou a necessidade de participação popular e condições adequadas para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, que será atualizado em 2026. A desvalorização do professor e o uso da tecnologia foram criticados, destacando a falta de prioridades nas políticas públicas.

O debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) ganhou destaque na última sexta-feira, 13 de junho, durante o “Festival Led, Luz na Educação”, realizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Mônica Pinto, chefe de educação do Unicef Brasil, enfatizou a importância da participação da população na discussão das metas do PNE, que serão atualizadas em janeiro de 2026. O plano, que entrou em vigor em 2014, foi prorrogado até dezembro deste ano, e a especialista ressaltou que é fundamental garantir condições adequadas para que os objetivos sejam alcançados.
A gestora de inovação Giselle Santos também participou do evento e destacou a necessidade de comunicar as políticas públicas de forma acessível. Segundo ela, é essencial simplificar a linguagem utilizada para que a comunidade escolar e a sociedade possam se engajar nos debates. “Precisamos repensar como essas políticas são apresentadas e como as pessoas são convidadas a participar”, afirmou Santos, ressaltando que muitas vezes a terminologia utilizada é complexa e pouco compreensível.
Outro ponto abordado foi a desvalorização do professor e o papel da tecnologia na educação. Murilo Nogueira, diretor administrativo da Fundação Bradesco, afirmou que a Inteligência Artificial pode ser uma aliada no cotidiano dos educadores, mas não substitui a interação humana. “As ferramentas de IA podem auxiliar, mas a conexão que o professor deve ter com o aluno é insubstituível”, disse Nogueira, enfatizando a importância do papel do educador.
Giselle Santos criticou a falta de prioridades nas políticas públicas relacionadas à tecnologia na educação. Ela afirmou que o país ainda está “engatinhando” nesse debate, sem clareza sobre os problemas a serem resolvidos e quem deve participar do processo. A chefe de educação do Unicef Brasil complementou que a realidade das escolas é preocupante: “Cerca de 5% das escolas brasileiras não têm energia elétrica e menos de 40% têm acesso à internet para fins pedagógicos”, alertou.
Mônica Pinto destacou a necessidade de que as políticas públicas cheguem efetivamente às escolas, afirmando que existe um grande abismo entre a teoria e a prática. “Os recursos são importantes, mas precisam ser direcionados para as realidades das escolas”, afirmou. Ela também defendeu investimentos na formação e valorização dos professores, ressaltando que as políticas devem atender às diversas realidades sociais do Brasil.
O evento reforçou a urgência de uma mobilização social em torno da educação. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para que as mudanças necessárias ocorram e para que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Projetos que visem apoiar a educação e a valorização dos educadores devem ser incentivados, pois podem fazer a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes.

Censo Escolar revela queda nas matrículas da pré-escola e do EJA, enquanto creches e ensino profissionalizante crescem modestamente, evidenciando estagnação na educação brasileira.

A Faculdade Anhanguera oferecerá cursos de férias gratuitos entre 22 e 30 de julho, em várias unidades, com emissão de certificado digital. As aulas, que ocorrem às 19h, abordam temas práticos como saúde, nutrição e inteligência artificial, visando democratizar o conhecimento e preparar os alunos para o mercado de trabalho.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece cursos gratuitos online sobre ética e regulação da Inteligência Artificial. As inscrições vão até 30 de abril e são destinadas a estudantes de ensino médio e superior, com um total de 40 vagas. Os cursos, que começam em julho, incluem "Conectando Mundos com Inteligência Artificial Multimodal" e "Implicações Éticas da Inteligência Artificial Generativa". As aulas serão remotas e contarão com tutoria, abordando temas relevantes para a formação em tecnologia e inovação.

Neste Dia Mundial da Educação, especialistas apontam avanços no acesso à educação no Brasil, mas também destacam desafios como desigualdades regionais e evasão escolar que persistem. A análise revela a necessidade de melhorias na qualidade do ensino e na formação de professores.

O 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil incentiva a literatura entre jovens de seis a dezessete anos, promovendo encontros com escritores e selecionando poemas para uma coletânea. A iniciativa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, visa estimular a leitura e a criação poética nas escolas, com prêmios em dinheiro e acessibilidade garantida. A lista de finalistas será divulgada em quinze de outubro, e a premiação ocorrerá em sete de novembro.

A Wikimedia Brasil, o NeuroMat e a Biblioteca do IME-USP promovem o seminário “Ciência Aberta e Difusão Científica” em 4 de setembro, com debates e o lançamento do documentário "Escutando Árvores". Pesquisadores e comunicadores se reunirão para discutir práticas inovadoras em educação científica. Submissões para a sessão de pôster devem ser enviadas até 21 de julho.