Mônica Pinto, do Unicef Brasil, enfatizou a necessidade de participação popular e condições adequadas para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação, que será atualizado em 2026. A desvalorização do professor e o uso da tecnologia foram criticados, destacando a falta de prioridades nas políticas públicas.
O debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) ganhou destaque na última sexta-feira, 13 de junho, durante o “Festival Led, Luz na Educação”, realizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Mônica Pinto, chefe de educação do Unicef Brasil, enfatizou a importância da participação da população na discussão das metas do PNE, que serão atualizadas em janeiro de 2026. O plano, que entrou em vigor em 2014, foi prorrogado até dezembro deste ano, e a especialista ressaltou que é fundamental garantir condições adequadas para que os objetivos sejam alcançados.
A gestora de inovação Giselle Santos também participou do evento e destacou a necessidade de comunicar as políticas públicas de forma acessível. Segundo ela, é essencial simplificar a linguagem utilizada para que a comunidade escolar e a sociedade possam se engajar nos debates. “Precisamos repensar como essas políticas são apresentadas e como as pessoas são convidadas a participar”, afirmou Santos, ressaltando que muitas vezes a terminologia utilizada é complexa e pouco compreensível.
Outro ponto abordado foi a desvalorização do professor e o papel da tecnologia na educação. Murilo Nogueira, diretor administrativo da Fundação Bradesco, afirmou que a Inteligência Artificial pode ser uma aliada no cotidiano dos educadores, mas não substitui a interação humana. “As ferramentas de IA podem auxiliar, mas a conexão que o professor deve ter com o aluno é insubstituível”, disse Nogueira, enfatizando a importância do papel do educador.
Giselle Santos criticou a falta de prioridades nas políticas públicas relacionadas à tecnologia na educação. Ela afirmou que o país ainda está “engatinhando” nesse debate, sem clareza sobre os problemas a serem resolvidos e quem deve participar do processo. A chefe de educação do Unicef Brasil complementou que a realidade das escolas é preocupante: “Cerca de 5% das escolas brasileiras não têm energia elétrica e menos de 40% têm acesso à internet para fins pedagógicos”, alertou.
Mônica Pinto destacou a necessidade de que as políticas públicas cheguem efetivamente às escolas, afirmando que existe um grande abismo entre a teoria e a prática. “Os recursos são importantes, mas precisam ser direcionados para as realidades das escolas”, afirmou. Ela também defendeu investimentos na formação e valorização dos professores, ressaltando que as políticas devem atender às diversas realidades sociais do Brasil.
O evento reforçou a urgência de uma mobilização social em torno da educação. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para que as mudanças necessárias ocorram e para que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Projetos que visem apoiar a educação e a valorização dos educadores devem ser incentivados, pois podem fazer a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes.
Novo sistema do Cadastro Único, em vigor desde março, utiliza CPF como chave única, facilitando a identificação e atualização de dados. A mudança visa combater fraudes e modernizar o acesso a benefícios sociais.
Instituto Atlântico oferece sete cursos gratuitos em tecnologia com 424 vagas. Inscrições até 4 de maio. O Instituto Atlântico abre inscrições para cursos remotos em tecnologia, visando capacitar universitários e profissionais. As aulas, que começam em sete de junho e vão até 26 de julho, incluem formações em áreas como Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack. Os interessados devem se inscrever até 4 de maio e passar por um teste de aptidão. Além disso, há vagas afirmativas para grupos sub-representados.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) agora oferece cursos gratuitos e online na Coursera, democratizando o acesso ao ensino de qualidade em engenharia. A iniciativa visa ampliar a formação técnica e profissional no Brasil.
Santander Open Academy e DIO oferecem dez mil bolsas para curso gratuito de Linux, com trinta horas de conteúdo e certificação, visando inclusão e formação em tecnologia. Inscrições até 16 de fevereiro.
Censo 2022 revela que apenas 47,2% dos hospitais e 31,8% das escolas têm rampas de acesso. Dados do IBGE mostram que a acessibilidade no Brasil é insuficiente, apesar das leis vigentes.
Estão abertas as inscrições para 1.891 vagas em cursos gratuitos de turismo oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério do Turismo (MTur) até 16 de maio. A seleção é por ordem de inscrição.