Exame de proficiência para novos médicos é aprovado, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil, onde a má educação impacta o sistema de saúde.
A formação médica no Brasil enfrenta sérios desafios, com um aumento no número de escolas de medicina que priorizam a quantidade de alunos em vez da qualidade do ensino. Essa situação compromete o sistema de saúde e o atendimento aos pacientes. Em resposta a essa crise, foi aprovada em dezembro de 2024, no Senado, uma proposta para a criação de um exame de proficiência para novos médicos, semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O exame, que ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados, visa avaliar as competências teóricas e práticas dos recém-formados em medicina. A implementação desse exame está prevista para um ano após a aprovação final, e sua criação busca garantir a qualidade do atendimento médico em um cenário de crescente formação de profissionais.
Atualmente, o Brasil possui mais de quatrocentas escolas de medicina, a segunda maior quantidade do mundo, atrás apenas da Índia. Nos últimos dez anos, foram abertas 190 novas instituições, um número equivalente ao total de escolas criadas nos dois séculos anteriores. Muitas dessas faculdades não atendem a critérios básicos, como a disponibilidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para prática médica e um corpo docente qualificado.
A abertura indiscriminada de cursos de medicina resulta na formação de aproximadamente quarenta mil novos médicos anualmente, enquanto apenas vinte mil vagas estão disponíveis para residência. Essa discrepância leva muitos formandos a não buscarem especialização, optando por ingressar rapidamente no mercado de trabalho para quitar dívidas estudantis, o que compromete ainda mais a qualidade do atendimento.
Além disso, o governo federal tem contribuído para a deterioração do ensino médico ao ceder à pressão de grupos educacionais, autorizando a criação de novos cursos de baixa qualidade. Essa tendência pode resultar em um Brasil com mais de um milhão de médicos até 2035, mas com uma distribuição desigual, concentrada em grandes centros urbanos, sem garantir acesso a profissionais qualificados para toda a população.
Frente a essa realidade, a implementação de um exame de proficiência é uma medida necessária para assegurar a qualidade da formação médica. A Associação Paulista de Medicina (APM) defende essa iniciativa como um passo crucial para melhorar a capacitação dos estudantes e a qualidade do atendimento médico. Em situações como essa, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a melhoria do sistema de saúde e a formação de profissionais mais capacitados.
Cerca de 16% da população brasileira vive em ruas sem calçadas, segundo o IBGE. Apesar do avanço na presença de calçadas desde 2010, apenas 15% têm acessibilidade para cadeirantes, evidenciando a necessidade de melhorias na infraestrutura urbana.
As inscrições para o Prouni 2025 encerram em 4 de julho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, para estudantes de baixa renda. O programa visa facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.
Governo Lula estuda congelar aumento de repasses ao Fundeb, podendo gerar déficit de R$ 61,3 bilhões para a educação básica em 2025, prejudicando escolas em regiões carentes. A medida compromete a qualidade do ensino.
A Universidade Federal do Acre (UFAC) abriu inscrições para 648 vagas em cursos gratuitos de idiomas, incluindo árabe e canto em francês, de 16 a 18 de junho. As aulas são presenciais e online, com prioridade para a comunidade acadêmica e público externo.
A FM2S Educação e Consultoria, vinculada à Unicamp, oferece cursos online gratuitos com inscrições até 31 de maio, visando capacitar profissionais e estudantes com certificados reconhecidos. As aulas são gravadas e acessíveis por um ano.
Em 2024, 59,2% das crianças brasileiras atingiram o nível adequado de alfabetização, superando 2023, mas ainda abaixo da meta de 60%. O Rio Grande do Sul enfrentou queda drástica devido a calamidades.