Exame de proficiência para novos médicos é aprovado, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil, onde a má educação impacta o sistema de saúde.

A formação médica no Brasil enfrenta sérios desafios, com um aumento no número de escolas de medicina que priorizam a quantidade de alunos em vez da qualidade do ensino. Essa situação compromete o sistema de saúde e o atendimento aos pacientes. Em resposta a essa crise, foi aprovada em dezembro de 2024, no Senado, uma proposta para a criação de um exame de proficiência para novos médicos, semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O exame, que ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados, visa avaliar as competências teóricas e práticas dos recém-formados em medicina. A implementação desse exame está prevista para um ano após a aprovação final, e sua criação busca garantir a qualidade do atendimento médico em um cenário de crescente formação de profissionais.
Atualmente, o Brasil possui mais de quatrocentas escolas de medicina, a segunda maior quantidade do mundo, atrás apenas da Índia. Nos últimos dez anos, foram abertas 190 novas instituições, um número equivalente ao total de escolas criadas nos dois séculos anteriores. Muitas dessas faculdades não atendem a critérios básicos, como a disponibilidade de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para prática médica e um corpo docente qualificado.
A abertura indiscriminada de cursos de medicina resulta na formação de aproximadamente quarenta mil novos médicos anualmente, enquanto apenas vinte mil vagas estão disponíveis para residência. Essa discrepância leva muitos formandos a não buscarem especialização, optando por ingressar rapidamente no mercado de trabalho para quitar dívidas estudantis, o que compromete ainda mais a qualidade do atendimento.
Além disso, o governo federal tem contribuído para a deterioração do ensino médico ao ceder à pressão de grupos educacionais, autorizando a criação de novos cursos de baixa qualidade. Essa tendência pode resultar em um Brasil com mais de um milhão de médicos até 2035, mas com uma distribuição desigual, concentrada em grandes centros urbanos, sem garantir acesso a profissionais qualificados para toda a população.
Frente a essa realidade, a implementação de um exame de proficiência é uma medida necessária para assegurar a qualidade da formação médica. A Associação Paulista de Medicina (APM) defende essa iniciativa como um passo crucial para melhorar a capacitação dos estudantes e a qualidade do atendimento médico. Em situações como essa, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a melhoria do sistema de saúde e a formação de profissionais mais capacitados.

O Senac lançou a plataforma Orango, com cursos gratuitos e certificação, voltada para a geração Z, oferecendo conteúdos interativos em áreas como Marketing e Inteligência Artificial. A iniciativa visa democratizar a educação e atender às demandas do mercado, com cursos curtos e acessíveis, desenvolvidos a partir de pesquisa com jovens.

Inscrições abertas para o Avanti Bootcamp 2025.2, com sete cursos gratuitos em tecnologia. O Instituto Atlântico, em parceria com a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece 424 vagas até 4 de maio. Cursos online, com foco em áreas de alta demanda, começam em junho e incluem Ciência de Dados, Machine Learning e mais. Estudantes e profissionais em início de carreira podem se inscrever.

A Comissão de Educação e Cultura do Senado votará a criação da Carteira Nacional Docente. O projeto, de Camilo Santana, visa identificar professores e facilitar o acesso a benefícios.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) oferecerá aulas gratuitas sobre obras literárias do vestibular da Fuvest, focando em autoras mulheres até 2028. As aulas ocorrerão de abril a outubro de 2024, com inscrições abertas no Instagram da BBM.

Prefeitura de São Paulo inaugura CEI e programa de transporte gratuito para mães. O CEI Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, atenderá 200 crianças e o programa Mamãe Tarifa Zero beneficiará 15 mil responsáveis com gratuidade no transporte público.

O Ministério da Educação lançou o programa Na Ponta do Lápis, que visa promover educação financeira a mais de 30 milhões de estudantes do ensino básico, com adesão voluntária de estados e municípios. A iniciativa busca desenvolver habilidades financeiras e integra-se ao programa Pé-de-Meia, visando inclusão social e autonomia.