Em 2024, 59,2% das crianças brasileiras atingiram o nível adequado de alfabetização, superando 2023, mas ainda abaixo da meta de 60%. O Rio Grande do Sul enfrentou queda drástica devido a calamidades.
O Ministério da Educação anunciou que, em 2024, 59,2% das crianças brasileiras atingiram o nível adequado de alfabetização, conforme os critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este resultado representa uma melhora em relação a 2023, quando apenas 56% das crianças estavam alfabetizadas, embora ainda não tenha alcançado a meta nacional de 60%.
Onze estados conseguiram atingir suas metas específicas, enquanto dezoito apresentaram resultados superiores aos do ano anterior. No entanto, seis estados, incluindo Amazonas, Bahia, Paraná, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul, registraram queda nos índices de alfabetização. Roraima foi a única unidade federativa que não participou da avaliação, mas o ministério espera que isso mude em breve.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul, devido a enchentes, impactou significativamente os resultados. O estado viu uma queda de mais de 20% na alfabetização, passando de 63,4% para 44,7% entre 2023 e 2024.
Durante a apresentação dos dados em Brasília, Santana enfatizou a importância do progresso geral, afirmando que, se não fosse pela situação no Rio Grande do Sul, a meta nacional poderia ter sido superada. Ele ressaltou que mais da metade dos municípios alcançou a meta estabelecida.
Os dados revelam um panorama misto na alfabetização infantil no Brasil, com avanços em várias regiões, mas também desafios significativos que precisam ser enfrentados. A situação no Rio Grande do Sul serve como um lembrete da vulnerabilidade que pode afetar o aprendizado das crianças em situações de crise.
Neste contexto, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a alfabetização e ajudem as crianças a superar as dificuldades enfrentadas. A união em torno de projetos sociais pode fazer a diferença na vida de muitos, especialmente em tempos de adversidade.
O Sesi Lab, em Brasília, é um museu interativo que conecta ciência e tecnologia, atraindo visitantes de todas as idades com experiências práticas que tornam o aprendizado científico mais acessível e interessante. O espaço oferece diversas atividades, como experimentos com som e eletricidade, destacando a relevância da ciência no cotidiano.
Em 2024, o Fies lançou uma modalidade social que financia 100% da educação para estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo, incluindo vagas para PCDs e grupos étnicos. As inscrições para o segundo semestre de 2025 vão até 18 de julho.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) disponibilizou dez cursos gratuitos online na Coursera, abrangendo áreas como controle de sistemas e desenvolvimento ágil, sem exigência de formação prévia. Os cursos, ministrados por professores doutores, oferecem flexibilidade e a opção de obter um certificado por US$ 29, valorizando o currículo dos participantes.
Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.
A Fiocruz abriu inscrições para a segunda turma do Programa VigiFronteiras-Brasil, com 75 vagas para mestrado e doutorado, priorizando ações afirmativas e novos locais de aulas. O programa visa fortalecer a vigilância em saúde nas fronteiras do Brasil e países vizinhos, com início das aulas previsto para janeiro de 2026.
Muro do Colégio de Aplicação da UFRJ desabou, suspendendo aulas. Pais e alunos protestam contra a deterioração da escola, que enfrenta cortes orçamentários e problemas estruturais graves. A reconstrução custará R$ 109 mil.