A Universidade Federal do Acre (UFAC) abriu inscrições para 648 vagas em cursos gratuitos de idiomas, incluindo árabe e canto em francês, de 16 a 18 de junho. As aulas são presenciais e online, com prioridade para a comunidade acadêmica e público externo.
A Universidade Federal do Acre (UFAC) anunciou a abertura de inscrições para cursos gratuitos de idiomas, com um total de 648 vagas disponíveis em 20 turmas. Os cursos são oferecidos pelo Centro de Idiomas da instituição e são destinados tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. As inscrições ocorrerão entre os dias 16 e 18 de junho, e os interessados devem se apressar, pois as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Os cursos abrangem diversas línguas, incluindo inglês, francês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este semestre, a UFAC introduziu novidades, como aulas de árabe, com trinta e cinco vagas, e uma turma de canto em francês, com vinte e duas vagas. Os participantes terão direito a um certificado ao final do curso, que é voltado para pessoas a partir de quinze anos.
As inscrições para os cursos presenciais devem ser feitas pessoalmente na sala 6 do bloco do curso de Letras/Inglês, no campus-sede da UFAC, em Rio Branco, durante o horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário apresentar um documento oficial com foto. Para os cursos online, a inscrição é feita eletronicamente, através de um formulário disponibilizado pela universidade.
Os cursos presenciais incluem: Introdução à língua e cultura árabe (trinta e cinco vagas), Libras (setenta vagas), Espanhol (setenta vagas), Francês (sessenta e seis vagas), Cantar em Francês (vinte e duas vagas), Leitura em inglês (setenta vagas), Inglês ‘Be You’ (duzentas e dez vagas) e Inglês ‘Stay Up’ (cento e cinco vagas). As aulas ocorrerão em diferentes dias da semana, proporcionando flexibilidade aos alunos.
Devido à limitação de vagas, a UFAC formará uma lista de espera para casos de desistências. Os interessados podem obter mais informações através do e-mail ou WhatsApp da universidade. A iniciativa faz parte das ações de extensão universitária da UFAC, que visa promover o aprendizado de idiomas e a inclusão social.
Iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade. A união de esforços pode proporcionar mais oportunidades para aqueles que desejam aprender uma nova língua e expandir seus horizontes. O apoio da sociedade civil é essencial para garantir que projetos de educação continuem a prosperar e a beneficiar a população.
O Sesi Lab, em Brasília, é um museu interativo que conecta ciência e tecnologia, atraindo visitantes de todas as idades com experiências práticas que tornam o aprendizado científico mais acessível e interessante. O espaço oferece diversas atividades, como experimentos com som e eletricidade, destacando a relevância da ciência no cotidiano.
UBS 1 de Santa Maria lança plano para capacitar equipe no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, visando humanização e acolhimento prioritário. A iniciativa, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, busca melhorar o suporte a pacientes e suas famílias.
A Unicamp propõe quatro novos cursos de graduação: língua inglesa, fisioterapia, direito e história, visando expandir sua oferta educacional. A universidade, com 69 cursos, é a que menos graduações oferece entre as estaduais de São Paulo.
Especialistas alertam sobre a importância da higiene bucal infantil desde os três meses, desmistificando crenças que levam à negligência dos dentes de leite e suas consequências. A saúde bucal na infância é crucial para evitar problemas futuros.
A Faculdade Sesi de Educação oferece inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Educação Matemática, com início em setembro de 2025, visando formar 26 mil professores até 2034. O curso, com 360 horas de duração, será presencial em diversas cidades de São Paulo e busca aprimorar o ensino da matemática, abordando a defasagem no aprendizado dos estudantes. As inscrições vão até 2 de julho e são voltadas para educadores da rede estadual e do Sesi-SP.
Jonathan Haidt, psicólogo social, celebra a proibição de celulares nas escolas brasileiras e defende regras rigorosas em casa, como limitar redes sociais antes dos 16 anos e proibir telas à noite. Ele destaca os riscos distintos para meninas e meninos, enfatizando a importância de proteger a saúde mental dos jovens.