A Universidade Federal do Acre (UFAC) abriu inscrições para 648 vagas em cursos gratuitos de idiomas, incluindo árabe e canto em francês, de 16 a 18 de junho. As aulas são presenciais e online, com prioridade para a comunidade acadêmica e público externo.

A Universidade Federal do Acre (UFAC) anunciou a abertura de inscrições para cursos gratuitos de idiomas, com um total de 648 vagas disponíveis em 20 turmas. Os cursos são oferecidos pelo Centro de Idiomas da instituição e são destinados tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. As inscrições ocorrerão entre os dias 16 e 18 de junho, e os interessados devem se apressar, pois as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Os cursos abrangem diversas línguas, incluindo inglês, francês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este semestre, a UFAC introduziu novidades, como aulas de árabe, com trinta e cinco vagas, e uma turma de canto em francês, com vinte e duas vagas. Os participantes terão direito a um certificado ao final do curso, que é voltado para pessoas a partir de quinze anos.
As inscrições para os cursos presenciais devem ser feitas pessoalmente na sala 6 do bloco do curso de Letras/Inglês, no campus-sede da UFAC, em Rio Branco, durante o horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. É necessário apresentar um documento oficial com foto. Para os cursos online, a inscrição é feita eletronicamente, através de um formulário disponibilizado pela universidade.
Os cursos presenciais incluem: Introdução à língua e cultura árabe (trinta e cinco vagas), Libras (setenta vagas), Espanhol (setenta vagas), Francês (sessenta e seis vagas), Cantar em Francês (vinte e duas vagas), Leitura em inglês (setenta vagas), Inglês ‘Be You’ (duzentas e dez vagas) e Inglês ‘Stay Up’ (cento e cinco vagas). As aulas ocorrerão em diferentes dias da semana, proporcionando flexibilidade aos alunos.
Devido à limitação de vagas, a UFAC formará uma lista de espera para casos de desistências. Os interessados podem obter mais informações através do e-mail ou WhatsApp da universidade. A iniciativa faz parte das ações de extensão universitária da UFAC, que visa promover o aprendizado de idiomas e a inclusão social.
Iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento cultural e educacional da comunidade. A união de esforços pode proporcionar mais oportunidades para aqueles que desejam aprender uma nova língua e expandir seus horizontes. O apoio da sociedade civil é essencial para garantir que projetos de educação continuem a prosperar e a beneficiar a população.

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito "Carreira de Excelência", promovido pela Fundação Estudar em treze cidades do Brasil, com foco no desenvolvimento profissional de jovens universitários. O curso oferece encontros presenciais e online, com bolsas integrais e um projeto prático para impulsionar carreiras. As inscrições vão até 31 de maio.

O IFSuldeMinas oferece dois cursos gratuitos em turismo rural e projetos turísticos, com inscrições até 16 de junho e início das aulas em 23 de junho. São mais de 570 vagas disponíveis.

Dispositivo vestível inova na navegação de pessoas com deficiência visual. Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong desenvolveram um assistente visual que fornece direções por voz e utiliza um algoritmo compacto para processar imagens, melhorando a interação com o ambiente.

Mais de 1.500 profissionais participaram do webinário sobre vacinação nas escolas. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com R$ 150 milhões em investimentos e uma semana de intensificação em abril.

A desigualdade no acesso a creches no Brasil aumentou, com um estudo do Todos Pela Educação revelando que a diferença entre ricos e pobres subiu de 22 para 29,4 pontos percentuais de 2016 a 2024. Quase 2,3 milhões de crianças estão fora das creches, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas para garantir o direito à educação infantil.

Hospital Regional de Santa Maria promove II Encontro de Conscientização sobre atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista, abordando humanização e inclusão social.