Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril, com aulas iniciando em 13 de maio. Oportunidades em áreas de alta demanda.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul (Senac-RS) anunciou a abertura de inscrições para cursos técnicos gratuitos, disponibilizando um total de quatro mil setecentas e quarenta e duas vagas em trinta e nove municípios. Os interessados podem se inscrever até o dia vinte e sete de abril, com as aulas programadas para iniciar em treze de maio. As modalidades de ensino incluem tanto aulas presenciais quanto a distância.
Das vagas oferecidas, duas mil novecentas e trinta e cinco são para cursos presenciais e mil oitocentas e sete para a modalidade de ensino a distância. As oportunidades abrangem áreas de alta demanda no setor de comércio, serviços e turismo, incluindo gestão, saúde, tecnologia e turismo, entre outras.
Para se inscrever, os candidatos devem comprovar uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos e ter completado ou estar cursando o Ensino Médio. Para alguns cursos específicos, como os da área de Enfermagem, é necessário ter concluído o curso técnico correspondente.
As aulas serão oferecidas em três turnos: manhã, tarde e noite, permitindo que os alunos escolham o horário que melhor se adapta à sua rotina. Os cursos têm carga horária variando entre oitocentas e mil e duzentas horas, exceto na área da Saúde, que inclui estágios práticos.
Os resultados dos selecionados serão divulgados no dia vinte e nove de abril, com a primeira chamada de matrícula ocorrendo entre trinta de abril e sete de maio, e a segunda chamada entre oito e doze de maio. Serão oferecidos quatorze cursos presenciais e onze na modalidade a distância, com duração de um ano e material didático fornecido gratuitamente.
Iniciativas como essa são fundamentais para a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho. A união da sociedade civil pode ser um grande suporte para que mais pessoas tenham acesso a oportunidades de qualificação e desenvolvimento, contribuindo para um futuro mais promissor.
A proibição do uso de celulares nas escolas do Distrito Federal, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, resultou em maior interação entre os alunos. O projeto "Ponte para o Mundo" levará 100 estudantes para intercâmbio no Reino Unido.
A Secretaria de Educação de São Paulo implementa um projeto-piloto com inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando melhorar o desempenho em questões dissertativas. O secretário Renato Feder, que anteriormente defendeu a substituição de livros impressos por digitais, agora reconhece a importância de uma abordagem mais realista. A IA já corrige cerca de cinco milhões de questões mensais, oferecendo feedback interativo e suporte aos alunos.
Chrys Ferraz, ex-jogador de futebol, se dedica à teologia e ao diálogo inter-religioso. Ele estuda a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, abordando a crítica ao paradigma tecnocrático e a importância de cuidar do meio ambiente. Ferraz atua como educador e pastor em comunidades carentes, promovendo uma mensagem de inclusão e respeito às diferenças.
A Fundação Bradesco e a Microsoft lançam quatro novos cursos gratuitos online sobre inteligência artificial, visando promover inclusão digital e qualificação profissional. As inscrições estão abertas na plataforma Escola Virtual.
O Brasil aumentou o investimento em educação, mas a evasão escolar cresce em 13 estados. O programa Pé-de-Meia busca reverter essa situação, alinhando-se ao novo arcabouço fiscal.
Itaú Social oferece curso gratuito de Matemática Antirracista para professores, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e valorizando contribuições africanas na educação matemática.