Escola Classe 502, inaugurada em fevereiro de 2023 no Itapoã Parque, oferece educação de qualidade a 800 crianças, rompendo mais de uma década sem novas escolas na região.
Inaugurada em 28 de fevereiro de 2023, a Escola Classe 502 (EC 502) no Itapoã Parque trouxe acesso à educação de qualidade para aproximadamente 800 crianças. Com um investimento de R$ 9,4 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a nova unidade rompeu um ciclo de mais de uma década sem novas escolas na região. Agora, os moradores podem contar com uma estrutura moderna e acessível, permitindo que as crianças estudem perto de casa.
A autônoma Sandra Barbosa, mãe de um estudante da EC 502, expressou sua satisfação: “Essa escola foi uma bênção na vida de todos aqui. Foi uma conquista muito grande porque nem o asfalto é tão importante quanto a educação.” Antes da inauguração, ela enfrentava dificuldades para matricular seu filho em uma escola distante, mas agora a rotina escolar é muito mais prática e rápida.
Maria Luiza Alexandre, uma das alunas, destacou a qualidade do ensino: “Eu aprendo muito nas aulas. A minha cabeça fica assim ó”, disse, demonstrando entusiasmo. A escola oferece turmas de educação infantil e do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, com um ambiente inclusivo que atende também alunos com deficiência, garantindo atenção e dedicação necessárias.
A EC 502 proporciona duas refeições por turno, contribuindo para o bem-estar dos alunos. A diretora Paula Augusto da Silva enfatizou a importância da estrutura moderna: “Sempre digo que temos a escola mais bonita do DF. As crianças saem daqui super felizes, alimentadas e com o melhor da escola pública.” A escola conta com 17 salas de aula, ginásio poliesportivo e áreas de convivência, promovendo um ambiente propício para o aprendizado.
A professora Ingred de Paiva Liberino, que atua na unidade, ressaltou que uma sala ampla e bem ventilada facilita o aprendizado. “Trabalhar perto de casa é uma bênção”, afirmou. A escola já atendeu 759 alunos em 2024, e a previsão é que esse número chegue a 800 neste ano, refletindo o crescimento da comunidade e a necessidade de mais espaços educacionais.
Além da EC 502, o GDF está construindo a Escola Classe 401 e entregou a EC 203 em março de 2024, ampliando a capacidade de atendimento na região. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a educação é fundamental para o desenvolvimento das crianças e da comunidade como um todo.
A Fuvest respondeu a preocupações de estudantes sobre mudanças no vestibular, incluindo novos gêneros textuais na redação e reestruturação das questões. A fundação implementará um programa de escuta psicológica para ajudar os vestibulandos.
Os dados da PNAD Educação de 2024 revelam avanços na escolaridade no Brasil, mas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) continuam inalcançadas, evidenciando desigualdades regionais e raciais. A taxa de analfabetismo caiu para 5,3%, mas a erradicação até 2024 não foi atingida. A falta de vagas em creches persiste, afetando principalmente o Nordeste, onde apenas 47% da população adulta completou o ensino médio. A situação exige ações urgentes para garantir o direito à educação desde a infância.
Elma Reis, mediadora de leitura, transforma a autoestima de crianças com "Meu Crespo é de Rainha". A ONG Vaga Lume planeja cinco novas bibliotecas até 2025, impactando comunidades na Amazônia.
Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei que estabelece a universalização de bibliotecas escolares até 2028, após 63% das escolas ainda não possuírem esse recurso. A meta surge em meio a desafios na infraestrutura educacional e no programa Criança Alfabetizada, que visa melhorar a alfabetização infantil.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece mais de 112 mil vagas em 2025, priorizando estudantes de baixa renda com novas condições de inscrição, incluindo autodeclaração étnico-racial. As inscrições são feitas online, utilizando a conta Gov.br.
ONG Cidadão Pró-Mundo amplia ensino de inglês online para jovens em novas regiões do Brasil, impactando 2.400 alunos com apoio de 1.300 voluntários e parceria com a Cambridge University Press.