Escola Classe 502, inaugurada em fevereiro de 2023 no Itapoã Parque, oferece educação de qualidade a 800 crianças, rompendo mais de uma década sem novas escolas na região.
Inaugurada em 28 de fevereiro de 2023, a Escola Classe 502 (EC 502) no Itapoã Parque trouxe acesso à educação de qualidade para aproximadamente 800 crianças. Com um investimento de R$ 9,4 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a nova unidade rompeu um ciclo de mais de uma década sem novas escolas na região. Agora, os moradores podem contar com uma estrutura moderna e acessível, permitindo que as crianças estudem perto de casa.
A autônoma Sandra Barbosa, mãe de um estudante da EC 502, expressou sua satisfação: “Essa escola foi uma bênção na vida de todos aqui. Foi uma conquista muito grande porque nem o asfalto é tão importante quanto a educação.” Antes da inauguração, ela enfrentava dificuldades para matricular seu filho em uma escola distante, mas agora a rotina escolar é muito mais prática e rápida.
Maria Luiza Alexandre, uma das alunas, destacou a qualidade do ensino: “Eu aprendo muito nas aulas. A minha cabeça fica assim ó”, disse, demonstrando entusiasmo. A escola oferece turmas de educação infantil e do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, com um ambiente inclusivo que atende também alunos com deficiência, garantindo atenção e dedicação necessárias.
A EC 502 proporciona duas refeições por turno, contribuindo para o bem-estar dos alunos. A diretora Paula Augusto da Silva enfatizou a importância da estrutura moderna: “Sempre digo que temos a escola mais bonita do DF. As crianças saem daqui super felizes, alimentadas e com o melhor da escola pública.” A escola conta com 17 salas de aula, ginásio poliesportivo e áreas de convivência, promovendo um ambiente propício para o aprendizado.
A professora Ingred de Paiva Liberino, que atua na unidade, ressaltou que uma sala ampla e bem ventilada facilita o aprendizado. “Trabalhar perto de casa é uma bênção”, afirmou. A escola já atendeu 759 alunos em 2024, e a previsão é que esse número chegue a 800 neste ano, refletindo o crescimento da comunidade e a necessidade de mais espaços educacionais.
Além da EC 502, o GDF está construindo a Escola Classe 401 e entregou a EC 203 em março de 2024, ampliando a capacidade de atendimento na região. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a educação é fundamental para o desenvolvimento das crianças e da comunidade como um todo.
O musical infantil "Família Dindim" chega ao Rio de Janeiro, oferecendo uma abordagem lúdica sobre educação financeira. A peça ensina crianças sobre crédito, débito e planejamento de forma divertida e acessível.
A PUC-RS lançou quarenta cursos online gratuitos com certificado, abrangendo áreas como finanças e neurociência, para quem busca aprimorar conhecimentos. As aulas são flexíveis e acessíveis a todos.
A DIO e a WEX oferecem um bootcamp gratuito com 10 mil vagas para formação em engenharia de software, com inscrições até 22 de junho de 2025. O curso abrange diversas tecnologias e oferece chances de emprego.
A OMS atualiza diretrizes para prevenir gravidez na adolescência, focando em educação e proibição do casamento infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que complicações na gestação são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos, especialmente em países de baixa renda. Com mais de 21 milhões de adolescentes grávidas anualmente, a OMS recomenda ações globais para garantir educação e acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva, além de leis que proíbam o casamento antes dos 18 anos. A atualização das diretrizes visa combater desigualdades de gênero e promover um futuro mais seguro para meninas e mulheres jovens.
Senai-SP disponibiliza 1.600 vagas em cursos técnicos gratuitos, com inscrições até 22 de maio e início das aulas no segundo semestre de 2025. O processo seletivo inclui prova até 31 de maio.
Um estudo recente revela que 24,5% dos alunos de escolas particulares em São Paulo têm conhecimento insuficiente em Matemática, superando índices de outros estados. Essa situação evidencia a necessidade urgente de novas políticas públicas para melhorar o ensino.