O uso de aplicativos educacionais, como Aprimora Educacional e Árvore, se destaca na educação infantil, mas requer supervisão de pais e professores para garantir um aprendizado equilibrado e seguro.

O uso de celulares e computadores se tornou parte integrante do cotidiano das crianças, influenciando tanto o aprendizado quanto o lazer. Essa realidade propicia o crescimento do uso de aplicativos educacionais, que se destacam como ferramentas eficazes para complementar o ensino. Quando utilizados de maneira equilibrada, esses recursos podem enriquecer a experiência de aprendizado, oferecendo interatividade e personalização.
Entre os aplicativos disponíveis, o Aprimora Educacional se destaca por utilizar inteligência artificial para adaptar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática ao nível de cada estudante. Com desafios gamificados, transforma exercícios em jogos, aumentando o interesse e a participação dos alunos. Outro exemplo é o Árvore, uma biblioteca digital que oferece mais de cinquenta mil livros e audiobooks, permitindo que as crianças escolham suas leituras de acordo com suas idades e interesses.
Para os mais novos, o Educacross oferece mais de dois mil jogos voltados para alfabetização, raciocínio lógico e matemática. As atividades são organizadas em trilhas de aprendizagem, permitindo que professores acompanhem o progresso individual e da turma. O Arukay, por sua vez, introduz programação e pensamento computacional desde a Educação Infantil, utilizando uma metodologia baseada em projetos e gamificação para preparar os alunos para o futuro digital.
O Elefante Letrado combina leitura, jogos e desafios em uma plataforma gamificada, incentivando a fluência leitora. Além de um vasto acervo, oferece ferramentas para que professores monitorem o desempenho e definam metas personalizadas para cada aluno. Contudo, é fundamental que o uso de celulares por crianças seja supervisionado por pais e professores, que devem estabelecer limites de tempo e acompanhar o conteúdo acessado.
Transformar o uso de aplicativos em um momento de interação é essencial. Pais e educadores devem comentar as atividades e relacionar o aprendizado com situações do dia a dia. Nas escolas, a integração planejada desses recursos pode complementar o currículo, garantindo que a tecnologia seja uma aliada no processo educativo, e não um obstáculo.
Com o uso consciente e orientado, os dispositivos tecnológicos podem se tornar grandes parceiros na educação. Projetos que visam apoiar essa transformação devem ser incentivados pela sociedade civil, promovendo um ambiente de aprendizado mais rico e acessível para todos.

Dispositivo vestível inova na navegação de pessoas com deficiência visual. Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong desenvolveram um assistente visual que fornece direções por voz e utiliza um algoritmo compacto para processar imagens, melhorando a interação com o ambiente.

O Plano Nacional do Livro Didático enfrenta um déficit de R$ 1,5 bilhão em 2025, comprometendo a entrega de mais de 220 milhões de livros para escolas brasileiras, afetando 31 milhões de alunos.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, se reuniu com gestores escolares em Sobradinho II para discutir melhorias na infraestrutura e gratificações para professores. Demandas incluem reformas urgentes e aumento de recursos.

Irmãs de Barueri, SP, Beatriz e Isabella Toassa foram reconhecidas no "Global Child Prodigy Awards" em Londres, destacando-se na categoria Educação e promovendo a ciência brasileira globalmente. Elas entregaram um telescópio a um ganhador do Nobel e anunciaram um clube de ciência em parceria com a Embaixada dos EUA.

Em 2024, as três melhores escolas do Enem no Ceará são particulares, com notas acima de 720, enquanto a primeira pública está em 12º lugar. Especialistas alertam sobre a influência socioeconômica nos resultados.

Brasil alcança apenas 49,6% da meta de matrículas no ensino técnico até 2024. MEC anuncia novos Institutos Federais e programas para combater a evasão escolar.