Resultados do Enade 2023 revelam queda na qualidade dos cursos de Medicina, com 20% não alcançando notas satisfatórias. CFM propõe exame nacional para garantir padrões.
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) de 2023 indicam uma deterioração na qualidade dos cursos de Medicina em comparação a 2019. De acordo com os dados, 20% das graduações não alcançaram um nível satisfatório. Apesar disso, a área ainda apresenta um desempenho relativamente bom, com 45% das instituições obtendo notas 4 (boa) e 5 (ótima). Em 2019, esses números eram de 13% e 51%, respectivamente.
O Enade 2023 avaliou um total de 9,8 mil cursos, abrangendo 23 bacharelados e seis tecnólogos. Os formandos responderam a 40 questões, sendo dez de conhecimentos gerais e 30 específicas de suas áreas. Os cursos de Engenharia e as formações na área da Saúde foram os focos da avaliação deste ano. A graduação com o pior desempenho foi Engenharia Mecânica, onde mais da metade dos cursos avaliados obteve notas consideradas insuficientes.
Na área da Saúde, a Biomedicina também se destacou negativamente, com 48% dos cursos recebendo as piores notas. A expansão das faculdades de Medicina no Brasil, que quintuplicou desde 1990, gerou preocupações sobre a qualidade do ensino, especialmente nas instituições privadas, que representam 80% do total. Atualmente, existem 390 faculdades de Medicina no país, com cerca de 175 mil estudantes matriculados em cursos particulares.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) propõe a criação de um Exame Nacional de Proficiência em Medicina, semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para advogados. Essa proposta está em discussão no Senado, mas enfrenta resistência de diversos setores. A iniciativa visa garantir a qualidade do ensino médico no Brasil, que tem sido questionada devido à rápida expansão das faculdades.
Em 2018, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação de novos cursos de Medicina e o aumento de vagas em cursos existentes por cinco anos, alegando que as metas de expansão já haviam sido atingidas. Desde então, muitas instituições recorreram ao Judiciário para obter autorização para operar, resultando em liminares que permitiram a continuidade de suas atividades.
Diante desse cenário, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que visem à melhoria da formação médica no Brasil. Projetos que busquem garantir a qualidade do ensino e a formação de profissionais capacitados são essenciais para o futuro da saúde no país. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na formação de médicos mais bem preparados para atender à população.
Uniasselvi lança "Bolsa em Livros", oferecendo bolsas de estudo em parágrafos de livros. O Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) promove a ação "Bolsa em Livros", que disponibiliza bolsas de estudo 100% gratuitas para cursos de graduação a distância. As bolsas estão escondidas em parágrafos dos livros “Quem Pensa Enriquece”, de Napoleon Hill, e “Projeto de Vida”, de Clóvis de Barros Filho. A iniciativa, em parceria com a Editora Citadel e o Instituto Kondzilla, visa incentivar a leitura e proporcionar oportunidades de educação superior. Os livros são distribuídos em comunidades, e ao encontrar a mensagem secreta, o leitor pode se inscrever gratuitamente em um curso. A ação busca transformar vidas por meio da educação e da leitura.
A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
Haleon divulga estudo que revela que 74% dos brasileiros enfrentam barreiras no acesso à saúde, destacando a urgência de políticas inclusivas e a promoção do autocuidado.
Em 2023, apenas 49,3% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizados, segundo o MEC. A queda em relação aos 56% anteriores levanta questões sobre a eficácia das políticas educacionais. A tecnologia, embora ofereça oportunidades, também apresenta riscos, como a distração e a superficialidade no aprendizado. A proibição do uso de celulares nas escolas visa mitigar esses problemas, mas enfrenta resistência cultural e desafios de implementação. A educação precisa equilibrar a alfabetização tradicional com o letramento digital para preparar as crianças para um futuro onde a tecnologia é uma aliada, não um obstáculo.
Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) participaram de jogo no estádio Alfredo Jaconi, onde o goleiro Gustavo emocionou-se ao interagir com um menino. Estádios brasileiros, como o Allianz Parque e o Mineirão, agora oferecem salas sensoriais para torcedores com autismo e outras condições, promovendo inclusão e acessibilidade.
Adolescentes com apoio emocional dos pais apresentam melhor autocontrole e menos infrações. Pesquisa da USP analisa 2 mil jovens e destaca a importância do vínculo familiar na redução de comportamentos delinquentes.