A Universidade de São Paulo (USP) investe R$ 230 milhões em melhorias no ensino de graduação, com destaque para a reinauguração do Laboratório de Saúde e a reestruturação de salas na Escola de Engenharia de São Carlos.

A Universidade de São Paulo (USP) tem investido no aprimoramento do ensino de graduação por meio do Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação, criado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Em 2024, foram disponibilizados R$ 100 milhões para projetos de melhoria, seguidos de mais R$ 130 milhões em 2025. O programa visa integrar currículos, incorporar metodologias ativas e tecnologias digitais, além de promover a internacionalização e a curricularização de atividades extensionistas.
O programa já contemplou praticamente todas as unidades da USP, permitindo que cada uma elaborasse um plano estratégico baseado em indicadores de desempenho. O pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado, destaca que a iniciativa é resultado de uma reflexão coletiva, onde as unidades identificaram oportunidades de aprimoramento. Os primeiros projetos financiados estão sendo concluídos, trazendo melhorias significativas para o ambiente acadêmico.
Um exemplo é a reinauguração do Laboratório de Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), modernizado com os recursos do programa. O novo espaço conta com consultórios, um centro de simulação e um simulador avançado obstétrico, que utiliza alta tecnologia para o treinamento de parto humanizado. Além disso, os alunos têm acesso a novos materiais, equipamentos e um ambiente climatizado.
Outro projeto em andamento é da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que reestrutará cinquenta salas e auditórios para facilitar a aplicação de metodologias ativas. O diretor da EESC, Fernando Martini Catalano, ressalta que a nova estrutura promoverá uma interação mais significativa com outras instituições, ampliando a troca de conhecimento e experiências. Essa mudança visa tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.
O Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação é fruto de um trabalho iniciado em 2022, que envolveu a definição de indicadores de desempenho e a elaboração de planos de trabalho pelas unidades. O pró-reitor adjunto, Marcos Neira, enfatiza que a construção das propostas envolveu toda a comunidade acadêmica, promovendo um compromisso com melhorias nos projetos pedagógicos.
Essas iniciativas demonstram o valor que a USP atribui à graduação e à formação de seus alunos. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união em torno de causas educacionais pode impactar positivamente a formação de novas gerações e a qualidade do ensino no país.

Resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 2º semestre foram divulgados, com mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, gerando grande interesse nas pesquisas online.

Endividamento afeta milhões de brasileiros, com alta inadimplência e juros elevados. Fabíola e Fabrício enfrentam dificuldades financeiras, evidenciando a necessidade de educação financeira.

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados avança na aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), focando em metas realistas e governança colaborativa para combater desigualdades. O novo plano busca erradicar a aprendizagem abaixo do básico e promover uma educação adaptada às necessidades atuais.

A Prefeitura de São Paulo reformulou o Prêmio de Desempenho Educacional, agora premiando professores e gestores com bônus de até R$ 6 mil por frequência e desempenho dos alunos. A jornada escolar foi ampliada para nove horas diárias, visando melhorar a aprendizagem.

As inscrições para o Prouni 2025 encerram em 4 de julho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, para estudantes de baixa renda. O programa visa facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre inscrições para 2.083 vagas em cursos gratuitos no segundo semestre de 2025, com prazos até 5 de junho e provas em 6 de julho. A seleção prioriza estudantes da rede pública.