A Universidade de São Paulo (USP) investe R$ 230 milhões em melhorias no ensino de graduação, com destaque para a reinauguração do Laboratório de Saúde e a reestruturação de salas na Escola de Engenharia de São Carlos.

A Universidade de São Paulo (USP) tem investido no aprimoramento do ensino de graduação por meio do Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação, criado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Em 2024, foram disponibilizados R$ 100 milhões para projetos de melhoria, seguidos de mais R$ 130 milhões em 2025. O programa visa integrar currículos, incorporar metodologias ativas e tecnologias digitais, além de promover a internacionalização e a curricularização de atividades extensionistas.
O programa já contemplou praticamente todas as unidades da USP, permitindo que cada uma elaborasse um plano estratégico baseado em indicadores de desempenho. O pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado, destaca que a iniciativa é resultado de uma reflexão coletiva, onde as unidades identificaram oportunidades de aprimoramento. Os primeiros projetos financiados estão sendo concluídos, trazendo melhorias significativas para o ambiente acadêmico.
Um exemplo é a reinauguração do Laboratório de Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), modernizado com os recursos do programa. O novo espaço conta com consultórios, um centro de simulação e um simulador avançado obstétrico, que utiliza alta tecnologia para o treinamento de parto humanizado. Além disso, os alunos têm acesso a novos materiais, equipamentos e um ambiente climatizado.
Outro projeto em andamento é da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que reestrutará cinquenta salas e auditórios para facilitar a aplicação de metodologias ativas. O diretor da EESC, Fernando Martini Catalano, ressalta que a nova estrutura promoverá uma interação mais significativa com outras instituições, ampliando a troca de conhecimento e experiências. Essa mudança visa tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.
O Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação é fruto de um trabalho iniciado em 2022, que envolveu a definição de indicadores de desempenho e a elaboração de planos de trabalho pelas unidades. O pró-reitor adjunto, Marcos Neira, enfatiza que a construção das propostas envolveu toda a comunidade acadêmica, promovendo um compromisso com melhorias nos projetos pedagógicos.
Essas iniciativas demonstram o valor que a USP atribui à graduação e à formação de seus alunos. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união em torno de causas educacionais pode impactar positivamente a formação de novas gerações e a qualidade do ensino no país.

Endividamento afeta milhões de brasileiros, com alta inadimplência e juros elevados. Fabíola e Fabrício enfrentam dificuldades financeiras, evidenciando a necessidade de educação financeira.

O governo brasileiro relançou o Fies Social em 2024, oferecendo financiamento integral com juro zero para beneficiários do CadÚnico, visando ampliar o acesso ao ensino superior. O programa prioriza famílias em situação de vulnerabilidade e apresenta regras mais flexíveis, facilitando a inclusão de estudantes historicamente excluídos.

Em 2024, o Brasil registrou 1.092 cidades sem oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apesar da obrigatoriedade legal. O governo lançou o Pacto EJA para criar 3,3 milhões de matrículas e equiparar o financiamento com o ensino regular.

Senai-SP disponibiliza 1.600 vagas em cursos técnicos gratuitos, com inscrições até 22 de maio e início das aulas no segundo semestre de 2025. O processo seletivo inclui prova até 31 de maio.

A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, liderada por Hugo Motta, busca ouvir a sociedade para criar um plano com metas claras até julho, visando transformar a educação no Brasil. A urgência é evidente, com dados alarmantes sobre alfabetização e evasão escolar.

Helio De La Peña participará de roda de conversa no CAMP da Mangueira, abordando a série "Adolescência" e os desafios da juventude. O evento ocorre nesta quinta-feira, às 10h30.