A Universidade de São Paulo (USP) investe R$ 230 milhões em melhorias no ensino de graduação, com destaque para a reinauguração do Laboratório de Saúde e a reestruturação de salas na Escola de Engenharia de São Carlos.

A Universidade de São Paulo (USP) tem investido no aprimoramento do ensino de graduação por meio do Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação, criado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Em 2024, foram disponibilizados R$ 100 milhões para projetos de melhoria, seguidos de mais R$ 130 milhões em 2025. O programa visa integrar currículos, incorporar metodologias ativas e tecnologias digitais, além de promover a internacionalização e a curricularização de atividades extensionistas.
O programa já contemplou praticamente todas as unidades da USP, permitindo que cada uma elaborasse um plano estratégico baseado em indicadores de desempenho. O pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado, destaca que a iniciativa é resultado de uma reflexão coletiva, onde as unidades identificaram oportunidades de aprimoramento. Os primeiros projetos financiados estão sendo concluídos, trazendo melhorias significativas para o ambiente acadêmico.
Um exemplo é a reinauguração do Laboratório de Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), modernizado com os recursos do programa. O novo espaço conta com consultórios, um centro de simulação e um simulador avançado obstétrico, que utiliza alta tecnologia para o treinamento de parto humanizado. Além disso, os alunos têm acesso a novos materiais, equipamentos e um ambiente climatizado.
Outro projeto em andamento é da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que reestrutará cinquenta salas e auditórios para facilitar a aplicação de metodologias ativas. O diretor da EESC, Fernando Martini Catalano, ressalta que a nova estrutura promoverá uma interação mais significativa com outras instituições, ampliando a troca de conhecimento e experiências. Essa mudança visa tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.
O Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação é fruto de um trabalho iniciado em 2022, que envolveu a definição de indicadores de desempenho e a elaboração de planos de trabalho pelas unidades. O pró-reitor adjunto, Marcos Neira, enfatiza que a construção das propostas envolveu toda a comunidade acadêmica, promovendo um compromisso com melhorias nos projetos pedagógicos.
Essas iniciativas demonstram o valor que a USP atribui à graduação e à formação de seus alunos. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união em torno de causas educacionais pode impactar positivamente a formação de novas gerações e a qualidade do ensino no país.

Estão abertas as inscrições para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas 2025/2026, com 120 bolsas de até R$ 29 mil para estágios de 35 a 50 dias. Oportunidade para alunos de graduação!

Mais de 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem 2025, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Especialistas recomendam foco em conteúdos desafiadores e prática de simulados para garantir um bom desempenho.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que destina parte do lucro do pré-sal para políticas de permanência estudantil em universidades públicas, visando reduzir a evasão de cotistas. A proposta, que altera a Lei nº 12.858/2013, permitirá que instituições de ensino tenham recursos para oferecer bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade. A médica e professora da USP, Ludhmila Hajjar, destacou a importância da aprovação, que segue agora para sanção presidencial, com boas expectativas de se tornar um programa social permanente.

Abrapp elabora plano de previdência para trabalhadores de aplicativos, visando contribuições por serviço e proteção contra acidentes. A proposta deve ser apresentada até o terceiro trimestre de 2025, enquanto a regulamentação da categoria avança no Congresso.

Uma pesquisa em São Paulo revela desigualdade alarmante entre escolas públicas e privadas, com 89,7% das estaduais apresentando desordem significativa, impactando a saúde e o comportamento dos adolescentes. O estudo, que envolveu 2.680 alunos, destaca a influência do ambiente escolar na formação dos jovens e a necessidade urgente de intervenções.

A adoção de inteligência artificial nas empresas brasileiras saltou de 12% em 2024 para 25% em 2025, segundo a Bain & Company. EXAME e Saint Paul oferecem um curso acessível em IA por R$ 37, com foco em otimizar o aprendizado.