Um ataque de abelhas durante a 12ª Cavalgada da Amizade em Ivoti deixou mais de 30 feridos e causou a morte de um cavalo. A prefeitura e os bombeiros atuaram no socorro e contenção do incidente.

Um ataque de abelhas durante a 12ª Cavalgada da Amizade em Ivoti, na região metropolitana de Porto Alegre, deixou mais de 30 pessoas feridas e resultou na morte de um cavalo. O incidente ocorreu no Núcleo de Casas Enxaimel, onde cerca de 250 participantes, incluindo 150 cavaleiros, estavam presentes. O ataque causou pânico entre os presentes, que tentaram se proteger dos insetos.
A prefeitura de Ivoti inicialmente informou que dois cavalos haviam morrido, mas posteriormente corrigiu a informação, confirmando apenas a morte de um animal. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar a situação, utilizando água para afastar as abelhas e isolando a área afetada.
Os feridos foram encaminhados ao Hospital São José, em Ivoti, e a outras unidades de saúde nas cidades vizinhas. A gestão municipal expressou solidariedade aos envolvidos, afirmando que está prestando apoio e acompanhando a situação de perto. "Desde o primeiro momento, a Prefeitura tem prestado apoio aos envolvidos e segue acompanhando o caso de perto", declarou a administração local.
O evento, que é uma tradição na cidade, atraiu uma grande multidão, mas o ataque inesperado interrompeu as festividades. A Cavalgada da Amizade é conhecida por promover a integração entre cavaleiros e a comunidade, mas o incidente trouxe à tona a necessidade de medidas de segurança em eventos desse tipo.
As autoridades locais estão avaliando as circunstâncias do ataque e buscando formas de prevenir ocorrências semelhantes no futuro. A situação gerou preocupação entre os organizadores e participantes, que agora se questionam sobre a segurança em eventos ao ar livre.
Vítimas do acidente podem precisar de ajuda na recuperação desse incidente, e a mobilização da comunidade pode ser essencial para apoiar aqueles que foram afetados. Projetos que visem oferecer suporte e assistência a esses indivíduos devem ser estimulados pela sociedade civil, promovendo a união em momentos de dificuldade.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em seis cidades devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para defesa civil. As cidades afetadas são Caetité e Guajeru (BA), Casserengue e Igaracy (PB), Novo Campo (RS) e Irauçuba (CE). As prefeituras podem agora solicitar apoio para ações emergenciais.

Ministro Waldez Góes se reuniu com o governador da Bahia e prefeitos para discutir ações contra a seca que afeta 63 municípios, incluindo intensificação de carro-pipa e construção de barragens.

- O governador Tarcísio de Freitas inaugurou centros de emergência e meteorologia. - Investimento de R$ 47,1 milhões visa melhorar resposta a desastres naturais. - Novos centros monitoram condições meteorológicas em tempo real para prevenção. - Alertas severos foram enviados a moradores antes da inauguração, destacando urgência. - Equipe técnica inclui meteorologistas e geólogos, ampliando a precisão dos dados.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Santa Terezinha do Progresso, permitindo acesso a recursos federais para combater a estiagem. A cidade se junta aos 38 reconhecimentos vigentes em Santa Catarina, que incluem chuvas intensas e outras calamidades.

Um acidente de trânsito no Setor de Clubes Sul resultou na morte do soldado em formação da PMDF, Lucas Souza Diniz Adorni, e deixou outros feridos. A Polícia Militar expressou suas condolências à família e amigos.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em 45 cidades afetadas por desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil.