Intensas chuvas em São Paulo causaram alagamentos e interdições. Ubatuba registrou 177 mm, resultando em desabrigados e quedas de árvores. Estado de atenção em São Sebastião.

A intensidade das chuvas em São Paulo diminuiu durante a noite e a manhã de domingo, mas o solo continua encharcado, exigindo atenção em áreas de risco. A Defesa Civil informa que a frente fria está se afastando do estado, e um alerta para ressaca marinha permanece ativo entre Ilhabela (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ). A Rodovia Tamoios segue interditada há mais de 24 horas devido ao alto volume de chuvas, que superou os cem milímetros em 72 horas.
Para facilitar o trânsito em direção ao litoral, a concessionária liberou a passagem para Caraguatatuba pela Serra Nova, utilizando a Operação Comboio. O tráfego na Serra Nova está sendo controlado com o sistema “Pare & Siga”, alternando os sentidos de fluxo, e é monitorado por equipes da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da Concessionária Tamoios.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classifica como moderada a possibilidade de eventos hidrológicos na região de São José dos Campos, além de deslizamentos em Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião. Em Ubatuba, foram registrados 177 milímetros de chuva entre sexta-feira e sábado, resultando em duas famílias desabrigadas e 15 quedas de árvores em diversos bairros.
Em Campos do Jordão, as autoridades locais relataram nove ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo sete quedas de árvores e um veículo atolado. Uma família precisou deixar sua casa devido a um deslizamento de terra no bairro Fracalanza, embora não tenha havido danos diretos a residências. São Sebastião também enfrentou problemas, com cem milímetros de chuva em 72 horas, levando à declaração de estado de atenção.
No quilômetro 159 da Rodovia SP-55, uma árvore de grande porte caiu, bloqueando totalmente a pista por 22 horas. Além disso, a falta de luz e água foi registrada ao longo do sábado, complicando ainda mais a situação para os moradores afetados. As autoridades continuam a monitorar as condições climáticas e a responder às emergências.
Nesta situação, a união da comunidade pode fazer a diferença para aqueles que enfrentam dificuldades. A solidariedade pode ser um caminho para ajudar as vítimas a se recuperarem e reconstruírem suas vidas após os estragos causados pelas chuvas. Projetos que visem apoiar essas famílias e promover a recuperação das áreas afetadas são essenciais e devem ser incentivados pela sociedade civil.

Um motociclista de 25 anos foi hospitalizado em estado grave após um acidente com um carro em Ceilândia, apresentando traumatismo cranioencefálico e fraturas. O motorista do carro saiu ileso.

Duas pessoas, Alessandra de Souza e Moisés, perderam a vida em um atropelamento na Avenida Brasil, após saírem de uma festa. O motorista perdeu o controle e colidiu com outro veículo. Justiça é exigida pela família.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Caetité e Guajeru, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. A Bahia já contabiliza 83 reconhecimentos vigentes.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou R$ 693 mil para a recuperação de Taquari, no Rio Grande do Sul, após desastres que afetaram a infraestrutura local. A verba visa restabelecer serviços essenciais e melhorar as condições de vida na cidade.

Governo Federal reconhece emergência em Angra dos Reis, mobiliza recursos e utiliza Defesa Civil Alerta para proteger população diante de chuvas intensas. Ação integrada visa socorro rápido.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em quatro cidades, permitindo acesso a recursos para defesa civil após desastres naturais.