Rudney Soares lidera nova Comissão de Saúde Mental em São Paulo, focando na convivência escolar e orientação educacional. O encontro, agendado para 7 de maio, abordará a proibição de celulares e a série "Adolescência". A comissão, composta por mais de dez escolas, visa aprimorar a formação de orientadores educacionais, essenciais para o bem-estar dos alunos.

O Colégio Miguel de Cervantes, localizado em São Paulo, está promovendo iniciativas focadas na saúde mental e no desenvolvimento socioemocional dos alunos. O diretor de ensino, Rudney Soares, presidirá a nova Comissão de Saúde Mental, que reúne mais de dez escolas particulares da região, como Bandeirantes, Albert Sabin, Vital Brazil, Liceu Jardim e Vértice. O grupo faz parte do Educational Leaders, que discute questões relevantes para o ambiente escolar.
A primeira reunião da comissão está agendada para o dia sete de maio. Entre os temas a serem abordados estão a convivência escolar após a proibição do uso de celulares e a série "Adolescência", disponível na Netflix. Essas discussões visam entender melhor o impacto dessas questões na vida dos estudantes e na dinâmica escolar.
Rudney Soares destaca a importância dos orientadores educacionais, que desempenham um papel crucial no relacionamento e na convivência entre os alunos. Segundo ele, esses profissionais são fundamentais para identificar e intervir em situações de bullying, além de cuidar das interações e emoções dos estudantes. "Precisamos melhorar e ampliar sua formação", afirma o diretor.
Além disso, Soares planeja organizar um congresso em conjunto com as outras escolas para discutir exclusivamente a orientação educacional. Essa iniciativa busca fortalecer a atuação dos orientadores e promover um ambiente escolar mais saudável e acolhedor.
As ações do Colégio Miguel de Cervantes e das instituições parceiras refletem uma preocupação crescente com a saúde mental dos jovens. O debate sobre a convivência escolar e a formação de profissionais qualificados é essencial para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado.
Iniciativas como essas devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois a saúde mental dos estudantes é uma questão que afeta a todos. A união em torno de projetos que promovam o bem-estar e a educação emocional pode fazer uma diferença significativa na vida de muitos jovens.

Estudantes universitários de Niterói poderão receber auxílio de R$ 700 mensais para aluguel, visando combater a evasão escolar e garantir moradia. O programa atenderá mil alunos de baixa renda.

A professora aposentada Valéria Cláudia Laboissieree Ulhoa, de 77 anos, se formou em Educador Político Social em Gerontologia na Universidade de Brasília, destacando a importância do aprendizado e das novas amizades. As inscrições para o curso estão abertas até 17 de agosto.

Resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni) do 2º semestre foram divulgados, com mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, gerando grande interesse nas pesquisas online.

As inscrições para o Prouni 2025 encerram em 4 de julho, com mais de 211 mil bolsas disponíveis, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, para estudantes de baixa renda. O programa visa facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas.

O Projeto Labinclui, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), oferece 120 vagas em cursos tecnológicos para preparar a população do Distrito Federal para novas demandas do mercado. A iniciativa visa capacitar profissionais em áreas emergentes, como bioeconomia e serviços, em meio a transformações impulsionadas pela inteligência artificial e automação.

O Centro Paula Souza, vinculado ao Governo de São Paulo, abre inscrições para o primeiro doutorado gratuito em gestão e desenvolvimento da educação tecnológica, com doze vagas. O curso é voltado a professores e profissionais da educação, com foco em inclusão, destinando 20% das vagas a candidatos de grupos sub-representados. As inscrições vão até 23 de agosto e o processo seletivo inclui apresentação de projeto de pesquisa e prova dissertativa. As aulas começam em março de 2026.