Professor Anderson Ribeiro, da rede estadual de São Paulo, utiliza paródias de funk e RAP para ensinar gramática, engajando alunos e melhorando seu desempenho. Ele planeja criar vídeos animados para compartilhar essa abordagem com outros educadores.
O professor Anderson Ribeiro, da rede estadual de ensino em São Paulo, ganhou destaque nas redes sociais ao criar vídeos em que canta paródias de funk e RAP com seus alunos. Em uma de suas canções, intitulada "Português baby: classe de palavras", ele aborda as classes gramaticais de forma divertida e envolvente. A experiência anterior de Anderson como publicitário foi crucial para desenvolver essa metodologia, pois ele aplica conceitos de marketing para engajar seus alunos na aprendizagem.
Anderson explica que, na publicidade, é fundamental conhecer o público-alvo e traçar um plano de ação. Para ele, os alunos são seu público e seu objetivo é fazer com que internalizem o conhecimento. Essa abordagem resultou em maior participação e atenção dos estudantes, além de um desempenho melhor nas atividades e avaliações. O professor percebeu que a música é uma ferramenta poderosa para facilitar a memorização de conteúdos escolares.
Além da paródia sobre classes gramaticais, Anderson também utiliza canções para ensinar sobre o alfabeto, a diferença entre frase, oração e período, e até mesmo sobre pontuação. Ele se inspirou no funk, um estilo musical popular entre os jovens, e no RAP, que sempre foi sua paixão. Essa escolha reflete a realidade dos alunos e promove uma conexão mais forte com o conteúdo abordado.
Com o sucesso de suas paródias, Anderson decidiu expandir sua iniciativa. Ele planeja criar vídeos animados com as músicas e disponibilizá-los em plataformas de áudio e vídeo, visando ajudar outros professores a adotarem métodos semelhantes em suas aulas. Essa expansão pode beneficiar não apenas seus alunos, mas também educadores de diversas regiões, promovendo uma educação mais dinâmica e acessível.
Anderson Ribeiro, que se formou em Pedagogia e possui licenciatura em Letras e Artes, acredita que a docência é uma oportunidade de transformação social. Ele deseja levar conhecimento aos jovens e ajudá-los a se inserir melhor na sociedade. Sua paixão pela música e pela educação se uniu para criar um método inovador que pode inspirar outros educadores.
Iniciativas como a de Anderson merecem ser apoiadas pela sociedade civil, pois têm o potencial de impactar positivamente a educação de muitos jovens. A união em torno de projetos educacionais pode fazer a diferença na vida de estudantes e professores, promovendo um aprendizado mais significativo e acessível a todos.
A USP lança o projeto USP.comvc, que oferece conteúdos educativos gratuitos a estudantes de escolas de ensino básico, promovendo a aproximação entre a universidade e a sociedade. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento, com atividades práticas e interativas, e já conta com cerca de setenta opções disponíveis para agendamento online.
Favelivro se destaca ao inaugurar sua 50ª biblioteca comunitária no Rio de Janeiro, promovendo leitura. O projeto, que já conta com 49 bibliotecas, será celebrado com a participação de Patrícia Pillar e Edimilson Ávila como madrinhos. A iniciativa, que visa democratizar o acesso à literatura nas comunidades, é fruto de doações e envolvimento local, refletindo a importância da cultura como um direito.
Helio De La Peña participará de roda de conversa no CAMP da Mangueira, abordando a série "Adolescência" e os desafios da juventude. O evento ocorre nesta quinta-feira, às 10h30.
O Governo do Distrito Federal inaugurou seis módulos escolares no Centro Educacional do PAD/DF, com investimento de R$ 1,6 milhão, beneficiando 420 alunos na zona rural do Paranoá. A ação, que contou com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, e da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visa modernizar a infraestrutura escolar e garantir acesso à educação integral, promovendo dignidade e permanência das famílias no campo.
A Microsoft e a Nova Escola lançaram o curso gratuito "Professores do Futuro", que capacitará dez mil educadores no uso ético da Inteligência Artificial na educação, impactando sessenta mil alunos. O curso inclui dez planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recursos da Microsoft, promovendo a integração da IA no ensino fundamental.
O Instituto Eurofarma está com inscrições abertas para o curso preparatório de Técnico em Enfermagem, com 80 vagas disponíveis e bolsas integrais para os 40 melhores alunos. O curso, com duração de quatro meses, oferece aulas presenciais e remotas, visando formar profissionais qualificados para o setor de saúde. As inscrições vão até 20 de julho.