Sistema "Sinpatinhas" para registro de pets enfrenta instabilidades. Governo lança programa de proteção animal.
O Cadastro Nacional de Animais Domésticos, conhecido como "Sinpatinhas", foi oficialmente lançado em 17 de outubro de 2023, pelo governo federal. Este sistema funcionará como um registro único para cães e gatos em todo o Brasil, mas já enfrenta instabilidades devido à alta demanda. Criado por uma lei aprovada em dezembro de 2024, o cadastro ainda não estava em operação até o seu lançamento recente.
O "Sinpatinhas" terá um registro único e intransferível, que acompanhará cada animal ao longo de sua vida. Além dos dados do responsável, o sistema incluirá informações como endereço, idade, raça e histórico de doenças e vacinas de cada pet. Uma carteirinha com a foto do animal e um QR Code será gerada, permitindo fácil acesso às informações.
No evento de lançamento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinarão um decreto para formalizar a criação do cadastro nacional. Além disso, um segundo decreto estabelecerá o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, conhecido como ProPatinhas.
O ProPatinhas será voltado para ações de manejo populacional de animais, incluindo iniciativas de castração e adoção solidária. O governo destaca que essas medidas são essenciais para o controle da população de pets e para a promoção do bem-estar animal em todo o país.
Com a implementação do "Sinpatinhas", espera-se que a sociedade civil se mobilize em torno da causa animal, promovendo ações que visem a proteção e o cuidado com os animais domésticos. A alta demanda pelo sistema ressalta a importância de um registro eficiente e acessível para todos os tutores de pets.
Nessa situação, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a proteção e o manejo ético dos animais. Projetos que visem a melhoria das condições de vida dos pets e a conscientização sobre adoção e cuidados podem fazer a diferença na vida de muitos animais.
No próximo domingo (13), a Administração Regional do Cruzeiro realizará a 3ª edição da Cãominhada e a Rua de Lazer, com entrada gratuita e diversas atrações para a comunidade. O evento visa conscientizar sobre maus-tratos a animais e promover a adoção responsável, alinhando-se à campanha Abril Laranja. A programação inclui feira de adoção, desfile pet e brinquedos infláveis, prometendo diversão para toda a família.
Polícia Militar do Distrito Federal resgata 14 aves silvestres em operação no Recanto das Emas. Dois responsáveis foram autuados por crime ambiental e aves seguem para reabilitação.
Neste domingo (22), o Parque Celso Daniel receberá mais uma edição do ArraiAU Pet, promovido pela Secretaria de Saúde de Santo André, com entrada gratuita e diversas atividades para pets e tutores. O evento contará com feira de adoção virtual, orientação veterinária, aplicação de antipulgas e um concurso de fantasias, reforçando a importância do bem-estar animal e da adoção responsável.
Neste sábado (24/5), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promove uma ação educativa em Águas Claras sobre transporte seguro de pets. O evento, que ocorrerá das 9h às 13h no estacionamento da Cobasi, contará com palestras de educadores de trânsito e intervenções artísticas, visando conscientizar sobre a segurança no transporte de animais de diferentes portes.
Durante uma operação para capturar Sandro da Silva Vicente, a polícia do Rio de Janeiro resgatou um husky siberiano em estado de maus-tratos, que pode ter sido roubado. O animal, apelidado de "Charlie", está sob cuidados da polícia enquanto se investiga sua origem.
Nove cães, incluindo um casal adulto e sete filhotes, foram resgatados em Ceilândia após denúncia anônima. Os animais estavam em condições precárias e foram levados para cuidados veterinários. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) destaca a importância das denúncias para combater maus-tratos.