Você pode fazer doações na declaração de Imposto de Renda 2025, mesmo que não tenha contribuído em 2024, com limites para instituições de proteção à criança e ao idoso. A Receita Federal permite direcionar até 6% do imposto devido.
Você sabia que é possível fazer doações durante a declaração do Imposto de Renda de 2025? De acordo com as normas da Receita Federal, até seis por cento do imposto devido ou a ser restituído podem ser direcionados a instituições sociais, culturais ou esportivas. Aqueles que não conseguiram realizar doações ao longo de 2024 ainda têm a oportunidade de contribuir no momento do ajuste com a Receita, embora as transferências sejam limitadas a instituições ligadas aos direitos da criança e do idoso.
O presidente da Fradema Consultores Tributários, Francisco Arrighi, enfatiza que não é suficiente apoiar qualquer projeto cultural para obter o abatimento do Imposto de Renda. Para destinar parte do imposto devido ou da restituição a ações solidárias, o contribuinte deve optar pelo modelo de declaração completa. As doações podem ser feitas ao longo do ano ou diretamente na declaração.
Para quem não fez doações no ano anterior, é possível contribuir neste ano e obter desconto no cálculo do Imposto de Renda do ano seguinte. As doações ao longo do ano devem ser feitas a fundos administrados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente ou dos Direitos da Pessoa Idosa, além de projetos de incentivo à cultura e ao esporte, desde que reconhecidos pela Receita Federal e pelos ministérios competentes.
As entidades têm contas específicas para receber as doações, facilitando a identificação pelo Fisco. É fundamental guardar o recibo da doação e inserir as informações na ficha “Doações Efetuadas” no programa do Imposto de Renda. O conselho fornecerá um comprovante que deve ser mantido para a declaração do ano seguinte.
Outra opção é realizar doações diretamente na declaração, podendo destinar até três por cento do imposto devido ou a ser restituído para fundos de proteção às crianças e adolescentes e mais três por cento para os fundos de proteção aos idosos. O processo é simples: basta acessar a aba "Doações diretamente na declaração" no programa de IR e seguir as instruções para preencher os dados necessários.
Antonio Gil, sócio de impostos da EY, alerta que, embora seja possível doar valores altos, a dedução é limitada a seis por cento do imposto devido. Para fazer a doação, é necessário emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), assim como para o pagamento do Imposto de Renda. A união da sociedade civil pode fazer a diferença, apoiando projetos que promovem o bem-estar e a cultura em nossa comunidade.
A ONG Childhood Brasil lançou um curativo com frases escritas por crianças, destacando os direitos da infância. O produto visa arrecadar recursos e promover o debate sobre proteção e dignidade infantil.
Neste sábado (17), a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) promove uma feira de adoção com cerca de 60 cães resgatados, todos prontos para encontrar um novo lar. A veterinária Aline Zorzan ressalta a importância da adoção responsável, que transforma vidas e ensina valores como compaixão e responsabilidade. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade e assinar um termo de responsabilidade. Além disso, a Dival aceita doações para o cuidado dos animais.
A Coopemapi inicia um novo ciclo de exportações com o envio de 20 toneladas de mel silvestre para a Bélgica, parte de um total de 60 toneladas negociadas. A ação fortalece a apicultura e a agricultura familiar no Brasil.
VIHve Libre, organização sem fins lucrativos, destaca-se no atendimento a pessoas vivendo com HIV no México, enfrentando estigmas e a falta de apoio governamental. Com um trabalho incansável, realiza testes e promove a PrEP, buscando garantir acesso ao tratamento.
José Ignacio Bergoglio, sobrinho do Papa Francisco, compartilhou uma mensagem tocante no Instagram após a morte do pontífice, pedindo doações a instituições de caridade em sua memória. Ele expressou gratidão pelo apoio recebido e destacou a importância de ajudar os necessitados, em linha com os ensinamentos do tio.
Neste sábado (26/04), o Parque Guaraciaba recebe a segunda edição do Samba no Guaraciaba, com Pixote e MV Bill, em prol do Banco de Alimentos. A entrada é de 2 kg de alimentos não-perecíveis.