Estão abertas as inscrições para o 1º Curso Avançado de Vacinologia – AdVac Brasil, com setenta vagas gratuitas para profissionais da saúde, promovido pela UFG e OPAS, visando fortalecer a imunização no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o 1º Curso Avançado de Vacinologia – AdVac Brasil, que ocorrerá de 24 a 28 de novembro de 2025, em Pirenópolis, Goiás. O curso, promovido pelo Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (Ceti-Saúde/UFG) e apoiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), visa fortalecer as capacidades técnicas e científicas na área de vacinas no Brasil e na Região das Américas.
Serão disponibilizadas setenta vagas gratuitas para profissionais de diversas áreas estratégicas da vacinologia e da saúde pública. As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto de 2025, através da plataforma EAdmin da Universidade Federal de Goiás (UFG). A seleção seguirá as diretrizes do Edital Simplificado e da Comissão Científica do AdVac Brasil, priorizando candidatos com experiência comprovada na área.
O resultado da seleção será divulgado em 3 de setembro de 2025, e as matrículas devem ser confirmadas entre 3 e 10 de setembro. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e contribuir para a saúde pública no país.
A capacitação em vacinologia é essencial, especialmente em um momento em que a imunização é uma prioridade global. O curso abordará temas relevantes e atuais, preparando os participantes para enfrentar os desafios da área e melhorar a cobertura vacinal na população.
Além de promover o desenvolvimento profissional, o AdVac Brasil representa um passo importante para o fortalecimento da pesquisa e inovação em vacinas no Brasil. A colaboração entre instituições de ensino e organizações de saúde é fundamental para o avanço da ciência e da saúde pública.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois a formação de profissionais qualificados pode impactar diretamente a saúde da população. A união em torno de projetos que visam a capacitação e a melhoria da saúde pública é essencial para enfrentar os desafios atuais e futuros.

A PUC-RS lançou quarenta cursos online gratuitos com certificado, abrangendo áreas como finanças e neurociência, para quem busca aprimorar conhecimentos. As aulas são flexíveis e acessíveis a todos.

O Governo Federal avalia projeto para acabar com a obrigatoriedade das autoescolas na obtenção da CNH, facilitando o acesso e reduzindo custos. A CNH Social já oferece gratuidade a pessoas de baixa renda.

A Defensoria Pública do Distrito Federal lançou uma plataforma digital para reunir currículos de estudantes em busca de até 797 vagas de estágio, promovendo maior agilidade e transparência no processo seletivo. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Economia e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), visa facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Para participar, os interessados devem se cadastrar no site e anexar seu currículo, seguindo os critérios do edital publicado.

Estudo revela que 61% das metas do Plano Nacional de Educação não foram cumpridas. Novo PNE no Congresso propõe responsabilização e revisão de objetivos não alcançados.

O Sesi-São Paulo lança programas como Passaporte para o Futuro, Universitário e Futuro Professor, visando reverter o desinteresse educacional de 8,9 milhões de jovens no Brasil. Essas iniciativas oferecem bolsas e apoio financeiro, promovendo a conexão dos estudantes com suas aspirações e o mercado de trabalho.

A Unisabin oferece curso gratuito de formação de Flebotomistas, com 924 vagas, para atender à crescente demanda por profissionais na área de saúde. Inscrições até 6 de julho.