O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião em Bogotá com líderes amazônicos para discutir apoio à COP 30 e ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, além de segurança regional. A cúpula reforçará a responsabilidade dos países na luta contra o narcotráfico e a venda ilegal de armas.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta sexta-feira de uma reunião de líderes dos países amazônicos em Bogotá, na Colômbia. O evento tem como principais objetivos garantir o apoio das nações da região à realização da COP 30, programada para novembro em Belém, e promover iniciativas brasileiras, como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
Durante a cúpula, Lula também discutirá a decisão dos Estados Unidos de combater cartéis de drogas nas águas da América Latina e do Caribe. Em um contexto em que os EUA intensificam a pressão sobre o regime do venezuelano Nicolás Maduro, o presidente brasileiro defenderá que os países amazônicos assumam a responsabilidade pela segurança regional.
A expectativa é que a declaração final do encontro reforce o papel dos países na luta contra atividades ilícitas, como o narcotráfico e o tráfico de armas. Participarão da V Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Como Maduro enfrenta uma busca internacional, a representação da Venezuela será feita pelo chanceler Yvan Gil, que se reuniu recentemente com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Os dois discutiram segurança regional e questões comerciais, que também estarão em pauta na cúpula.
O encontro em Bogotá ocorre dois anos após uma reunião em Belém, que revitalizou a cooperação entre os países amazônicos, focando na proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e inclusão social. A agenda do dia incluirá um Encontro Regional Amazônico, com a participação de representantes da sociedade civil e povos indígenas, além de uma reunião privada entre as autoridades dos países.
O documento final da cúpula enfatizará a importância da mudança climática. O Brasil apresentará uma declaração autônoma para obter apoio à proposta do TFFF, que visa arrecadar um capital estimado em US$ 125 bilhões para remunerar países em desenvolvimento que preservam suas florestas. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a se beneficiarem de iniciativas que promovam a conservação e o desenvolvimento sustentável.
Equipes do GDF realizam força-tarefa de limpeza e manutenção em áreas centrais do DF, incluindo parquinhos e quadras, com foco na melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população.

A Companhia Energética de Brasília (CEB IPes) expande a iluminação em áreas de lazer, promovendo segurança e incentivo ao esporte noturno. A modernização com LED e equipamentos recuperados transforma espaços públicos e beneficia comunidades.

Servidores da UBS 1 de Santa Maria participaram de doação de sangue na Fundação Hemocentro de Brasília, destacando a importância da solidariedade em Junho Vermelho, mês de conscientização sobre doação.

O Programa Mais Médicos atingiu um recorde de 45.792 inscrições para 3.064 vagas, com 93% dos candidatos sendo brasileiros. O foco é fortalecer a saúde em áreas vulneráveis do Brasil.

A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Brasília, revitalizou o debate sobre políticas de saúde no trabalho, com foco na precarização e direitos trabalhistas. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde, mobilizou diversas categorias para criar diretrizes que garantam ambientes laborais seguros e saudáveis. A secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, enfatizou a importância da participação social na efetivação dos direitos.

A personagem Lucimar, de "Vale Tudo", gerou um aumento expressivo de acessos ao aplicativo da Defensoria Pública, com 270 mil mulheres buscando informações sobre pensão alimentícia. Ingrid Gaigher, a atriz, se emocionou com o impacto social da trama.