Ministério da Integração libera R$ 1 milhão para cinco cidades do Rio Grande do Sul. A medida visa apoiar a recuperação de municípios afetados por desastres naturais, com valores específicos para cada localidade.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, anunciou, nesta terça-feira (15), a liberação de R$ 1 milhão para cinco municípios do Rio Grande do Sul que foram impactados por desastres naturais. As cidades beneficiadas são Sobradinho, Lavras do Sul, São Valentim, Novo Hamburgo e Independência, com valores específicos destinados a cada uma delas.
Os repasses foram detalhados no Diário Oficial da União (DOU). Sobradinho receberá R$ 99.278,54, Lavras do Sul R$ 133.318,74, São Valentim R$ 84.534,00, Novo Hamburgo R$ 594.115,36 e Independência R$ 92.964,00. Os valores foram definidos com base em critérios técnicos da Defesa Civil, que consideram a magnitude do desastre e o número de desabrigados e desalojados.
Os municípios que obtiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil avalia as propostas antes da liberação dos valores.
A Defesa Civil Nacional também promove cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. O objetivo é preparar esses profissionais para responder de maneira eficaz às situações de emergência, garantindo uma atuação mais eficiente nas crises.
O apoio federal é crucial para a recuperação das cidades afetadas, permitindo que as administrações locais implementem ações de emergência e assistência às vítimas. A liberação dos recursos é um passo importante para minimizar os impactos dos desastres e auxiliar na reconstrução das comunidades.
Nesta situação, a união da sociedade civil pode fazer a diferença na recuperação das vítimas e na reconstrução das cidades. Projetos que visem apoiar essas comunidades são essenciais para garantir que todos tenham acesso ao suporte necessário para superar os desafios impostos pelos desastres naturais.

São Paulo enfrenta chuvas intensas, com previsão de até noventa milímetros até amanhã. A Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos, acionando um gabinete de crise.

Um acidente na DF-001 deixou uma mulher presa às ferragens de um carro tombado. Ela foi resgatada com dores, mas estável. Outros motoristas não se feriram e a via foi parcialmente interditada.

- O Brasil enfrenta enchentes no litoral paulista, deslocando 750 mil pessoas. - Organizações locais lutam para gerenciar doações e recursos a longo prazo. - O Fundo Porto de Todos apoia a recuperação de comunidades afetadas. - Filantropia é crucial para responder a desastres naturais e apoiar vítimas. - Modelos territoriais ajudam a distribuir recursos de forma eficiente e eficaz.

Ministério reconhece emergência em Manicoré por inundações, liberando recursos federais. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em Manicoré, Amazonas, devido a inundações, permitindo à prefeitura solicitar apoio financeiro para ações de defesa civil. O estado já possui quatro reconhecimentos vigentes, incluindo dois por inundações.

Alerta de tempestade do Inmet para o Rio de Janeiro prevê chuvas intensas e ventos fortes, com risco de deslizamentos e alagamentos em todos os municípios fluminenses.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou apoio federal para a reconstrução do Canal da Água Fria em Codó (MA), após desabamento que afetou a comunidade. A intervenção emergencial visa restaurar a segurança e o funcionamento do comércio local, com recursos a serem liberados em breve.