Ministério da Integração reconhece emergência em Tucuruí, Pará, devido a chuvas intensas, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária e ações de defesa civil.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta sexta-feira (4), a situação de emergência na cidade de Tucuruí, no Pará, devido a fortes chuvas. A portaria que formaliza essa situação foi publicada no Diário Oficial da União, permitindo que a prefeitura busque recursos federais para assistência às vítimas.
Com o reconhecimento da emergência, a prefeitura de Tucuruí pode solicitar apoio do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
Atualmente, o Pará enfrenta um total de 63 reconhecimentos de emergência, sendo 34 relacionados a estiagem e 24 a chuvas intensas. Além disso, há registros de duas situações de inundações, duas de vendaval e uma de incêndios florestais, evidenciando a gravidade dos desastres naturais na região.
Cidades que têm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR. O processo deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as solicitações e publica a portaria com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, fortalecendo a resposta a desastres.
Nesta situação crítica, a solidariedade da sociedade civil pode fazer a diferença na vida das vítimas. Projetos que visem apoiar as comunidades afetadas são essenciais para a recuperação e reconstrução das áreas atingidas, mostrando que a união pode trazer esperança e ajuda a quem mais precisa.
Alagamentos e desabamentos marcam a Grande São Paulo, com Defesa Civil e CPTM em ação. Chuva intensa causa interrupções e riscos em diversas áreas da região.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em Santa Helena e Nova Londrina, permitindo acesso a recursos federais para assistência.
- O MPT resgatou 59 trabalhadores em condições análogas à escravidão na Paraíba. - Inspeções revelaram condições degradantes em cinco das sete obras fiscalizadas. - Trabalhadores viviam em alojamentos improvisados, sem ventilação e higiene. - Quatro empresas foram responsabilizadas, totalizando 494 mil reais em indenizações. - MPT cadastrou trabalhadores para seguro-desemprego por três meses.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em São José da Tapera, Alagoas, permitindo acesso a recursos federais para assistência à população afetada pela estiagem.
Angra dos Reis enfrenta alerta máximo após 338 mm de chuva em 48 horas, resultando em mais de 130 desabrigados. Governador mobiliza recursos para enfrentar a crise.
Rodovia Washington Luís foi interditada por alagamentos na Baixada Fluminense, com previsão de chuvas intensas até domingo, aumentando o risco de deslizamentos e alagamentos.