Ministério da Integração reconhece emergência em Tucuruí, Pará, devido a chuvas intensas, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária e ações de defesa civil.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta sexta-feira (4), a situação de emergência na cidade de Tucuruí, no Pará, devido a fortes chuvas. A portaria que formaliza essa situação foi publicada no Diário Oficial da União, permitindo que a prefeitura busque recursos federais para assistência às vítimas.
Com o reconhecimento da emergência, a prefeitura de Tucuruí pode solicitar apoio do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
Atualmente, o Pará enfrenta um total de 63 reconhecimentos de emergência, sendo 34 relacionados a estiagem e 24 a chuvas intensas. Além disso, há registros de duas situações de inundações, duas de vendaval e uma de incêndios florestais, evidenciando a gravidade dos desastres naturais na região.
Cidades que têm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR. O processo deve ser realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as solicitações e publica a portaria com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, fortalecendo a resposta a desastres.
Nesta situação crítica, a solidariedade da sociedade civil pode fazer a diferença na vida das vítimas. Projetos que visem apoiar as comunidades afetadas são essenciais para a recuperação e reconstrução das áreas atingidas, mostrando que a união pode trazer esperança e ajuda a quem mais precisa.

Um acidente na DF-001 deixou uma mulher presa às ferragens de um carro tombado. Ela foi resgatada com dores, mas estável. Outros motoristas não se feriram e a via foi parcialmente interditada.

Governador Cláudio Castro monitora chuvas extremas no Rio de Janeiro, com previsão de até 350 mm. Abrigos e maquinários estão prontos para atender cidades afetadas.

Ministério reconhece emergência em Belo Campo e Wagner, permitindo acesso a recursos federais. As cidades baianas enfrentam estiagem e agora podem solicitar apoio para ações de defesa civil. A Bahia já possui 84 reconhecimentos de emergência, sendo 64 por estiagem.

A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) denunciou agressões severas de seu ex-marido, Sinomar Vaz de Oliveira Júnior, em carta aberta. O MDB e colegas na Câmara expressaram apoio à luta contra a violência doméstica.

Defesa Civil Alerta (DCA) chega ao Nordeste após capacitação de gestores estaduais, ampliando a segurança em emergências e preparando expansão para Norte e Centro-Oeste.

- Incêndio na fábrica Maximus deixou 21 feridos, 13 internados em estado grave. - Local não possuía licença do Corpo de Bombeiros e tinha segurança inadequada. - Funcionários, muitos dormindo no trabalho, enfrentaram condições precárias. - MPT investiga a situação dos trabalhadores e possíveis irregularidades. - Maximus está com situação cadastral irregular na Receita Federal desde outubro.