Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em cinco cidades de Pernambuco devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para assistência.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta sexta-feira (4), a situação de emergência em cinco cidades de Pernambuco: Carnaíba, Ingazeira, Sanharó, Tacaratu e Trindade. A decisão foi tomada devido à severa estiagem que afeta a região. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, as prefeituras dessas cidades podem agora solicitar recursos federais para implementar ações de defesa civil. Isso inclui a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
Atualmente, Pernambuco conta com 87 reconhecimentos de emergência, sendo 83 relacionados à estiagem e quatro a chuvas intensas. Essa situação crítica exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades e da sociedade civil para mitigar os impactos da seca.
Os municípios que obtiveram o reconhecimento federal devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para solicitar os recursos. A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as propostas e, se aprovadas, publicará uma nova portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficiente em situações de emergência.
Nesta conjuntura, a união da sociedade pode fazer a diferença. Projetos que visem apoiar as comunidades afetadas pela estiagem são fundamentais para garantir a sobrevivência e a dignidade das pessoas impactadas. A mobilização social é essencial para que essas iniciativas sejam bem-sucedidas e tragam alívio a quem mais precisa.

Ministério da Integração reconhece emergência em Mirante, Bahia, devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. A Bahia já contabiliza 83 reconhecimentos.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em 15 cidades da Bahia devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos para defesa civil. As prefeituras podem solicitar apoio para ações emergenciais.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) liberou R$ 1,5 milhão para a recuperação da rede de esgoto em Jaguaraçu (MG), visando a reconstrução da infraestrutura local. Municípios em situação de emergência podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil.

Ministério da Integração reconhece emergência em 27 cidades devido a desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária.

- Incêndio na fábrica Maximus em Ramos deixou várias vítimas e danos severos. - Nove pessoas estão em estado grave devido a queimaduras e inalação de fumaça. - Perícia investiga possível furto de energia elétrica no local do incêndio. - Liga RJ decidiu que algumas escolas de samba afetadas desfilarão fora de competição. - Funcionários presos no incêndio geraram cenas dramáticas de socorro nas janelas.

Ministro Waldez Góes detalha ações do Governo Federal após chuvas em Angra dos Reis e Petrópolis, destacando o Sistema Defesa Civil Alerta que salvou vidas e liberou recursos.