Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconhece emergência em cinco cidades de Pernambuco devido à estiagem, permitindo acesso a recursos federais para assistência.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta sexta-feira (4), a situação de emergência em cinco cidades de Pernambuco: Carnaíba, Ingazeira, Sanharó, Tacaratu e Trindade. A decisão foi tomada devido à severa estiagem que afeta a região. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, as prefeituras dessas cidades podem agora solicitar recursos federais para implementar ações de defesa civil. Isso inclui a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal.
Atualmente, Pernambuco conta com 87 reconhecimentos de emergência, sendo 83 relacionados à estiagem e quatro a chuvas intensas. Essa situação crítica exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades e da sociedade civil para mitigar os impactos da seca.
Os municípios que obtiveram o reconhecimento federal devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para solicitar os recursos. A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as propostas e, se aprovadas, publicará uma nova portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo, garantindo uma resposta mais eficiente em situações de emergência.
Nesta conjuntura, a união da sociedade pode fazer a diferença. Projetos que visem apoiar as comunidades afetadas pela estiagem são fundamentais para garantir a sobrevivência e a dignidade das pessoas impactadas. A mobilização social é essencial para que essas iniciativas sejam bem-sucedidas e tragam alívio a quem mais precisa.
Um ataque de abelhas durante a 12ª Cavalgada da Amizade em Ivoti deixou mais de 30 feridos e causou a morte de um cavalo. A prefeitura e os bombeiros atuaram no socorro e contenção do incidente.
Chuvas intensas no Rio de Janeiro causam alagamentos e deixam 193 desalojados em Angra dos Reis. Defesa Civil emite alertas e prefeito pede que cariocas permaneçam em casa.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em 11 cidades afetadas por desastres naturais, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil. As prefeituras podem solicitar apoio para atender às necessidades emergenciais da população.
Cavalo é arrastado por enchente em Angra dos Reis, que enfrenta situação de emergência com 346 desalojados. Prefeitura arrecada donativos para as vítimas das fortes chuvas.
Rodovia Washington Luís foi interditada por alagamentos na Baixada Fluminense, com previsão de chuvas intensas até domingo, aumentando o risco de deslizamentos e alagamentos.
Ministério da Integração reconhece emergência em Agrolândia e Planalto Alegre, permitindo acesso a recursos federais para ações de defesa civil após desastres naturais.