Ministério da Integração reconhece emergência em Eldorado do Carajás por fortes chuvas, permitindo acesso a recursos federais para assistência humanitária. O Pará acumula 60 reconhecimentos de emergência.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, no dia oito de abril, a situação de emergência em Eldorado do Carajás, no Pará, em decorrência de fortes chuvas que atingiram a região. A portaria que formaliza esse reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que a prefeitura local solicite recursos federais para assistência imediata.
Com a declaração de emergência, a prefeitura poderá requisitar apoio do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. A situação no Pará é crítica, com sessenta reconhecimentos de emergência em vigor, sendo trinta por estiagem e vinte e cinco por chuvas intensas.
Cidades que recebem o reconhecimento federal de emergência ou calamidade pública têm a possibilidade de solicitar recursos ao MIDR. A solicitação deve ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho enviados e, após aprovação, publica uma portaria no DOU com os valores a serem liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Essas capacitações visam melhorar a atuação dos agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo, contribuindo para uma resposta mais eficaz em situações de emergência.
A situação em Eldorado do Carajás é um reflexo dos desafios enfrentados pelo Pará, que lida com desastres naturais frequentes. A mobilização da sociedade civil é crucial para apoiar as vítimas e promover a recuperação das comunidades afetadas. A união de esforços pode fazer a diferença na vida de muitos que estão passando por dificuldades.
Em momentos como este, é fundamental que a sociedade se mobilize para ajudar os que mais precisam. A solidariedade pode transformar a realidade de muitas famílias afetadas pelas chuvas e desastres naturais. Projetos de apoio e assistência são essenciais para a recuperação e reconstrução das comunidades atingidas.
Fortes chuvas em São Paulo causaram desabamento em Mauá e alagamentos em Santo André e São Bernardo. Defesa Civil emitiu alerta severo e trens da CPTM estão paralisados.
Moradores da Rua Babaçu, no Jardim Guanabara, estão alarmados com uma cratera causada por um vazamento de água. A Águas do Rio promete reparos até quinta-feira. Além disso, um muro do metrô Engenho da Rainha desabou durante obras emergenciais.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) liberou R$ 1,5 milhão para a recuperação da rede de esgoto em Jaguaraçu (MG), visando a reconstrução da infraestrutura local. Municípios em situação de emergência podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil.
Fortes chuvas no Rio de Janeiro causam desaparecimento de mulher em Belford Roxo. Corpo de Bombeiros realiza buscas após registro de 187 milímetros de chuva em 24 horas.
- O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) teve 14 atendimentos graves em 2025. - Não houve vítimas por arma de fogo durante o Carnaval de 2025, um avanço. - Em 2024, o HBDF registrou 17 pacientes graves e 12 com lesões por armas. - Medidas de segurança e campanhas educativas impactaram positivamente os foliões. - Quatro cirurgias de emergência foram realizadas, incluindo um caso grave de atropelamento.
Governo Federal reconhece emergência em Angra dos Reis, mobiliza recursos e utiliza Defesa Civil Alerta para proteger população diante de chuvas intensas. Ação integrada visa socorro rápido.