Cadela agredida em Recanto das Emas é resgatada pela Polícia Civil. Mulher de 62 anos foi autuada por maus-tratos, e a cadela está sob cuidados veterinários. Investigação prossegue.

Na tarde de segunda-feira, sete de abril de dois mil e vinte e cinco, uma cadela foi resgatada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no Recanto das Emas, após ser agredida por uma mulher de sessenta e dois anos. A ação foi desencadeada após a divulgação de imagens nas redes sociais, onde a agressora aparece golpeando o animal com um objeto de madeira, enquanto a cadela emitia gritos de dor e latidos.
Os agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) localizaram a mulher e a cadela na quadra 405 do Recanto das Emas. O animal apresentava sinais de sofrimento e estava preso por uma corrente curta, o que limitava severamente sua movimentação. A situação se enquadra na definição de maus-tratos, conforme o artigo segundo, inciso V, da Lei Distrital nº 4.060/2007.
A cadela foi apreendida e levada ao Hospital Veterinário para avaliação médica e acolhimento em um local seguro. A mulher admitiu que mantinha o animal amarrado por acreditar que ele havia atacado outro cão de menor porte. Após a identificação, a agressora foi conduzida à DRCA e autuada em flagrante pelo crime de maus-tratos a animal doméstico.
Desde dois mil e dezenove até março de dois mil e vinte e quatro, a PCDF registrou um total de dois mil e vinte e sete casos de maus-tratos a animais. Este aumento nos registros evidencia a necessidade de maior conscientização e proteção aos direitos dos animais na região.
As investigações continuam para apurar outros possíveis episódios de violência contra animais no local. A situação destaca a importância de ações efetivas para coibir a crueldade e promover o bem-estar animal, além de reforçar a necessidade de apoio à proteção dos direitos dos animais.
Iniciativas que visam ajudar animais em situação de risco podem ser fundamentais para garantir um futuro melhor para esses seres vulneráveis. Mobilizações da sociedade civil são essenciais para promover a proteção e o acolhimento de animais que sofrem maus-tratos, contribuindo para um ambiente mais seguro e solidário.

No último sábado, a equipe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) vacinou 542 animais em Vicente Pires, parte da campanha anual de vacinação antirrábica do DF, visando 80% de cobertura vacinal.

Cinco pinguins foram encontrados mortos nas praias do Rio de Janeiro, enquanto o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do ISBIO oferece tratamento intensivo para os que sobrevivem à migração da Patagônia.

Pupy, elefanta africana de 35 anos, chega ao Santuário dos Elefantes Brasil após 30 anos em Buenos Aires. Ela recebeu tratamento para uma ferida antiga e agora vive com outros cinco elefantes, aguardando a chegada de Kenya.

O presidente Lula lançará o ProPatinhas, programa gratuito para proteção de cães e gatos. O governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, apresenta um marco na proteção animal com o ProPatinhas, que inclui castração e microchipagem. O novo sistema SinPatinhas permitirá o cadastro seguro de animais, garantindo acesso a serviços de bem-estar.

Christian, pai de oito cães resgatados, busca ajuda urgente para a cirurgia de emergência de Luna, sua São Bernardo, diagnosticada com carcinoma. Despesas ultrapassam R$ 25 mil, e ele enfrenta dificuldades financeiras.

Jaguatirica resgatada em Uruará, Pará, após ser mantida em cativeiro. Fazendeira foi multada em R$ 10 mil e deve remover imagens do animal das redes sociais. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgataram uma jaguatirica que vivia em condições inadequadas em uma fazenda no município de Uruará, no Pará. O resgate ocorreu após denúncias de que a fazendeira explorava a imagem do animal em redes sociais para monetização. Durante a vistoria, foi constatado que o felino estava exposto a riscos de saúde, como a leishmaniose, e tinha acesso a áreas perigosas da casa. A fazendeira foi multada em R$ 10 mil e notificada a retirar as imagens do animal, sob pena de multa diária. O animal será reabilitado em um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) antes de ser reintegrado à natureza.