Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgataram um bicho-preguiça em Brasília, evitando atropelamento. O animal foi devolvido a um habitat seguro após avaliação.

Um bicho-preguiça foi resgatado por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) na tarde de segunda-feira, sete de abril, enquanto tentava atravessar uma movimentada via de acesso ao aeroporto, nas proximidades do Zoológico de Brasília. O animal estava em risco de atropelamento e foi salvo após uma mulher acionar a equipe ao perceber a situação de perigo.
O bicho-preguiça, estressado por estar fora de seu habitat natural, foi avaliado pelos policiais. Após a avaliação, o animal foi devolvido com segurança a uma área apropriada para a sua espécie, garantindo sua proteção e bem-estar.
Esse incidente destaca a crescente interação entre a fauna urbana e os seres humanos em Brasília. Recentemente, houve um aumento nos resgates de animais silvestres em áreas urbanas, evidenciando a necessidade de conscientização sobre a preservação da vida selvagem.
Além do bicho-preguiça, outros animais também têm sido resgatados em situações semelhantes, como cobras e aves. Esses resgates são fundamentais para a proteção da fauna local e para a segurança dos cidadãos, que podem se deparar com esses animais em áreas urbanas.
O trabalho do BPMA é essencial para a preservação da biodiversidade e para a educação ambiental. A atuação rápida e eficaz da equipe, neste caso, evitou um possível acidente e garantiu que o bicho-preguiça pudesse retornar ao seu habitat.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, pois a proteção da fauna urbana é uma responsabilidade compartilhada. A união da comunidade pode fazer a diferença na preservação da vida selvagem e na promoção de projetos que visem a educação e a conscientização ambiental.

Nove cães, incluindo um casal adulto e sete filhotes, foram resgatados em Ceilândia após denúncia anônima. Os animais estavam em condições precárias e foram levados para cuidados veterinários. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) destaca a importância das denúncias para combater maus-tratos.

A atriz Bianca Bin e a Anda lançaram uma petição na Change.org pedindo a transferência do elefante Sandro, que vive há 43 anos no zoológico de Sorocaba, para um santuário. A campanha, apoiada por mais de 40 artistas e com mais de 21 mil assinaturas, visa aliviar o sofrimento do animal, que vive sozinho desde 2020 e apresenta problemas de saúde devido ao confinamento.

Porquinha que ganhou fama nas redes sociais após ser vista em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, sofreu acidente e passou por cirurgia inovadora. Seu quadro é promissor e ela já tenta se levantar.

Cientistas da Universidade Federal do Ceará desenvolveram uma técnica inovadora com pele de tilápia-do-nilo para tratar lesões de córnea em cães, mostrando resultados promissores e planos para testes em humanos.

O presidente Lula lançará o ProPatinhas, programa gratuito para proteção de cães e gatos. O governo brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, apresenta um marco na proteção animal com o ProPatinhas, que inclui castração e microchipagem. O novo sistema SinPatinhas permitirá o cadastro seguro de animais, garantindo acesso a serviços de bem-estar.

Mulher de 57 anos é indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal por maus-tratos a animais, resultando em mortes de gatos e mutilações graves. Prisão preventiva solicitada.