Jaguatirica resgatada em Uruará, Pará, após ser mantida em cativeiro. Fazendeira foi multada em R$ 10 mil e deve remover imagens do animal das redes sociais. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgataram uma jaguatirica que vivia em condições inadequadas em uma fazenda no município de Uruará, no Pará. O resgate ocorreu após denúncias de que a fazendeira explorava a imagem do animal em redes sociais para monetização. Durante a vistoria, foi constatado que o felino estava exposto a riscos de saúde, como a leishmaniose, e tinha acesso a áreas perigosas da casa. A fazendeira foi multada em R$ 10 mil e notificada a retirar as imagens do animal, sob pena de multa diária. O animal será reabilitado em um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) antes de ser reintegrado à natureza.

Uma jaguatirica foi resgatada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma fazenda no município de Uruará, no Pará. O resgate ocorreu após denúncias de que a fazendeira mantinha o animal em cativeiro e o utilizava em redes sociais para monetização. A jaguatirica estava em condições inadequadas, exposta a riscos de saúde, como a leishmaniose.
Nos vídeos divulgados, o felino aparecia em situações impróprias para sua espécie, como sendo segurado no colo da influenciadora, deitado na cama e interagindo com outros animais, incluindo cães e galinhas. Além disso, a dieta oferecida ao animal não era adequada, comprometendo ainda mais sua saúde. Durante a vistoria, os agentes do Ibama encontraram os cães da fazenda com sinais da doença, que pode ser transmitida a humanos e felinos.
A jaguatirica foi encontrada em cima de um guarda-roupa dentro da casa, onde tinha acesso a áreas com herbicidas, o que representava um risco adicional à sua saúde. O animal foi encaminhado a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passará por reabilitação antes de ser reintroduzido à natureza. A origem da jaguatirica ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada à caça de sua mãe ou ao seu abandono.
A fazendeira foi multada em R$ 10 mil, conforme a Lei de Crimes Ambientais, que proíbe a posse e exploração de animais silvestres sem autorização. Além da multa, ela recebeu uma notificação para remover as imagens do animal das redes sociais, com penalidades diárias em caso de descumprimento. O superintendente do Ibama no Pará, Alex Lacerda de Souza, destacou a importância de manter animais silvestres em seu habitat natural.
O caso levanta questões sobre a exploração de animais silvestres nas redes sociais e os riscos associados à manutenção desses animais em cativeiro. A saúde e o bem-estar dos animais devem ser priorizados, e a sociedade precisa estar atenta a essas práticas ilegais que comprometem a fauna brasileira. A conscientização sobre a conservação das espécies é fundamental para evitar situações semelhantes no futuro.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos, promovendo a proteção e a reabilitação de animais silvestres. Projetos que visam a conservação da fauna e a educação ambiental são essenciais e podem ser apoiados pela sociedade civil, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Mulher de 57 anos é indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal por maus-tratos a animais, resultando em mortes de gatos e mutilações graves. Prisão preventiva solicitada.

No dia 18, uma equipe de 17 profissionais da UFRRJ realizou uma operação de saúde para uma onça-parda no Cetas de Seropédica, com exames e instalação de colar de monitoramento para futura soltura.

O cão idoso Seu Valdemar, encontrado em estado crítico, precisa de cirurgia urgente para remover um tumor e tratar complicações, totalizando R$ 2.335,00 em despesas médicas. Sua recuperação depende da solidariedade.

No último sábado, a equipe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) vacinou 542 animais em Vicente Pires, parte da campanha anual de vacinação antirrábica do DF, visando 80% de cobertura vacinal.

Número de cavalos mortos após ingestão de ração contaminada chega a 284, levando à revogação da autorização da Nutratta para produção de rações. Investigação continua em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

A Gaviões da Fiel promove neste sábado (10) uma ação pet em São Paulo, com vacinação, adoção e castrações para 320 animais. O evento visa conscientizar sobre maus-tratos e promover a adoção responsável.