Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a um pitbull em Ceilândia, após denúncia anônima. O cão, resgatado em estado crítico, recebe tratamento veterinário. A ação destaca a luta contra a violência animal no DF.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) autuou em flagrante um homem de 30 anos por maus-tratos a um cão da raça pitbull em Ceilândia. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima que alertou sobre a situação do animal, que se encontrava em condições precárias.
O caso começou a ser investigado quando protetores de animais observaram o tutor retirando o cachorro de uma igreja de forma apressada, levantando suspeitas de que ele tentava esconder sinais de maus-tratos. No dia seguinte, agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) localizaram o homem, que inicialmente alegou que o cão havia sido levado a uma clínica veterinária.
Após contradições em seu depoimento, o tutor confessou que o animal estava escondido em um lote no setor Sol Nascente. Os policiais encontraram o pitbull isolado em um espaço inadequado, visivelmente magro e com secreção nos olhos, além de um odor fétido e sinais claros de negligência.
O cachorro foi resgatado e levado ao Hospital Veterinário Público (HVEP), onde exames revelaram sangramento e secreção no ouvido, além de uma grave infestação por larvas no canal auditivo. O animal precisou ser sedado para a remoção dos parasitas e, após os primeiros-socorros, foi transferido para uma clínica veterinária em Vicente Pires, onde permanece sob tratamento com o apoio de protetores.
O tutor do pitbull foi conduzido à delegacia e autuado pelo crime de maus-tratos a animal. A PCDF reforça que denúncias sobre situações semelhantes podem ser feitas de forma anônima, incentivando a população a se mobilizar contra a violência animal.
Casos como esse evidenciam a necessidade de apoio às iniciativas que visam proteger os animais e promover o bem-estar deles. A união da sociedade pode fazer a diferença na recuperação de animais vítimas de maus-tratos e na promoção de campanhas de conscientização sobre a importância do cuidado e respeito aos nossos companheiros.

Governo federal lança SinPatinhas, microchipagem gratuita para cães e gatos. Iniciativa visa reduzir abandono e maus-tratos, priorizando população de baixa renda.

A Secretaria Extraordinária de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan-DF) oferece mil vagas para castração gratuita de cães e gatos em Sobradinho, com agendamentos presenciais neste domingo (1°/6). As cirurgias ocorrerão entre 16 de junho e 11 de julho. Além disso, serão oferecidos cursos gratuitos sobre cuidados e adestramento de animais.

Número de cavalos mortos após ingestão de ração contaminada chega a 284, levando à revogação da autorização da Nutratta para produção de rações. Investigação continua em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

Instituto Butantan inaugura Laboratório de Ecologia e Evolução para conservação de jararacas ameaçadas. O espaço visa reintroduzir espécies na natureza, promovendo bem-estar animal e educação ambiental.

No próximo domingo (13), a Administração Regional do Cruzeiro realizará a 3ª edição da Cãominhada e a Rua de Lazer, com entrada gratuita e diversas atrações para a comunidade. O evento visa conscientizar sobre maus-tratos a animais e promover a adoção responsável, alinhando-se à campanha Abril Laranja. A programação inclui feira de adoção, desfile pet e brinquedos infláveis, prometendo diversão para toda a família.

A 5ª edição da Feira Pet ocorre até hoje, 16 de abril, no Anexo do Palácio do Buriti, com mais de 20 animais para adoção responsável. A iniciativa, promovida pela Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), visa incentivar o acolhimento consciente de cães e gatos. Além da adoção, o evento aceita doações de ração para instituições que cuidam dos animais. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destaca que adotar um pet é um ato de amor.