Kenya, uma elefanta de 44 anos, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil após uma viagem de 3.600 km da Argentina, onde viveu desde 1984. A jornada foi planejada para garantir seu bem-estar, com paradas regulares e acompanhamento de profissionais.

Uma elefanta de 44 anos, chamada Kenya, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, após uma longa viagem de 3.600 quilômetros. A jornada, que começou na última sexta-feira (4), envolveu a travessia da fronteira entre Argentina e Brasil e foi cuidadosamente planejada para garantir o bem-estar da elefanta. Kenya se junta a outros seis elefantes que já habitam o santuário, incluindo Pupy, que chegou em abril.
O transporte de Kenya foi realizado em uma caixa adaptada sobre um caminhão, com paradas a cada três horas para alimentação e hidratação. A equipe envolvida na operação incluiu veterinários, biólogos e autoridades de ambos os países. Ao entrar no Brasil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a escolta até o santuário, assegurando a segurança durante todo o percurso.
Kenya foi levada ao Ecoparque de Mendoza, Argentina, em 1984, quando tinha apenas quatro anos. A preparação para sua mudança ao santuário brasileiro durou sete anos, incluindo treinos comportamentais e avaliações veterinárias para garantir que a viagem fosse segura e tranquila. O Santuário de Elefantes Brasil tem se tornado um refúgio para elefantes que sofreram maus-tratos em cativeiro.
Pupy, a última elefanta a se mudar para o santuário antes de Kenya, também deixou um zoológico em Buenos Aires. Com 35 anos, Pupy é descrita como "doce e pacífica", apesar de ter alguns problemas nas articulações. O santuário destaca que, como a maioria das elefantas africanas, ela possui uma personalidade marcante e se mostrou paciente durante a adaptação ao novo ambiente.
Além de Kenya e Pupy, o santuário abriga outros cinco elefantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina. Maia, uma elefanta asiática de aproximadamente 50 anos, chegou ao santuário após ter sido maltratada em circos. O Santuário de Elefantes Brasil tem se dedicado a oferecer um lar seguro e acolhedor para esses animais, promovendo sua recuperação e bem-estar.
Iniciativas como a do Santuário de Elefantes Brasil são fundamentais para a proteção e reabilitação de animais em situação de vulnerabilidade. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na continuidade de projetos que visam o bem-estar animal e a preservação da vida selvagem. Apoiar essas causas é essencial para garantir que mais elefantes como Kenya e Pupy encontrem um lar seguro e amoroso.

Professora é presa por agredir cachorro em Campo Grande, Rio de Janeiro. A tutora foi flagrada maltratando o animal na presença de uma criança e alegou que suas ações foram influenciadas pela tensão pré-menstrual. O cachorro, chamado Belinha, foi resgatado e a professora responderá por crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão.

A capivara presa em um penhasco na Trilha da Caverna, em Florianópolis, foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental com apoio do Batalhão de Aviação. O animal recebeu cuidados no CETAS.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove neste sábado (12) o evento "Defensoria na Proteção dos Animais", com feira de adoção e serviços de saúde animal. A ação visa conscientizar sobre maus-tratos e direitos dos animais, em parceria com diversas instituições.

Seis filhotes de cão foram abandonados em São José do Rio Preto, com uma mulher sendo identificada por câmeras de segurança. Eles estão em tratamento e disponíveis para adoção na feira do dia 26. A Secretaria de Bem-estar Animal resgatou os animais, que apresentaram problemas de saúde e estão em lares temporários. A mulher responsável pelo abandono está sendo procurada, e denúncias podem ser feitas. Abandonar animais é crime, com pena prevista de dois a cinco anos.

Bombeiros de Valinhos quebram parede para resgatar gato preso em cano. O tutor, ao ouvir os miados, acionou o resgate e o animal foi devolvido sem ferimentos.

Governo federal lança ProPatinhas e SinPatinhas para registrar cães e gatos. Iniciativa visa promover guarda responsável e combater abandono.