Kenya, uma elefanta de 44 anos, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil após uma viagem de 3.600 km da Argentina, onde viveu desde 1984. A jornada foi planejada para garantir seu bem-estar, com paradas regulares e acompanhamento de profissionais.

Uma elefanta de 44 anos, chamada Kenya, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, após uma longa viagem de 3.600 quilômetros. A jornada, que começou na última sexta-feira (4), envolveu a travessia da fronteira entre Argentina e Brasil e foi cuidadosamente planejada para garantir o bem-estar da elefanta. Kenya se junta a outros seis elefantes que já habitam o santuário, incluindo Pupy, que chegou em abril.
O transporte de Kenya foi realizado em uma caixa adaptada sobre um caminhão, com paradas a cada três horas para alimentação e hidratação. A equipe envolvida na operação incluiu veterinários, biólogos e autoridades de ambos os países. Ao entrar no Brasil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a escolta até o santuário, assegurando a segurança durante todo o percurso.
Kenya foi levada ao Ecoparque de Mendoza, Argentina, em 1984, quando tinha apenas quatro anos. A preparação para sua mudança ao santuário brasileiro durou sete anos, incluindo treinos comportamentais e avaliações veterinárias para garantir que a viagem fosse segura e tranquila. O Santuário de Elefantes Brasil tem se tornado um refúgio para elefantes que sofreram maus-tratos em cativeiro.
Pupy, a última elefanta a se mudar para o santuário antes de Kenya, também deixou um zoológico em Buenos Aires. Com 35 anos, Pupy é descrita como "doce e pacífica", apesar de ter alguns problemas nas articulações. O santuário destaca que, como a maioria das elefantas africanas, ela possui uma personalidade marcante e se mostrou paciente durante a adaptação ao novo ambiente.
Além de Kenya e Pupy, o santuário abriga outros cinco elefantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina. Maia, uma elefanta asiática de aproximadamente 50 anos, chegou ao santuário após ter sido maltratada em circos. O Santuário de Elefantes Brasil tem se dedicado a oferecer um lar seguro e acolhedor para esses animais, promovendo sua recuperação e bem-estar.
Iniciativas como a do Santuário de Elefantes Brasil são fundamentais para a proteção e reabilitação de animais em situação de vulnerabilidade. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na continuidade de projetos que visam o bem-estar animal e a preservação da vida selvagem. Apoiar essas causas é essencial para garantir que mais elefantes como Kenya e Pupy encontrem um lar seguro e amoroso.

A Gaviões da Fiel promove neste sábado (10) uma ação pet em São Paulo, com vacinação, adoção e castrações para 320 animais. O evento visa conscientizar sobre maus-tratos e promover a adoção responsável.

Filhote de tamanduá-mirim, Paçoca, encanta visitantes do Zoológico de Brasília. O nascimento reforça o compromisso com a conservação e educação ambiental, atraindo mais público ao local.

Christian, pai de oito cães resgatados, busca ajuda urgente para a cirurgia de emergência de Luna, sua São Bernardo, diagnosticada com carcinoma. Despesas ultrapassam R$ 25 mil, e ele enfrenta dificuldades financeiras.

Cadela agredida em Recanto das Emas é resgatada pela Polícia Civil do Distrito Federal após vídeo viralizar. Mulher de 62 anos é autuada por maus-tratos. Justiça busca proteção animal.

O levantamento PetCenso 2025 da Petlove confirma que os vira-latas (SRDs) são os preferidos dos brasileiros, com 26% entre cães e 86% entre gatos, evidenciando a valorização da adoção no país.

Cadela agredida em Recanto das Emas é resgatada pela Polícia Civil. Mulher de 62 anos foi autuada por maus-tratos, e a cadela está sob cuidados veterinários. Investigação prossegue.