Polícia Civil do Distrito Federal resgata 58 cães em condições insalubres na "Casa da Dorothy". Proprietário será indiciado por maus-tratos, e um homem foi preso em flagrante.

Cinquenta e oito cães foram resgatados em condições insalubres na tarde de quinta-feira, 9 de abril, pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na "Casa da Dorothy", localizada no Setor Habitacional Tororó. O local, que funcionava como abrigo privado, apresentava falta de água e comida, além de os animais estarem confinados entre fezes e urina.
A PCDF tentou prender em flagrante o proprietário do abrigo, mas ele não foi encontrado em sua residência nem nos endereços fornecidos por testemunhas. O dono será indiciado por maus-tratos, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão. Um homem vinculado à administração do abrigo foi preso em flagrante pelo mesmo crime.
Os cães resgatados estavam em estado crítico, necessitando de cuidados imediatos. A situação levantou preocupações sobre a proteção animal na região e a necessidade de fiscalização mais rigorosa em abrigos privados. A PCDF segue investigando o caso e busca mais informações sobre o proprietário do local.
As denúncias de maus-tratos a animais têm aumentado, evidenciando a importância de ações efetivas para garantir a proteção dos direitos dos animais. A sociedade civil é chamada a se mobilizar em defesa de causas que promovam o bem-estar animal e a responsabilização de infratores.
Além do resgate, a situação dos cães resgatados destaca a necessidade de apoio a iniciativas que promovam a adoção responsável e a conscientização sobre os cuidados com os animais. Projetos que visem a melhoria das condições de vida dos animais em abrigos são essenciais para evitar casos como este.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos, promovendo ações que garantam um futuro melhor para os animais resgatados e que incentivem a criação de abrigos que respeitem os direitos dos animais. É fundamental que a sociedade se envolva e busque soluções para prevenir novos casos de maus-tratos.

Cavalo furtado da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal foi resgatado em estado de desnutrição. O proprietário, de 20 anos, responderá por receptação culposa e omissão na guarda do animal. O animal foi encontrado na Rua da Paz, na Estrutural, e levado ao Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB) para avaliação. A investigação revelou que o cavalo havia sido furtado em maio.

A Vigilância Ambiental do DF promove o Julho Dourado, destacando a importância do controle de zoonoses e oferecendo vacinação antirrábica gratuita, além de 32 cães para adoção responsável. Ações visam proteger a saúde pública.

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a um pitbull em Ceilândia, após denúncia anônima. O cão, resgatado em estado crítico, recebe tratamento veterinário. A ação destaca a luta contra a violência animal no DF.

Governo federal lança ProPatinhas e SinPatinhas para registrar cães e gatos. Iniciativa visa promover guarda responsável e combater abandono.

Motorista atropela 14 capivaras no Lago Sul, resultando em 12 mortes e 2 filhotes feridos. Ele alegou não ter visto os animais e foi identificado por câmeras de segurança; a Polícia Civil investiga o caso.

Oito araras-vermelhas resgatadas do tráfico em Guararema (SP) foram soltas no Parque das Aves, após seis meses de reabilitação em São Paulo, promovendo a conservação da espécie.