A Vigilância Ambiental do DF promove o Julho Dourado, destacando a importância do controle de zoonoses e oferecendo vacinação antirrábica gratuita, além de 32 cães para adoção responsável. Ações visam proteger a saúde pública.

O Julho Dourado é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a importância da Vigilância Ambiental na saúde pública, especialmente no controle de zoonoses. No Distrito Federal, a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF) realiza ações de prevenção, diagnóstico e controle de doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e humanos. Essas enfermidades podem ser causadas por vírus, bactérias, parasitas e outros agentes patogênicos, com transmissão ocorrendo por contato direto com animais ou através de alimentos e água contaminados.
A gerente da Zoonozes, Camila Cibeli Soares, destaca que o recolhimento de animais não é uma prática rotineira, sendo realizado apenas em casos com vínculo epidemiológico, como contato com morcegos ou quando o animal apresenta sinais clínicos de doenças relevantes. Nesses casos, os animais são mantidos sob observação por períodos que podem variar de dez a até cento e oitenta dias, conforme avaliação técnica.
A Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonozes do DF possui laboratórios para diagnóstico da leishmaniose em cães e para identificação de espécies de animais sinantrópicos e silvestres que podem transmitir febre amarela, hantavirose e leptospirose. Os exames laboratoriais para diagnóstico da leishmaniose são realizados com base em critérios clínicos e laboratoriais, e, se o resultado for positivo, o tutor é notificado e orientado, dada a relevância da doença para a saúde pública.
Em casos suspeitos de raiva, não existe tratamento, sendo necessário isolar o animal e adotar medidas rigorosas de prevenção. O atendimento segue um protocolo específico, com avaliação criteriosa, e em situações de contato com morcegos, é feita a coleta de material para possível observação do mamífero. A vacinação antirrábica gratuita, oferecida pela SES-DF, é uma das principais estratégias para o controle da raiva e outras doenças graves.
Além das ações de vigilância, a unidade também promove a adoção responsável de animais. Atualmente, trinta e dois cães estão disponíveis para adoção. Para adotar um animal, é necessário ter mais de dezoito anos, apresentar documento com foto, preencher um formulário de responsabilização e passar por uma entrevista com a equipe técnica. Essas iniciativas visam não apenas a proteção dos animais, mas também a segurança da população.
O trabalho da Vigilância Ambiental inclui monitoramento epidemiológico contínuo, orientação à população e atendimento especializado. Com uma equipe de trinta e cinco profissionais capacitados, a SES-DF se compromete a oferecer respostas rápidas e qualificadas às demandas de saúde ambiental. Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença, apoiando iniciativas que promovam a saúde pública e o bem-estar animal.

Tunico, um cão resgatado em Brasília, viralizou ao segurar seu nebulizador, acumulando mais de 46 milhões de visualizações. Sua tutora, Aryane Andrade, compartilhou a emocionante recuperação do animal, que enfrentou sérios problemas de saúde.

Durante uma operação para capturar Sandro da Silva Vicente, a polícia do Rio de Janeiro resgatou um husky siberiano em estado de maus-tratos, que pode ter sido roubado. O animal, apelidado de "Charlie", está sob cuidados da polícia enquanto se investiga sua origem.

Kenya, a última elefanta em cativeiro da Argentina, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, onde foi recebida com frutas e água de coco, após um longo processo de adaptação. A elefanta, que estava no Ecoparque de Mendoza desde 1984, agora se junta a outros seis elefantes no santuário, incluindo Pupy, que chegou em abril. A equipe do santuário destacou que Kenya está bem e já tomou sua primeira água de coco, simbolizando sua nova vida no Brasil.

Abril Laranja destaca a proteção animal no DF, com a criação da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal e serviços veterinários gratuitos, visando combater a crueldade.

Bombeiros de Valinhos quebram parede para resgatar gato preso em cano. O tutor, ao ouvir os miados, acionou o resgate e o animal foi devolvido sem ferimentos.

A Vigilância Ambiental do DF promove o Julho Dourado, destacando a importância do controle de zoonoses e oferecendo vacinação antirrábica gratuita, além de 32 cães para adoção responsável. Ações visam proteger a saúde pública.