Uma jiboia de dois metros foi resgatada em uma máquina de lavar no Engenho do Mato, em Niterói, marcando o terceiro resgate de animais silvestres em uma semana. A Guarda Municipal orienta a população a não interagir com esses animais.
Uma jiboia de aproximadamente dois metros foi resgatada na segunda-feira (5) dentro de uma máquina de lavar no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói. Este resgate marca a terceira ocorrência de animais silvestres em menos de uma semana, realizada pela Guarda Municipal. Antes da cobra, uma capivara foi encontrada em uma piscina em Itaipu e um tamanduá em uma via pública no Cafubá.
A Guarda Municipal foi acionada pelo número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), após um morador se deparar com a cobra enrolada na máquina, que ainda continha roupas. Os agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente informaram que o morador ficou bastante assustado com a situação.
Os agentes seguem um procedimento específico para cada tipo de ocorrência. Após a captura, o animal é avaliado fisicamente. No caso da jiboia, ela apresentava boas condições e foi reintegrada ao seu habitat natural, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, onde se adaptou rapidamente.
A Guarda Ambiental orienta a população a não interagir com animais silvestres, pois isso pode causar ferimentos ou estresse tanto para os animais quanto para as pessoas. Em caso de avistamento, a recomendação é entrar em contato imediatamente com os agentes para que o resgate seja realizado de forma segura.
Entre as espécies mais frequentemente resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás. Após a captura, os animais passam por uma avaliação veterinária e, se estiverem saudáveis, são devolvidos ao seu habitat. Aqueles que apresentam ferimentos são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou o Instituto Vital Brazil, no caso de cobras venenosas.
Essas ações da Guarda Municipal são fundamentais para a preservação da fauna local e a segurança da população. A união da sociedade civil pode ser um grande apoio para iniciativas que visem a proteção e reabilitação de animais silvestres, garantindo que mais resgates como esses possam ocorrer e que os animais tenham um retorno seguro ao seu habitat natural.
Pupy, elefanta africana de 35 anos, chega ao Santuário dos Elefantes Brasil após 30 anos em Buenos Aires. Ela recebeu tratamento para uma ferida antiga e agora vive com outros cinco elefantes, aguardando a chegada de Kenya.
Eletricista de Planaltina, Jean Duarte, acolheu cachorro em estado crítico e busca ajuda para encontrar o dono e apoio veterinário. Fred, o cão, precisa de cuidados urgentes.
Sistema "Sinpatinhas" para registro de pets enfrenta instabilidades. Governo lança programa de proteção animal.
Bicho-preguiça foi resgatado em Brasília após tentar atravessar via movimentada. Ação rápida da polícia evitou atropelamento e devolveu o animal a um local seguro.
Influenciadora é multada em R$ 10 mil por manter jaguatirica em cativeiro. Luciene Candido, com 149 mil seguidores, teve animal resgatado pelo Ibama.
Tribunal de Justiça do Distrito Federal impede eutanásia de cadela com leishmaniose visceral, garantindo tratamento sob supervisão veterinária. A saúde do animal será monitorada com relatórios periódicos.